quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Transporte Escolar

  O ano letivo já começou nas Escolas de Educação Infantil Privadas e está prestes a começar nas Escolas da rede municipal, então é hora de as famílias se prepararem com adaptação, material escolar, transporte, enfim.
  Sobre o transporte escolar é fundamental escolher vans seguras e que estejam dentro das normas de trânsito, com motoristas capacitados. Este serviço passa por vistorias que estão ocorrendo esta semana, conforme texto abaixo, que foi publicado na página oficial da Prefeitura de São Leopoldo.
  Então, pais e responsáveis, ao contratar este serviço fiquem atentos e busquem segurança para seus filhos.

Vans escolares passam por vistoria
Fonte: Prefeitura de São Leopoldo, terça-feira, 10 de fevereiro de 201515:04

Martin Malka
Mais segurança para as crianças de São Leopoldo. Com esse foco, a prefeitura realiza de hoje até quinta-feira a vistoria de vans escolares.  O atendimento é realizado no estacionamento do Largo Rui Porto (ao lado do Ginásio Municipal) das 8h30 às 11hs e das 13h30 às 16h. A revisão de itens é feita a cada semestre. A Prefeitura contabiliza 47 vans cadastradas. O chefe do Departamento de Cadastro e Vistorias, Valnei Fuller, recomendou que os pais e responsáveis prestem atenção no selo de liberação colocado na parte central do para-brisa.
"O veículo que possui o selo está apto para o transporte, além do adesivo com a sigla TE (Transporte escolar) colado na porta. Os pais podem nos ajudar a eliminar o transporte ilegal", ressaltou Valnei.
Há mais de uma década no ramo, o motorista José Osório, responsável por mais de dez escolas, aprova a iniciativa. "Sempre estive dentro da lei e apoio a fiscalização".
A vistoria dura cerca de cinco minutos e não necessita de agendamento.
Itens analisados:
- Simbologia
- Retrovisor
- Sinaleira
- Buzina
- Cintos de segurança
- Chave de roda
- Estepe e pneus
- Estofamento
- Extintores de incêndio
- Velocímetro e tacógrafo
- Faróis
- Indicadores de direção (pisca)
- Lacre da placa
- Luz da placa
- Macaco
- Pala
- Parachoque 


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Visita do CME de São Gabriel - RS

   Recebemos em 6 de janeiro do 2015 a visita do Presidente do CME da cidade de São Gabriel e de sua Assessora Larissa G. de Mello para um momento de diálogo e de trocas de saberes. Os visitantes estão arduamente trabalhando para a efetivação do Sistema Municipal de Ensino de São Gabriel, que foi instituído por lei no final do ano passado. Como São Leopoldo já possui Sistema próprio desde 2007, foi possível relatar como se deu a criação das primeiras normativas, como é a organização das plenárias e reuniões de comissões, cadastro das instituições, processos de credenciamento e autorização de funcionamento, enfim.
   Trocas como esta fortalecem os Conselhos e o CME/SL está sempre a disposição, pois o crescimento é mútuo.


Caroline Kempfer Bianchini (Assessora Técnica - CME/SL), Presidente CME/São Gabriel e Larissa G. de Mello (Assessora CME/São Gabriel).