sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!


                                          SÃO OS VOTOS DA ASSESSORIA TÉCNICA
                                                         E DA MESA DIRETORA
                                   DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CME/SL.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

AMVRS/AMPARA: último encontro 2013



     No dia 04 de dezembro, na acolhedora cidade de Três Coroas, as Regionais AMVRS/AMPARA da UNCME-RS estiveram reunidas para a confraternização do ano de 2013. Foi um momento de discussão a respeito da Educação, mas também de descontração e confraternização dos CMEs do Vale do Rio dos Sinos e do Paranhana. "Momentos assim são fundamentais para celebrarmos nossas conquistas, mas também para organizarmos nossas ações para que cada Colegiado da AMVRS e da AMPARA se sinta contemplado com nossas discussões!", ressaltou a professora Fabiane Bitello - Presidenta do CME/SL, Coordenadora das Regionais AMVRS/AMPARA da UNCME-RS e 3ª Vice Coordenadora da UNCME-RS.

     O próximo encontro ficou agendado para 26 de fevereiro de 2014, aqui em São Leopoldo.
 
Assessoria CME/SL

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Participação do CME/SL em eventos ligados à Educação


Na última sexta-feira, dia 29 de novembro, estivemos presentes no auditório do Tribunal de Contas do Estado – TCE/RS, onde ocorreu o “Seminário de Políticas Públicas de Educação Infantil no Estado e os desafios para os municípios”, uma iniciativa da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Nesta tarde de intenso de debate, tivemos a oportunidade de dialogarmos com a Dra Maria Regina Fay Azambuja – Procuradora de Justiça e Coordenadora de Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do Ministério Público do RS, a Dra Isabela Camini – Mestra e Doutora pela UFRGS e integrante do setor de Educação do MST, o Sr Hilário Royer – Auditor do Tribunal de Contas do Estado do RS, a Sra Rita de Cássia Freitas Coelho – Coordenadora-Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação, e com a Deputada Estadual Ana Affonso - Presidenta da referida Comissão.
Este Seminário teve como foco a apresentação de cada um dos representantes citados acima das políticas públicas para a Educação Infantil que regem suas ações, além disso, a apresentação do TCE/RS sobre o levantamento a partir do atendimento à Educação Infantil no RS. Constatou-se que já crescemos muito, mas ainda há necessidade de grande incremento financeiro, principalmente para a creche (de zero a 03 anos de idade), que atende ainda menos de 30% das crianças nesta faixa etária no Estado.
No sábado, 30 de novembro, o CME/SL esteve presente em duas atividades:
  • pela manhã na inauguração da Biblioteca Comunitária Germano Oscar Moehlecke, na EMEF Professora Dilza Flores Albrecht, na Feitoria Cohab/SL. Foi um momento ímpar para a comunidade, uma vez que a referida Biblioteca estará aberta inclusive aos sábados quando ocorre o programa “Escola Aberta”, trazendo ainda mais oportunidades para a utilização do espaço para pesquisa e leitura. Para a Presidenta do CME/SL esta nova Biblioteca “Aproxima ainda mais a comunidade da Escola e faz com que adultos, jovens e crianças possam viajar no tempo e no espaço lendo excelentes obras que este acervo apresenta.” Ponderou também “Que a escolha da EMEF Dilza Flores foi excelente, pois afinal apresenta um trabalho significativo com os alunos da Escola junto ao espaço da Biblioteca, que é coordenado pela professora Mônica Uriarte, e que agora chegará a todos!”;
  • à tarde fomos buscar o Chá da EMEI Jardim Verde, que está localizada no bairro Itapema. A Diretora da EMEI e também Conselheira Municipal de Educação, professora Magda Adriana Kirsch Weiand, nos recebeu com as delícias que a Escola preparou.
Assessoria Técnica CME/SL

Reunião das Regionais AMVRS/AMPARA da UNCME-RS em Ivoti/RS



Na quarta-feira, dia 20 de novembro, a reunião das Regionais AMVRS/AMPARA da UNCME-RS ocorreu na cidade de Ivoti, onde fomos recepcionados com pelo Presidente do CME/Ivoti, Sr Raul Barba, e também pelo Prefeito da cidade, Sr Arnaldo Kney. Tivemos a belíssima apresentação do Coral Infantil da EMEI Bem Querer, que encantou os 14 municípios presentes com sua melodia e doçura!

Esta foi a primeira reunião da nova Coordenação Regional, onde a Presidenta do CME/SL, professora Fabiane Bitello, é a Coordenadora e as Vice-Coordenadoras as Presidentas dos CMEs de Nova Hartz e Parobé, Sras Claúdia Reuter e Sílvia Duarte, respectivamente. A reunião em tela teve como objetivo central a organização dos encontros de 2014 e das temáticas que abordaremos, sempre tendo em mente os debates nos Colegiados e as dificuldades que enfrentamos na manutenção dos nossos Sistemas de Ensino.

Uma novidade para o ano de 2014 é a proposta de ampliação da duração das reuniões das Regionais, passando para o dia todo e também com a visitação às instituições de ensino das cidades onde as reuniões serão realizadas. Esta proposta tem o intuito de conhecermos a realidade de cada município, bem como aproximar o Executivo das ações dos CMEs de cada cidade do Vale do Rio dos Sinos e do Paranhana.

O próximo encontro será no dia 04 de dezembro, na cidade de Três Coroas, onde faremos o fechamento do ano e a confraternização com os CMEs.

Fabiane Bitello

Presidenta CME/SL

Coordenadora AMVRS/AMPARA da UNCME-RS