quinta-feira, 22 de março de 2018

Dois Irmãos realizou a reunião da Regional AMVRS/AMPARA da UNCME-RS

Na manhã do dia 21 de março de 2018, o município de Dois Irmãos recebeu a Regional AMVRS/AMPARA da UNCME-RS para realizar a primeira reunião.

OS/AS presentes foram agraciados/as com a apresentação da música Graciane que atua no Projeto Global do Município.


 A presidenta do CME de Dois Irmãos, Conselheira Janete Sausen da Silva, deu as boas vindas e apresentou as autoridades presentes: Secretária de Educação, Sra. Denise Maldaner, Coordenadora Estadual de Educação, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, e a Prefeita e Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos, Sra. Tânia Terezinha da Silva.



Cada autoridade, em suas falas, expuseram que é preciso articular os trabalhos dos CMEs com as Secretarias de Educação, pois dessa forma haverá mudança via Políticas Públicas. Além disso, que é preciso discutir o novo FUNDEB, uma vez que a Educação precisa de investimentos. Outra questão que precisa de atenção é o papel da Escola e o das Famílias, pois os/as professores/as precisam ser respeitados e valorizados. Todas encerraram se colocando à disposição e a Senhora Prefeita encerrou desejando "que tenhamos força para levantar a cada tombo".

Após o Coordenador Regional, Conselheiros Charles H. R. dos Santos deu prosseguimento a reunião ao ler o poema Lógica de Einsten, que ora é compartilhado:

A Lógica de Einstein!
Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.
Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples: - respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.

O Conselheiro Charles colocou que Educação se faz com apoio técnico e pontes para que os avanços ocorram e as demandas sejam supridas, e ainda, que é preciso dialogar sobre as divergências, para não gerar violências e sim soluções para todos/as. Precisamos mudar nossa realidade!



Na sequência foram tratados os assuntos da UNCME-RS: anuidade, filiação, CONAE etapas municipais, estadual e nacional, Encontros da UNCME e agenda das reuniões.

As nutricionistas responsáveis pela Alimentação Escolar das Redes Municipais de Ensino também foram e realizaram uma reunião aparte para troca de experiências.

A próxima reunião será aqui em São Leopoldo e já estamos organizando a atividade!



terça-feira, 20 de março de 2018

Reunião da Promotoria Regional da Educação com o CME/SL e Vigilância Sanitária

Fotos: Promotoria


Na tarde do dia 13 de março de 2018 ocorreu a reunião realizada pela Promotoria Regional da Educação de Novo Hamburgo juntamente com o CME/SL e a Vigilância Sanitária para apresentarem as Escolas de Educação Infantil da iniciativa privada seus fluxos de trabalho.

O CME/SL apresentou a Resolução CME/CE nº 016/2018 que trata do Credenciamento e Autorização de Funcionamentos das instituições de Educação do Sistema Municipal de Educação e outras ações correlatas. No entanto, nesta reunião o foco foi o fluxo que as instituições precisam seguir para estarem regularizadas junto aos órgãos competentes.

Acesse o link e veja a apresentação: Fluxo Credenciamento e Autorização de Funcionamento

O momento foi oportuno para que as instituições tirassem suas dúvidas acerca dos processos de obtenção do Alvará da Vigilância Sanitária e de regularização junto ao CME/SL.

CME/SL comprometido com a Educação!


Reunião com as Equipes Diretivas das Escolas Municipais

Fotos: SMED


Na manhã do dia 13 de março de 2018 a Presidenta do CME/SL, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, e a 2ª Secretária, Conselheira Estélen Wolff, participaram da reunião com as Equipes Diretivas das Escolas Municipais realizada pela Secretaria Municipal de Educação - SMED para dialogarem sobre Projeto Político-pedagógico a luz da Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

As Conselheiras expuseram o que normatizam as Resoluções exaradas pelo Colegiado e a BNCC e ainda, explanaram tópicos do Curso realizado em 2018 sobre a temática com a parceria da SMED e UNISINOS. Todas as Normativas e registros do Curso estão disponíveis neste Blog.

