quinta-feira, 18 de julho de 2024

Reunião dos Conselhos Municipais de Educação da Regional AMVAG/AMPARA


São Leopoldo foi sede para a reunião do mês de julho das Regionais Associação dos Municípios do Vale do Paranhana e do Vale Germânico (AMVAG/AMPARA). O encontro aconteceu ao longo da manhã do dia 17 de julho no Auditório da Faculdade EST, Bairro Morro do Espelho. A referida Faculdade tem sido parceira e apoiadora nos trabalhos, por meio de Conselheira que representa o segmento do Ensino Superior. Anterior à enchente, a reunião da Regional havia sido planejada como uma atividade integrada às comemorações dos 200 anos da cidade. Diante dos acontecimentos que afetaram a cidade, foi necessária uma reorganização na recepção dos municípios, o que não deixou de ser um momento rico de estudos e informações. São Leopoldo acolheu e se sentiu acolhido por cada município presente que, com tanta delicadeza e carinho, se organizou para compartilhar um lindo e saboroso café.

Inicialmente, o Coordenador da Regional AMVAG/AMPARA fez uma fala de acolhida, expressando sentimento de solidariedade à comunidade leopoldense. Passou a palavra aos membros do CME/SL, que estava representado pelo Presidente do CME/SL, Otávio Afonso Forneck, Vice-Presidente Fabiane Bitello Pedro, Conselheira Gisele Moreira, representante das instituições de Educação Especial, Raona Pohren, representante dos trabalhadores em Educação das Escolas Públicas de Educação Infantil, Cláudia Braum, representante de pais e Ramona Kappi, Assessora Técnica. Otávio retomou os últimos acontecimentos que afetaram toda a estrutura do Conselho, sendo que no momento ainda não foi possível o retorno para a sede, mas observa que os fluxos dos trabalhos estão mostrando uma breve retomada. Fabiane contextualiza o trabalho do Conselho, que no momento está com sede provisória na Unisinos. A referida Universidade tem sido parceira nos diferentes momentos, e isso fortalece o Colegiado como um todo. Destaca que o olhar é para o acolhimento das crianças e estudantes, para transmitir apoio às escolas que foram afetadas, e garantir todas retornem com segurança e acolhimento à comunidade escolar.

A Secretária de Educação, Sra. Renata Arteiras, fez uso da palavra para relatar a situação das escolas afetadas, destacando que as obras estão constantes desde que foi possível o ingresso nas instituições. Por meio do trabalho em equipe, as escolas estão ficando tão bonitas quanto antes, e estar reunida com tantos municípios vizinhos, é motivo de emoção e agradecimento. O Coordenador da UNCME-RS esteve presente na reunião e pontuou que esse momento é importante para estudos. Destacou que os CMEs precisam estar apropriados das Legislações, pois são essas que norteiam os trabalhos dos Colegiados. Lembrou os/as presentes sobre o ato que dá legitimidade ao trabalho do Conselheiro, que é a portaria de nomeação, sendo que esses assuntos podem ser pautas das reuniões nos CMEs. 

Vilson dá continuidade à pauta trazendo alguns informes sobre o Recadastro e Anuidade, lembrando que a adimplência traz vários benefícios, dentre eles, participação nos cursos ofertados pela UNCME-RS, e outras instituições. Faz alguns esclarecimentos sobre a Lei de criação dos Conselhos e a Lei que institui o Sistemas, sendo que esse tema será pauta de outras reuniões. Vilson retoma todas as legislações apresentadas na última reunião com as Coordenações, e lembra da importância de os CMEs estarem conhecendo e se apropriando dos temas. Fabiane contribui com uma fala sobre o novo PNE, informando que há estudos em que  a UNCME-RS se posicionou para a criação de uma Meta especifica no PNE, tratando da autonomia dos Conselhos. 

A reunião seguiu com as informações sobre o Encontro Nacional, as formações oferecidas pela UNCME-RS, e o reforço para que os CMEs se apropriem das Legislações, pois assim estarão mais fortalecidos e seguros para acompanhar todo o trabalho no Sistema Municipal de Ensino;Educação. 






                                                                 CME/SL comprometido com a Educação!