sexta-feira, 25 de novembro de 2016

COMPART(R)ILHAS - Recital de Formatura de Angela Isabel Beroth Dillenburg



O Conselho Municipal de Educação parabeniza a Presidente do Colegiado, Conselheira Angela Isabel Beroth Dillenburg, pela belo Recital de Formatura Licenciatura em Música, realizado ontem, dia 24 de novembro de 2016, na Faculdades EST.

Foi um momento de emoções fortes entre lindas canções e belas homenagens.Cada momento e cada detalhe foi compartilhado com carinho. Que muitos estudantes tenham a oportunidade de vivenciar a música e se desenvolver com plenitude.

Parabéns Professora Angela!

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Dois Irmãos sediou a última reunião da Regional AMVRS/AMPARA da UNCME-RS

Fotos: Charles Santos e Assessoria Técnica CME/SL
Dia 23 de novembro ocorreu na cidade de Dois Irmãos a reunião mensal da Regional AMVRS/AMPARA da UNCME-RS. O Encontro teve início com a presidente do Conselho Municipal de Educação do Município, Sra. Janete Teresinha Sausen da Silva, dando boas vindas aos presentes e apresentando o Colegiado.

Esteve presente a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto do Município, Sra. Adriana Strasburger Trierweiler, falou da importância e da valorização da Educação como um todo, mas a relação, necessidade versus orçamento, é algo que dificulta a gerência do Sistema. Na sequência, a Prefeita Municipal de Dois Irmãos, a Exma. Sra. Tânia Terezinha da Silva, fez sua saudação destacando a importância da atuação dos Conselhos Municipais de Educação nos municípios, que estes são parceiros das Prefeituras para auxiliar no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Na sua fala destacou que a família educa e a escola instrui, além disso, que a educação não tem partido.

Após foram tratados os assuntos encaminhados pela UNCME-RS: Carta aos(às) Prefeitos (as)Municipais; Relatório Anual de Atividades para enviar aos(às) Prefeitos(as), aos(às) Secretários(as) de Educação, à Câmara de Vereadores e à Promotoria da Infância; Reforma do Ensino Médio - Movimento "Escola Sem Mordaça" e Monitoramento dos PMEs.

Durante a reunião a Sra. Rita, ex-conselheira e presidente do CME de Estância Velha, recebeu homenagem das presentes pelos serviços prestados à Educação em função da sua aposentadoria.

Ao final foi realizado um(a) Amigo(a) Doce, momento de confraternizar e deseja um 2017 de paz, de realizações e de muito sucesso a todos e todas.


Feliz Natal, Feliz Ano Novo e até a próxima reunião em 2017!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Certificados das Formações de Documentos Escolares e Projeto Político-pedagógico

Prezados(as) participantes dos cursos de (Trans)Formação de Documentos Escolares e Projeto Político-pedagógico,

O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SL informa que os Certificados já estão disponíveis para impressão nas pastas dos respectivos cursos.

Estamos à disposição!


Atenciosamente,

Assessoria Técnica do CME/SL

Dia 12 de novembro - Dia do(a) Diretor(a) Escolar



O Conselho Municipal de São Leopoldo - CME/SL deseja sucesso aos Diretores e às Diretoras na caminhada à concretização dos compromissos assumidos junto a sua Comunidade Escolar. Somente assim teremos uma sociedade Democrática e justa.

Parabéns pela liderança, pela responsabilidade de desenvolver sua equipe e pelo comprometimento para com todos e todas!

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Orientações para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental


1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

(6 ANOS ATÉ 31/03/2017)

 

 

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES 2016 E MATRÍCULAS/2017: EMEFs

                                                                                                                                                                                                                                                               


1 – DAS REMATRÍCULAS:

    1. - O período de rematrículas nas EMEFs será de 03/10/2016 a 14/10/2016.
2 – DAS INSCRIÇÕES:
2.1 – O período de inscrições para o 1º ano do Ensino Fundamental será de 07/11/2016 a 18/11/2016.
 
2.2 - Todo o processo das inscrições/2016 e matrículas/2017 da rede municipal será efetuado nas Escolas e registrado no SIGEM. As inscrições deverão ser efetuadas pelos Secretários Escolares ou pessoa responsável. A equipe diretiva também participa, acompanha e supervisiona o processo e registro dos dados, esclarecendo dúvidas que surgirem.
 
