sexta-feira, 31 de março de 2017

Primeira Plenária Ordinária e Posse das novas Conselheiras

Foto: Charles Dias

No dia 29 de março ocorreu a primeira Plenária Ordinária do CME/SL. Nesta houve a posse das Conselheiras representantes do Poder Executivo e da Comunidade Escolar, Trabalhadores em educação, docente, do quadro permanente, das escolas municipais de ensino fundamental, para suprir vacância.

O Exmº Prefeito, Sr. Ary José Vanazzi, deu a Posse às Conselheiras e dialogou com o Colegiado acerca dos desafios que o Município está enfrentando na Educação capilé. Ainda realizou uma reflexão a respeitos dos avanços que são necessários para a qualificação do fazer pedagógico. 

A Conselheira Quênia Strasburg representou o Secretário Municipal de Educação, Sr. Oneide Bobsin, que estava em outra agenda.

A Presidenta da CME/SL, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, relatou os trabalhos já realizados pelo Colegiado e sobre as ações planejadas para 2017. Na continuidade da reunião foram tratados assuntos pertinentes ao Sistema Municipal de Ensino - SME/SL.


Fotos: Charles Dias e arquivo próprio


Abaixo segue a Nominata do Colegiado:
Representantes da Secretaria Municipal de Educação: 
QUÊNIA STRASBURG – Titular
MARIZA QUEVEDO – Suplente
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde:
VACÂNCIA – Titular
VACÂNCIA – Suplente
Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social:
VACÂNCIA – Titular
VACÂNCIA – Suplente
Representantes da Secretaria Municipal da Fazenda:
VERA REGINA ALVES LAND – Titular
EUNICE NUNES – Suplente
Representantes da Secretaria Municipal de Administração:
ANGÉLICA JOSIANE SANDRE SEVERO – Titular
LUCIANE MARCELI DE OLIVEIRA DE SOUZA – Suplente
Representantes dos Trabalhadores em Educação, Docente, do Quadro Permanente, das Escolas Públicas Municipais da Educação Infantil:
ZAIRA CARINA CORNELI – Titular
DENISE FÁTIMA MENEGOTTO BINS – Suplente
Representantes dos Trabalhadores em Educação, Docente, do Quadro Permanente, das Escolas Públicas Municipais do Ensino Fundamental:
ANGELITA FERNANDA TEIXEIRA LUCAS – Titular
 ROSMARI MULLER SCHMIDT - Suplente
Representantes dos Trabalhadores em Educação, não Docente, do Quadro Permanente, das Escolas Públicas Municipais:
CÁTIA CRISTINA FERREIRA GUIMARÃES – Titular
VACÃNCIA – Suplente
Representantes dos Trabalhadores em Educação, Docente, do Ensino Superior
REGINA URMERSBACH – Titular
LAUDE ERANDI BRANDENBURG – Suplente
Representantes do Segmento Pais de Alunos, das Escolas Públicas Municipais:
FABIANE BITELLO PEDRO – Titular
SANDRA MARIA MARTINS LISBOA – Suplente
Representantes do CEPROL – Sindicato:
ANDREIA NUNES – Titular
ROSI LOPES PETERSEN – Suplente
Representantes do Sindicato dos Professores Particulares – SINPRO:
ANGELA ISABEL BEROTH DILLENBURG – Titular
OTÁVIO FORNECK – Suplente
Representantes do CPERS Sindicato/São Leopoldo:
MARIA ISABEL FAUSTINI – Titular
ROSANA MARIA RODRIGUES SANTOS - Suplente
Representantes das Instituições privadas, filantrópicas, comunitárias ou confessionais de Educação Infantil do Município de São Leopoldo:
ELIVONE DE BARROS BUENO – Titular
ELEMARA PINTO GARCIA – Suplente
Representantes das entidades de Educação Especial, com sede no Município de São Leopoldo:
ESTÉLEN WOLFF – Titular
MARIA HELENA SEBBEN KRAMER – Suplente


Sucesso a todas e todos!

terça-feira, 28 de março de 2017

Reunião da Mesa Diretora na EEE Aracy de Paula Hofmann



Dia 23 de março a reunião semanal da Mesa Diretora - MD foi na Escola Estadual Especial Aracy de Paula Hofmann. Nesta reunião itinerante o grupo conheceu o espaço e o trabalho realizado na Escola em que a 2ª Secretária da MD, Conselheira Estélen Wolff, é Vice-diretora.

