segunda-feira, 29 de agosto de 2016

3º Encontro da Formação sobre Documentos Escolares



Dia 25 de agosto ocorreu o terceiro encontro da formação sobre Documentos Escolares. Neste dia a Professora Mestre Quênia Renee Strasburg palestrou sobre Regimento Escolar, sua importância e meios de construção.


O próximo encontro será no dia 22 de setembro.

Rolante sedia a Reunião da Regional AMVRS/AMPARA da UNCME-RS



No dia 24 d agosto ocorreu em Rolante a reunião da Regional AMVRS/AMPARA da UNCME-RS. Os assuntos tratados foram: relato da Formação sobre Monitoramento dos PMEs que ocorreu em Porto Alegre, relato e avaliação do VII Encontro Estadual da UNCME-RS ocorrido nos dias 04 e 05 deste mês no TCE em Porto Alegre, Formação sobre Educação Inclusiva com a Professora Mestre Joana D'Arc Wittimann. Foram muitas as discussões sobre a Educação e o próximo encontro será em Três Coroas no dia 21 de setembro, manhã e tarde.

3º Encontro da Formação sobre PPP


Dia 18 de agosto ocorreu o terceiro encontro da Formação sobre Projeto Político-pedagógico - PPP. A palestrante foi a Conselheira Regina Urmersbach, sua fala foi sobre metodologias e movimentos democráticos para a construção do PPP e ainda sobre a importância deste documento para o trabalho escolar. 

O próximo encontro será dia 15 de setembro de 2016.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Por Escolas Democráticas!



Dia 11 de agosto a Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, esteve em São Gabriel para falar sobre os Conselhos Escolares, Gestão Democrática e Participativa. O CME de São Gabriel empenhado em qualificar a Educação do Município.

A cidade de Brochier recebe a Coordenadora Estadual da UNCME-RS

No dia 22 de junho a cidade de Brochier discutiu a Base Nacional Comum Curricular e para palestrar convidou a Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro. A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação para toda a Rede Municipal de Educação.

2ª CRE discute a Base Nacional Comum Curricular

No mês de junho a 2ª Coordenadoria Regional de Educação - 2ª CRE organizou em três municípios  momentos de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular, sendo eles: São Sebastião do Caí, Taquara e São Leopoldo. Para palestrar foi convidada a Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, uma vez que faz parte da Comissão do RS sobre o tema em tela.

Discussão necessária para a democratização da Educação!

Ciclo de Formação Continuada para Professores da Rede Municipal de Três Coroas



No mês de junho a Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, palestrou sobre a Base Nacional Comum em três encontros que a Secretaria Municipal de Educação proporcionou aos professores da Rede Municipal. Assim o Município procura cada vez mais qualificar seus profissionais da Educação.

Para saber mais acesse: Ciclo de Formação Continuada

I Encontro do CME com a Comunidade - Nova Petrópolis



Em 11 de julho ocorreu em Nova Petrópolis o I Encontro do CME com a Comunidade. Neste evento a Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro palestrou sobre a Base Nacional Comum Curricular e o destaque em sua fala foi que “a Base Nacional Comum Curricular não é o currículo. A Base não veio para deixar todo mundo igual, pelo contrário, cada escola tem autonomia a partir da Base”.

Para saber mais acesseNova Petrópolis

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

VII Encontro Estadual da UNCME-RS


Nos dias 04 e 05 de agosto ocorreu o VII Encontro Estadual da UNCME-RS em Porto Alegre-RS no Tribunal de Contas do Estado - TCE-RS.



Os presentes foram agraciados com belas apresentações culturais e importantes palestras sobre as atuais demandas da Educação.

Fotos: Fabiane Bitello Pedro, UNCME-RS, UNDIME.

No dois dias os Conselheiros Municipais de Educação e as Autoridades lotaram o auditório do TCE-RS afim de se qualificarem e levarem para seus municípios suas contribuições para que cada vez mais a Educação seja pauta do Poder Público e das entidades de Controle Social.

Fotos: Fabiane Bitello Pedro, UNCME-RS, UNDIME.





Foto: Maria Cristina Conrad
No dia 29 de julho a Diretoria da UNCME-RS, representada pelas Conselheiras Fabiane Bitello Pedro (Coordenadora Estadual), Maria Cristina Conrad (1ª Vice-coordenadora) e Ilsse Santina Costa da Silva (2ª Tesoureira), receberam na Sede do CME/SL representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea para forneceram dados sobre Sistemas de Ensino.

Sobre o Ipea:
"O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Os trabalhos do Ipea são disponibilizados para a sociedade por meio de inúmeras e regulares publicações eletrônicas e impressas, eventos e via programa semanal de TV em canal fechado." Fonte: www.ipea.gov.br

Regional ASSUDOESTE da UNCME-RS dialogando com as Secretárias de Educação

Fotos: CME/Bagé e Conselheira Fabiane Bitello Pedro.


Em Bagé, dias 25 e 26 de julho, a Conselheira Fabiane Bitello Pedro, Coordenadora Estadual da UNCME-RS, esteve presente para atividades relacionadas aos desafios contemporâneos. 

No primeiro dia pela manhã Bagé, já a tarde houve a Reunião da Regional ASSUDOESTE com as Secretarias de Educação da região para discutir sobre o Sistema de Educação e o monitoramento do PAR e dos Planos de Educação. No dia 26 a atividade teve como temática a Base Nacional Comum Curricular que foi discutida no IFSUL.

Muitos desafios que oportunizaram a qualificação dos Sistemas de Educação!


Capela de Santana discuti a Base Nacional Comum Curricular



Dia 21 de julho a Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, esteve presente na Jornada Pedagógica do município de Capela de Santana para discutir a Base Nacional Comum Curricular.

Momento de reflexão para qualificar a Educação!