2.3 - A Escola deverá encaminhar Memorando contendo o nome e a função dos profissionais responsáveis pelas inscrições na escola, aos cuidados da Diretoria de Tecnologia para Educação.
 
2.4 - A pessoa responsável pelas inscrições e matrículas deve prestar os esclarecimentos necessários a todos os interessados, tendo pleno domínio sobre o processo e responsabilizando-se pelo mesmo.
 
2.5 - Cada Escola receberá o material necessário para orientar o trabalho de inscrições/2016 e matrículas/2017: Cartaz de informações, ficha de inscrição e lista das Escolas por zoneamento.
 
2.6 - As inscrições ocorrerão diretamente nas Escolas. A ficha de inscrição deverá ser preenchida com exatidão, letra legível e sem nenhuma abreviatura. Todos os campos deverão estar completos. Além dos dados solicitados deverão ser anotadas as especificidades de cada caso nas observações (COMO POR EXEMPLO, SITUAÇÕES DE CRIANÇA COM NECESSIDADE ESPECIAL, VULNERABILIDADE PSICOSSOCIAL e SE POSSUI IRMÃOS MATRICULADOS NA ESCOLA). As informações deverão ser conferidas, carimbadas e autenticadas pela pessoa responsável da escola.
 
 
2.7 – No momento da inscrição, os responsáveis poderão indicar as Escolas de segunda e terceira opção, conforme o zoneamento.
 
 
3 - DA ESCOLA:
 
 
3.1 - A inscrição da criança poderá ser realizada por pessoa responsável (maior de 18 anos), desde que apresente os documentos exigidos e saiba fornecer as informações solicitadas na ficha de inscrição.
 
3.2 - As inscrições deverão ser lançadas no SIGEM pelo secretário escolar ou pessoa responsável até o dia 02/12/2016. As Escolas que não possuírem acesso à internet poderão agendar horário no NTM, sito à rua Marques do Herval, 410, Centro, São Leopoldo/RS.
 
3.3 - Cabe ao Secretário Escolar ou à pessoa responsável pelo cadastro das inscrições a verificação e a atualização do registro de pessoa física já existente no SIGEM (ENDEREÇO, MEIOS DE CONTATO, entre outros).
 
3.4 – O responsável pela inscrição deverá preencher corretamente o questionário e sinalizar nas fichas de inscrição os casos especiais (irmão na escola, portadores de necessidade especial e vulnerabilidade psicossocial).
 
3.5 – No dia 07/12/2016 será divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, a lista de inscritos por Escola.
 
3.6 – A designação dos inscritos deverá ser realizada pela Equipe Diretiva em parceria com o Conselho Escolar e a ordem de designação deverá seguir os seguintes critérios:
 
1º ZONEAMENTO – Inscritos que residem próximo à escola, conforme comprovante de residência apresentado, no nome do responsável pela criança.
 
2º IRMÃOS MATRICULADOS NA ESCOLA
 
3º MAIOR IDADE – Idade do inscrito na data base, 31/03/2017.
 
Portadores de necessidade especial têm prioridade de vaga, respeitando o percentual de 10 a 15 por cento do total da capacidade de alunos por turma.
 
Os casos de vulnerabilidade psicossocial poderão ter prioridade de vaga, de acordo com análise a ser realizada pela Equipe Diretiva e Conselho Escolar.
 
3.7 - No dia 19/12/2016 será divulgada pelas Escolas, a lista de designados.
 
3.8 - Cada instituição fará a divulgação do período de inscrição, fixando cartaz em frente à Escola e demais locais de grande movimentação da comunidade, contendo horário, período e documentos necessários para inscrição e matrícula.
 
 
4 – DOS RESPONSÁVEIS (Documentação necessária):
 
 
4.1 - Para realizar as inscrições, serão necessários os seguintes documentos (originais para comprovar autenticidade e cópias para ficar nas Escola):
 
I - certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança;
 
II – documento de identidade dos pais ou responsáveis legais da criança;
 
III - comprovante de endereço atualizado no nome dos pais ou responsáveis legais pela criança a ser inscrita, na seguinte forma:
 
  1. serão aceitos, preferencialmente, conta de água, luz ou telefone;
  2. poderá ser aceita uma declaração de endereço autenticada em cartório ou correspondência que contenha endereço e CEP, caso o responsável não possua comprovante (água, luz ou telefone) em seu nome;
c) excepcionalmente, será aceito comprovante de residência emitido pelo CRAS em que a família é atendida.
 