Conhecer outras realidades fora do Sistema Municipal de Ensino - SME/SL agrega excelentes experiências à MD e à assessoria que repassa ao Colegiado em seus trabalhos.

Agradecemos a acolhida que tivemos dos trabalhadores em educação e dos estudantes!

segunda-feira, 20 de março de 2017

Reunião itinerante da Mesa Diretora


Dia 16 de março foi realizada a primeira reunião itinerante da Mesa Diretora - MD. A EMEI Antônio Leite, em que a Vice-presidenta, Conselheira Zaira Carina Corneli está Diretora, recebeu o grupo de forma acolhedora. Os locais de trabalhos dos membros da MD serão espaços de discussão dos assuntos do Colegiado também. 

Dedicação e comprometimento da MD para com a Educação capilé!

MARÇO - mês de realizar o Recadastro Anual das Escolas de Educação Infantis

Lembramos às Escolas de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino - SME/SL que até dia 31 de março é preciso realizar o Recadastro Anual conforme Resolução CME/CEI nº 06/2009.

Devem ser entregues, pelas Mantenedoras das Escolas, os anexos preenchidos e os seguintes documentos:
a. ofício dirigido à Presidência do Conselho Municipal de Educação, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, assinado por um dirigente qualificado para requerer em nome da Mantenedora, o recadastramento da Entidade;
b. cópia do Contrato Social registrado e arquivado na Junta Comercial ou, no caso de Sociedade Civil, Estatuto devidamente atualizado e registrado em Cartório (caso este tenha sofrido alterações em relação ao cadastro do ano anterior);
c. ata da eleição da Diretoria em exercício, registrada em Cartório, quando houver (caso esta tenha sofrido alterações em relação ao cadastro do ano anterior);

d. cópia atualizada do CNPJ (com exceção das escolas públicas municipais).


Estamos à disposição para esclarecimentos!

quarta-feira, 15 de março de 2017

CONVOCAÇÃO


Assembleia para eleição de Representantes a fim de ser membro do Conselho Municipal de Educação – CME/SL. Serão eleitos dois (02) representantes do segmento Comunidade Escolar do Município de São Leopoldo, a saber:

a) dos Trabalhadores em Educação, Docente, do Quadro Permanente, das Escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental (Suplente);
Horário: 18h30min – Chamada única

b) dos Trabalhadores em Educação, não Docente, do Quadro Permanente, das Escolas Públicas Municipais (Suplente);
 Horário: 19h – Chamada única


Data: 21/03/2017 (terça-feira).


Local: Salão Nobre da Secretaria Municipal de Educação (SMED) – Praça Tiradentes, 119 – Centro/SL.

Daniel Cara visitou a sede do CME/SL



Dia 14 de março o Sr. Daniel Cara, Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, visitou a Sede do CME/SL. A Presidente, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, dialogou com ele sobre a atual conjuntura da educação nacional e sobre as atribuições dos CMEs. A Presidente pontuou que "hoje, Daniel Cara é uma importante voz nacional e internacional para a defesa dos direitos da Educação, que perpassam, principalmente, pelo financiamento e pela valorização dos trabalhadores em educação.".

Força a todas as entidades que defendem
uma Educação de Qualidade para todos e todas!