Cabe destacar que no Projeto Político-pedagógico é preciso "evidenciar em que ações os conceitos são aplicados". Conselheira Laude Erandi Brandengurg

CME/SL comprometido com a Educação!

segunda-feira, 5 de março de 2018

Plenária Final da IV Conferência Municipal de Educação - COMED



Na manhã do dia 03 de março ocorreu a Plenária Final da IV Conferência Municipal de Educação - COMED no Auditório Central da UNISINOS - Campus São Leopoldo. O momento foi para discutir os rumos da Educação do território de São Leopoldo ao ser realizada a Conferência Nacional Popular de Educação - CONAPE Etapa Municipal.

Estiveram presentes autoridades do Município, professores/as e estudantes para refletirem por meio das palestras:


  • Professora Russel T. Dutra da Rosa, da Faculdade de educação da UFRGS. Ela falou sobre os Projetos de Lei "Escola sem Partido" ou "Censura ao Conhecimento?" Este são inconstitucionais, pois de acordo com a Constituição Federal de 1988, Artigo 5º, temos liberdade de expressão;
  • Jonas Tarcísio Reis - UNISINOS, falou sobre a Base Nacional Comum Curricular e os desafios que teremos para implantá-la;
  • Josiane Gaspareto - Secretaria Municipal de Educação - tratou sobre o impacto do teto nos gastos com a educação imposto pelo atual cenário político e financeiro.

Ao Final foi construída a Carta da CONAPE para as próximas etapas.

A Etapa Estadual será em Porto Alegre nos dias 09 e 10 de março. Em maio, na cidade de Belo Horizonte será a Etapa Nacional, nos dias 22, 23 e 24.

O CME/SL estava presente e defendeu a Educação de Qualidade Social para todos e todas e cada um.

CME/SL comprometido com a Educação!


quinta-feira, 1 de março de 2018

Audiência Pública "Escola sem Partido"

Na noite do dia 28 de fevereiro de 2018, ocorreu na Câmara de Vereadores a Audiência Pública sobre o Projeto de Lei "Escola sem Partido".

O CME/SL esteve presente por meio da Presidência, Conselheiras e Assessoria Técnica. A Presidenta, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, defendeu que os artigos 22 e 206 da Constituição Federativa do Brasil de 1988 sejam cumpridos, afim de que se garanta a Educação de Qualidade Social para todos e todas e cada um no território de São Leopoldo.

Outros pontos reforçados pela Presidenta é que a Comunidade Escolar tem espaço e deve assumir seu papel para discutir dentro das Escolas o Regimento Escolar e o Projeto Político-pedagógico, além disso, precisa participar do Conselho Escolar, órgão máximo que administra as Escolas. Dessa forma, é garantida a participação dos pais e responsáveis nos espaços escolares que são ambientes de aprendizagens e devem respeitar as diferenças.

CME/SL comprometido com a Educação!

Abertura do Ano Letivo



No dia 20 de fevereiro de 2018 houve a Abertura do Ano Letivo que foi realizado no Anfiteatro Padre Werner - UNISINOS, Campus São Leopoldo.

Várias autoridades de São Leopoldo falam sobre Educação e a atualidade. O que foi ratificado pelo palestrante, Sr. Juremir Machado, professor de História e Jornalista.

Nossa Presidenta, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, foi uma das autoridades presentes na Mesa. Com propriedade ela falou sobre a Educação contemporânea: os desafios que o atual cenário político e financeiro nos impõem e os trabalhos que teremos que realizar durante o ano para qualificar a Educação de Qualidade Social para todos e todas e cada um .

Entre um dos trabalhos do ano é o estudo da Base Nacional Comum Curricular e a construção das Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino - SME/SL.

Desejamos um bom ano de trabalho e conquistas!