IV – Para crianças com Necessidades Especiais: para as deficiências não públicas, laudo médico constando o CID.
 
V – Para crianças em Vulnerabilidade Psicossocial: parecer emitido por órgãos de assistência social ou Conselho Tutelar que comprovem a vulnerabilidade psicossocial da criança ou da família, quando for o caso.
 
4.2 - Na falta de algum dos documentos solicitados, descritos nos itens I, II e III, a inscrição não poderá ser efetivada.
 
 
O COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO SÓ DEVERÁ SER ENTREGUE AOS PAIS MEDIANTE A APRESENTAÇÃO DE TODOS OS DOCUMENTOS CONSTANTES NOS ITENS I, II E III.
 
 
5 - DA COMPETÊNCIA DA SMED E DAS ESCOLAS:
 
 
5.1 – Caberá à Secretaria Municipal de Educação gerar o relatório de inscritos.
 
5.2 - Caberá às Escolas a seleção dos alunos, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, bem como a divulgação das listas dos designados e o prazo de matrícula.
 
5.3 - Cabe à SMED comunicar o período de inscrição e matrículas nas EMEFs aos veículos de imprensa local, Conselhos Tutelares, CRAS, Conselho Municipal de Educação, Ministério Público e 2ª CRE.
 
 
6 - DAS MATRÍCULAS E SEU PROCESSO DE EFETIVAÇÃO:
 
 
6.1 - Salientamos que o processo de rematrícula, inscrição e matrícula dos alunos não poderá estar vinculado ao pagamento de quaisquer taxas.
 
6.2 – As matrículas para o 1º ano do Ensino Fundamental nas EMEFs ocorrerão durante o mês de fevereiro de 2017, em horário e turno pré-estabelecido pelas Escolas.
 
           
7 – DOS MEIOS DE CONTATO COM A SMED;
 
 
7.1 - Os contatos com a Smed deverão ser realizados através de telefone, Memorando ou Ofício.
 
7.2 - Telefones: 3589-6666 (Ramais 202 e 211), 3554-3614
 
7.3 - Lembramos que os documentos deverão ser entregues, no Setor de Protocolo da SMED, aos cuidados da Diretoria de Tecnologia para Educação (DTE). 




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      



quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Certificados do Ciclo de Palestras: Base Nacional Comum em Foco



Informamos aos participantes do Ciclo de Palestras: Base Nacional Comum em Foco, realizado em 2015, que os CERTIFICADOS estão disponíveis para serem retirados na sede do CME/SL.

Endereço: Av. Dom João Becker, s/nº Sala 04 - Ginásio Municipal Celso Mornach
                 Centro - São Leopoldo/RS.

Estamos à disposição!

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação do RS



No dia 26 de outubro o CME/SL participou do curso de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação do RS. Somos uma das instâncias responsáveis para tal, conforme estabelecido no Artigo 5º da Lei Municipal nº 8.291. Contudo o trabalho se concretizará na união de todas as entidades responsabilizadas pela legislação vigente.


A Avaliadora Educacional Técnica da nossa Regional a Sra. Susana Silveira de Lima. Ela informou que no próximo ano continuarão os cursos e que é interessante que permaneçam as mesmas pessoas, pois serão continuidade dos que foram ofertados este ano.

A maioria das dúvidas foram em torno do Financiamento da Educação com a atual realidade econômica do País. Contudo a orientação foi de dar continuidade aos Planos, ou seja, monitorar, avaliar e propor maneiras de cumprir as metas.

Para ler mais acesse: PNE em Movimento


Um bom trabalho a todos e a todas!

IV Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências - MOTIC


O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo e a UNCME-RS prestigiaram a IV Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências - MOTIC das Escolas Municipais de São Leopoldo, que ocoreu nos dias 27 e 28 de setembro No Centro de Eventos . Os Trabalhos foram divididos por categorias: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos. 

Acesse o link e veja o resultado da Mostra: IV MOTIC