sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Almoço de Confraternização

No dia 12 de dezembro o Colegiado realizou um Almoço de Confraternização. O momento foi de descontração e revelação da Amiga Secreta. Assim iniciou o encerramento do ano de 2012, celebrando as conquistas e reforçando o compromisso pela e com a Educação.




Professora Juliana Fogaça Garbin relata o Projeto Seguindo em Frente da E.M.E.F. João B. M. Goulart na Unisinos




Eu Juliana Fogaça Garbin, professora do “Projeto Seguindo em Frente” da escola João Goulart e supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID de matemática fui convidado pela Coordenadora de Matemática Rosane Wolff do PIBID, para participar no dia 10 de novembro da Formação PIBID aos Bolsistas de todas as Licenciaturas e seus Coordenadores de área. Além dos bolsistas, estavam presentes representantes da Smed e da Coordenadoria Regional de Educação.

Como Supervisora do PIBID da matemática em nossa escola, expliquei como o projeto foi idealizado, ou seja, da preocupação da Equipe Diretiva em corrigir o fluxo escolar (alunos com distorção idade/série), alunos que reprovavam ano após ano na mesma série, com mais de 15 anos, pelos seguintes motivos: evasão, indisciplina, dificuldades na aprendizagem, desinteresse, desmotivados, desacreditados, com a auto-estima baixíssima... enfim alunos, que se tornaram fracassados em sua vida escolar!

Expliquei aos colegas como nosso trabalho é realizado em sala de aula e do quanto nosso vínculo afetivo é grande junto às turmas, principalmente eu como professora de matemática e da Professora Renata Garcia Marques professora de Português, pois temos com eles a maior carga horária de trabalho. Sem falar na grande parceria de trabalho que temos juntas, da paixão pelos alunos e pelo trabalho desenvolvido!

Levei dois representantes das turmas do “Projeto Seguindo em Frente”, para que pudessem falar das suas vivências escolares anteriores ao Projeto e de como eles estão agora, o que mudou em suas aprendizagens... E o que mais posso destacar em suas falas é que: “no Projeto Seguindo em Frente nossas aprendizagens são significativas, contextualizadas, que as professoras valorizam o aluno, dão atenção a eles, pode-se perguntar quantas vezes for necessário que elas não se negam a explicar... acreditam em nós!!! Agora sabemos que somos capazes... esse projeto mudou nossas vidas!!!!”

É muito gratificante ver os resultados do nosso trabalho, e sentir os alunos realizados, porque aprenderam de fato! Agora valorizam a escola de verdade!

Após a explanação dos alunos, dos bolsistas que acompanham este trabalho e da minha, no Auditório Central da Unisinos os alunos foram aplaudidos e parabenizados! Sentiram-se ainda mais capacitados, totalmente confiantes e voltaram à escola mais motivados e levando outros nessa mesma energia vibratória de EU CONSIGO, EU POSSO, EU VOU CONSEGUIR...

Juliana Fogaça Garbin
Professora de Matemátia
E.M.E.F João B. M. Goulart

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

CEINC divide experiências com o CMPCD-NH



No dia 11 de dezembro as conselheiras Rosalina M.K. Pereira e Inês Riter representaram a Comissão de Educação Inclusiva – CEINC juntamente com a presidenta Fabiane Bitello e assessora Alessandra P. Pedroso, participaram de uma reunião com os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência de Novo Hamburgo – CMPCD – SL para contar como ocorreu seus trabalhos até então realizados. Entre as atribuições realizadas foram relatadas a construção do Fórum de Educação Inclusiva do Município – FEINC e Normatizar as Diretrizes relativas à Educação das Relações Étnico-raciais e ao Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena e a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Muitas ideias surgiram durante as discussões e novos encontros ficaram pré-agendados para 2013 a fim de garantir a Educação Inclusiva.


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Encerramento e Premiação da Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro



Uma festa com banda e prêmios marcou a finalização da etapa municipal da 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa escrevendo o Futuro, em São Leopoldo/RS. Um livro com a publicação dos melhores textos concorrentes; um passeio pela Rota Romântica para 25 alunos, produtores dos melhores textos, e os respectivos professores; dois note-books sorteados entre os professores e os alunos primeiros colocados são os itens componentes da premiação.

As premiadas com os note-books foram:
a) aluna do João Belchior Marques Goulart: Larissa Stenhaus Racort;
b) professora do Olímpio Vianna Albrecht :Marlene Maria Barazetti
O financiamento dessa conquista se deu pela união de esforços da SMED, do Instituto Martim Pescador e da EMPRESA STIHL.

A intenção era a de premiar os alunos que se destacaram na sua participação desde a fase escolar. Além disso, queríamos homenagear, de modo especial, o aluno Júlio César Mendes Machado e sua professora Daniela Corrêa da Silva, classificados para a etapa semifinalista, cujo encontro regional ocorreu em Fortaleza nos dias 20, 21 e 22 de novembro próximo passado.

Este agraciado é um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental e estuda na EMEF Dilza Flores Albrecht. Seu poema, Minha vida no meu lugar, acabou levando-o à etapa de julgamento municipal e daí à etapa estadual. Assim, mais uma vez nosso município chegou até a etapa semifinalista.

A Olimpíada de Língua Portuguesa escrevendo o Futuro é um programa que procura promover a cidadania do aluno via desenvolvimento da leitura e da escrita, pois se acredita que, assim, o indivíduo esteja se preparando para a prática de uma língua em uso, em que os gêneros textuais se fazem presentes e lhe possibilitam sua interação social, bem como seu crescimento pessoal.

A base teórica oferece ao aluno múltiplos exemplos dos gêneros que fazem parte do concurso, como poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião. Posteriormente, por meio de uma sistematização planejada pelo professor e seus alunos, eles realizam paulatinamente uma sequência didática, para realizar todas as fases desse aprendizado, sem deixar de lado avaliações frequentes, retomadas e a valorização do conhecimento já dominado pelos discípulos.

Desse modo, um ensino atualizado, com fundamento em teóricos como Dolz e Schneuwly, além de estudiosos da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, do CENPEC, se faz presente no material distribuído aos professores, para ser posto em prática junto aos alunos. Então, queremos dizer que entrar neste concurso requer esforço e resulta atualização. Além disso, as normas que regulamentam a competição também fecham a temática do assunto e o aluno tem que se ater ao lugar onde vive. Trata-se, assim, de mais uma oportunidade de esse olhar voltar-se para sua localidade, para conhecê-la mais e valorizar seus saberes.

Desse modo, se faz necessário o registro do trabalho dos grupos inscritos na Olimpíada, pois o significado de um projeto desses, desenvolvido em sala de aula das escolas públicas do país inteiro, merece espaço em outros suportes para ser comunicado para muitos leitores.

Cabe ainda referir que o depoimento da professora semifinalista revela a mudança e o crescimento do aluno semifinalista de 2012, de São Leopoldo. Com isso, aumenta nossa crença de que vale a pena desenvolvermos nosso trabalho junto à Coordenação Municipal da Olimpíada até nos anos ímpares, a fim de, nos anos pares, incentivarmos e apoiarmos a realização dessa competição que é mais do que um concurso.


Texto de Juraci Benta Moehlecke, Coordenadora Municipal da Olimpíada em São Leopoldo