terça-feira, 26 de março de 2013

CEINC presente na Plenária Ordinária do CMPCD-NH

No dia 18 de março a Comissão de Educação Inclusiva - CEINC foi representada pela Conselheira Maria Inês G.Ritter e pela Assessora Técnica Alessandra P.Pedroso na Plenária Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência de Novo Hamburgo - CMPCD/NH. A referida Comissão foi convidada a explanar como foi a sua constituição e como ocorrem os atuais trabalhos. A participação foi para fazer tais esclarecimentos ao Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo - CME/NH que irá instituir uma Comissão fixa para tratar das questões de inclusão no município.
Estavam presentes, além do Presidente do CMPCD/NH, Sr. Ricardo Seewald; o Secretário de Educação de NH, Sr. Alberto Carabajal; o Presidente do CME/NH, Sr. Ciro de Lemos, e demais Conselheiros e Conselheiras.
O Secretário de Educação explicou que no múnicípio já existem ações em relação a inclusão escolar, mas que está faltando a normatização com Rosoluções, Pareceres e Indicações. Isto para que o trabalho continue, para que sejam Políticas de Estado e não de Governo, isto ao pensar nos beneficíos aos estudantes do município.
O CME/SL colocou-se a disposição para outros esclarecimentos deste e outros temas pertinentes à Educação e ao Sistema Municipal de Educação, no que lhe compete.

Nasceu a Helena Kirsch Weiand

É com grande alegria que o CME/SL informa o nascimento da Helena, filha da Conselheira e 1ª Secretária da Mesa Diretora Magda A.K. Weiand, no dia 25 de março de 2013, às 19h e 35min. A menina pesou 3755g e mediu 51cm, mãe e filha passam bem.
Desejamos a Magda felicidades, saúde, amor e sucesso nessa nova etapa de sua vida.

Muitas felicidades à família Kirsch  e Weiand!

sexta-feira, 22 de março de 2013

II Conferência Nacional de Educação - CONAE 2014



A CONAE é uma das oportunidades de estudos, discussões e deliberações sobre a educação nacional por parte da comunidade. No decorrer do ano de 2013 ocorrerão as etapas municipais, distrital e estaduais que são de suma importância a participação coletiva para que as propostas de emendas aos Textos Referências sejam criadas ao se pensar no local e regional, mas sem deixar de focar nos benefícios que todos os estudantes brasileiros poderão ter.

A Conae constituiu-se, assim, num espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciadas sobre os aspectos culturais, políticos, econômicos, apontam renovadas perspectivas para a organização da educação nacional e para a formulação do Plano Nacional de Educação” (Documento Final CONAE 2010, p.9).

A Conferência a nível federal que será em fevereiro de 2014 tem como finalidade analisar e votar as propostas de emendas de todo o país para posteriormente incorporarem ao Documento Final e assim haver a reformulação do Plano Nacional de Educação. A CONAE 2014 tem como tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração” distribuído nos seguintes eixos:

I. O Plano Nacional e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.

II. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.

III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciências, tecnologia, saúde e meio ambiente.

IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

VII. Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
Acesse os ícones para saber mais:
Fórum Nacional de Educação
Delegados                     
Distribuições dos Delegados                                 
Documento Referência
Orientações para as Conferências

quinta-feira, 14 de março de 2013

Brasil tem a menor média de anos de estudos da América do Sul, diz Pnud

Adulto estuda em média 7,2 anos; MEC contesta e diz que média é 7,4.
ONU divulgou dados do Índice de Desenvolvimento Humano nesta quinta.


Sala de aula (Foto: Reprodução/RPC TV Londrina)
Sala de aula (Foto: Reprodução/RPC TV Londrina)
Leia sobre o assunto no link: IDH

quarta-feira, 13 de março de 2013

CME/SL participa de Conferência Livre em Brasília

No último dia 11 de março, no Plenário Anísio Teixeira do Conselho Nacional de Educação, em Brasília, a Presidenta do CME/SL, professora Fabiane Bitello, representou o município de São Leopoldo e a Diretoria da UNCME-RS na Conferência Livre FACED – CONAE 2014.

