quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Fabiane Bitello participa do 1º Seminário da Rede Municipal Primeira Infância de São Leopoldo

Ao longo do mês de agosto estará acontecendo o 1º Seminário da Rede Municipal Primeira Infância em São Leopoldo, com o tema "INFÂNCIAS: COMO SÃO, QUEM SÃO E O QUE DESEJAM NA/DA CIDADE. O evento foi organizado por um grupo de trabalho com representantes de diferentes segmentos, a fim de que as temáticas das Lives contemplassem todos/as os/as interessados. A abertura foi no dia 1º de agosto, com a Professora Rose Dias, que dialogou sobre Infâncias e Relações Étnico-Raciais NERER e PIA. 

No dia 06 de agosto, a Live foi com a Fabiane Bitello Pedro, MA em educação, Vice-presidenta do CME/SL, Diretora Estadual de Formação da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul - UNCME-RS e Vice-presidenta da UNCME Nacional Região Sul. A live foi mediada pela Professora da Rede de SL, Karen Hoeltgebaum e a Professora Vânia Schneider da Unisinos. Com a temática, As Crianças e a Cidade, Fabiane retomou o histórico dos avanços da Rede Municipal Primeira Infância em São Leopoldo, que foi em 2021 via Decreto Municipal, e isso é motivo de grande alegria para a cidade. A partir de perguntas mobilizadoras, para pensar uma cidade que acolhe e protege as crianças nos diferentes espaços, Fabiane compartilhou ideias e provocou o público a pensar, de forma intersetorial, em estratégias que mobilizem as instituições rumo a uma cidade também para as crianças. 

Com as perguntas mobilizadoras, trouxe exemplos de como a escuta das crianças pode ser materializada, e com isso proporcionar espaços públicos brincantes e de interações. Para isso, é necessário um planejamento de todas as instituições que atendem as crianças, entre elas, a Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança. Com a referência do livro, "Infâncias, Cidade e Escola Amiga das Crianças", especificamente o artigo o qual fala que a cidade é feita de pensamentos e emoções, fez provocações quanto à escuta das crianças, da importância deste momento ser planejado e ter um objetivo, a fim de trilhar um caminho que concretize as vozes delas. Considerou que este momento precisa ser cuidadosamente pensando, iniciando pelo acolhimento das crianças, para que se sintam pertencentes neste momento de interação. 

Trouxe dados numéricos de crianças no RS e em específico em SL para para pensar em uma cidade com um planejamento que considere as faixas etárias das crianças, o que cada grupo necessita para seu desenvolvimento. Dialogou sobre as condições de saúde das crianças, desde o período da gestação, da importância de cuidar da saúde antes mesmo de seu nascimento. Pontuou sobre a importância deste diálogo na nossa cidade, de forma intersetorial, e com isso garantir todos os direitos previstos nas Legislações. Apresentou os princípios da ONU, e destacou que precisamos entender os interesses e direito das crianças, e tê-las como foco no planejamento da cidade e construção de políticas públicas municipais. 

A participação foi intensa, no sentido de defender uma cidade brincante, que gere sorrisos e felicidades por onde as crianças circulam, tanto nas escolas como nos diferentes espaços da cidade, com um colorido que encanta e um carinho que acolhe. Destacou que os desafios são muitos, mas com o engajamento de todos/as, se tornam possíveis.  


Acompanhe a Live no link do youtube: https://www.youtube.com/live/FdjK7xNNYPo

                                       CME/SL comprometido com a Educação!