Abertura do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino


Em São Leopoldo, para a rede municipal de ensino, o ano letivo de 2017 começou em 17 de fevereiro para os/as trabalhadores em educação e dia 20 para os/as estudantes. Porém, a abertura oficial ocorreu dia 13 de março, no Auditório Padre Werner - UNISINOS, com três turnos de acolhida, reencontros e palestra com o Sr. Daniel Cara, representante da Campanha Nacional pelo Direito a Educação.

Fizeram parte da mesa de autoridades a Professora Fabiane Bitello - Presidenta do CME/SL e Coordenadora da UNCME-RS, a Vereadora e Professora Ana Affonso, a Professora Andreia Nunes - Presidenta do CEPROL Sindicato, Professora Maura Corcini - UNISINOS, Professor Oneide Bobsin - Secretário de Educação, Sr. Ari Vanazzi - Prefeito, Sra. Paulete - Vice Prefeita e Professora Mariléia Sell - Secretária Adjunta de Educação.

O CME/SL deseja a todos/as um ótimo ano letivo, de muitos estudos, debates e crescimento!

quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia 08 de Março - Dia Internacional da Mulher




As mulheres não precisam ser as MELHORES...precisam ser RESPEITAS, VALORIZADAS e RECONHECIDAS...

As mulheres precisam que a sociedade seja justa e igualitária... que tenham as mesmas oportunidades e possam escolher o seu lugar no mundo.

O CME/SL deseja a todas as mulheres um ótimo ano de luta e conquistas!


Mesa Diretora entrega os dados do SME/SL ao Prefeito

Fotos: Charles Dias


No dia 03 de março a Mesa Diretora reuni-se com o Prefeito, Sr. Ary Vanazzi, para entregar lhe o relatório das atividades desenvolvidas pelo Colegiado no ano de 2016 e os dados do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo - SME/SL. Durante a reunião a MD explicou o funcionamento do CME/SL, a sua estrutura e suas futuras demandas. Ainda foi esplanda a organização da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME-RS que é coordenada pela Presidente do CME/SL, Conselheira Fabiane Bitello Pedro.

O Prefeito relatou sua visão e suas expectativas acerca da Educação e do futuro da cidade. Muito se discutiu sobre as necessárias mudanças no cenário da Educação capilé, tanto nas questões estruturais quanto nas pedagógicas. Além disso, a MD destacou que os professores precisam ser vistos, respeitados e também que a categoria precisa ter maior aprofundamento dos seus direitos e deveres como profissionais, pois assim a Educação do Município continuará avançando significativamente.

A reunião encerrou com o Prefeito agradecendo a entrega dos dados, tão importantes para as futuras ações do Poder Público e reforçou que em tempos de crise é preciso inovar.

Bom trabalho!




terça-feira, 7 de março de 2017

Mesa Diretora dialóga com a Presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores

No dia 02 de março a Mesa Diretora do CME/SL  se reuniu com a Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social da Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Estiveram presentes a Presidenta e Vice do CME/SL, Conselheiras Fabiane Bitello Pedro  e Zaira Carina Corneli, respectivamente, e a Vereadora Iara Cardoso.

Inicialmente a Mesa Diretora entregou à Vereadora o Relatório das atividades realizadas pelo Colegiado no ano de 2016. Durante a conversa a Mesa Diretora relatou a situação do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo - SME/SL e o seu funcionamento. Da mesma forma houve o relato da organização e dos trabalhos realizados pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME-RS, entidade que é coordenada pela Presidente do CME/SL.

O momento foi oportuno para conversar sobre a falta de vagas na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental ofertadas pelo Poder Público. Além desses assuntos, a reunião abarcou: a falta de profissionais para o adequado atendimento nas escolas, a compra de vagas pelo Poder Público, o resgate da Gestão Democrática por meio do fortalecimento dos Conselhos Escolares, o papel do professor enquanto profissional da educação, o Gestor Escolar como representante da sua comunidade e a necessidade de investimento em escolas públicas afim de atender toda a demanda do município.

O diálogo foi pautado no respeito e na transparência das ações à comunidade capilé.