Esta Conferência foi de iniciativa do Fórum Ampliado dos Conselhos de Educação (FACED) e teve como objetivo identificar contribuições para participação dos Conselheiros nas reuniões municipais e estaduais, que serão realizadas como preparação para a II CONAE 2014. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do Presidente do Conselho Nacional de Educação - CNE, José Fernandes de Lima, do Presidente do Fórum Nacional de Educação – FNE, Francisco das Chagas Fernandes, da Presidenta da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, Maria Ieda Nogueira, e do Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação – FNCE, Maurício Fernandes Pereira.

Estiveram presentes Conselheiros de Educação de várias regiões do país, tanto a nível municipal quanto estadual, além dos Conselheiros que compõe a Comissão de Educação do Conselho Nacional de Educação – CEB/CNE, dentre eles Luiz Dourado que abordou brilhantemente “A CONAE e o Papel dos Conselhos de Educação”.

Como contribuição, os presentes, dentre eles nossa Presidenta Fabiane e o Coordenador Estadual da UNCME-RS, Diego Tormes – CME/Farroupilha, fizeram diversas sugestões de emendas ao Documento Referência da II CONAE 2014, que farão parte dos anais deste importante movimento que é a CONAE, onde o país tem a oportunidade de debater e deliberar novos caminhos para a Educação nacional.
Maiores informações acesse ao link: Fórum Nacional de Educação

terça-feira, 12 de março de 2013

ASSEMBLEIA DE PREPARAÇÃO PARA A II CONAE 2014 - Etapa Municipal.




O CME/SL, uma das entidades que comporá o Fórum Municipal de Educação de São Leopoldo, convida a todos e todas para participarem da Assembleia de Preparação para II CONAE 2014 - Etapa Municipal. Nesta assembleia serão escolhidos os representantes dos profissionais da educação, mães/pais e estudantes das escolas públicas e privadas a fim de compor o Fórum Municipal de Educação de São Leopoldo. O Fórum organizará as conferências municipais para a discussão do seguinte tema estruturado por eixos da CONAE 2014:


"O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. 
I. O Plano Nacional e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.
II. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciências, tecnologia, saúde e meio ambiente.
IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
VII. Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.


Dia: 13.03.2013 (quarta-feira)
Horário: 18h e 30 min
Local: Câmara de Vereadores de São Leopoldo, sito à Av. Independência, nº66 centro, São Leopoldo.



Contamos com a presença de toda a comunidade leopoldense prol de uma Educação de Qualidade.

segunda-feira, 11 de março de 2013

CME/SL na 1ª Reunião do Comitê de Combate e Enfrentamento à Dengue

No dia 08 de março à tarde, a Presidenta do CME/SL, Conselheira Fabiane Bitello, representou o Colegiado na 1ª  Reunião do Comitê de Combate e Enfrentamento à Dengue em nossa cidade que ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde. Os encontros prosseguirão para que ações sejam realizadas por toda a comunidade leopoldense.
Nesta primeira reunião a presidenta do Colegiado propôs "a organização de formação específica para os trabalhadores em educação do nosso Sistema Municipal de Ensino, mas com vista a ampliação para todas as Escolas de São Leopoldo. A prevenção se faz urgente pelo quadro que nos foi apresentado, onde a cidade precisa ter consciência de que água ...parada e limpa é igual a um ambiente propício a proliferação do mosquito. Ficamos impressionadas que os óvulos de um único mosquito podem resistir até um ano e somente depois do contato direto com a água limpa, eclodem!!  Tanto as Escolas públicas quanto privadas precisam passar por uma formação e conscientização de que pequenos atos, constantes, são fundamentais para que não tenhamos a perda de vidas!"
Na próxima reunião serão discutidas as propostas pensadas por todas as entidades que fazem parte do Comitê.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Primeira Plenária Ordinária do ano de 2013

No dia 06 de março ocorreu a primeira Plenária Ordinária de 2013. A pauta desta foi composta pela acolhida e Posse dos novos conselheiros representantes do Poder Executivo, momento  que o Vice-Prefeito e Secretário de Educação, Sr. Daniel Daudt Shaefer, se fez presente. Além disso, a Mesa Diretora divulgou os convites recebidos e os eventos em que a presidenta, Conselheira Fabiane Bitello, participou representando o Colegiado e as assessoras informaram as atividades desenvolvidas durante o recesso do Colegiado. Outros assuntos pertinetes à Educação e ao Sistema Municipal de Ensino foram tratados também.