quarta-feira, 8 de maio de 2019

FICAI




Participação do CME/SL na Formação da SMED sobre a FICAI, com momentos de reflexão sobre sua importância no resgate aos estudantes.









        No dia dois de maio do corrente ano ocorreu no auditório do Hospital de Oncologia a Formação sobre o Sistema FICAI online. Esta formação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED / SL) através das Professoras Carla Escosteguy (Diretora de Gestão da Educação Básica), Márcia Janaína Santos de Souza (assessora da Educação Básica responsável pela FICAI das escolas da rede), Fabiane Lemos (assessora de Tecnologia para Educação responsável pela FICAI das Escolas Credenciadas) e pelo Professor Evandro Paixão (Diretor de Tecnologia para Educação) que, mesmo após a reunião organizada pela Promotora de Educação Dra. Luciana Cano Casarotto, tiveram a sensibilidade e perceberam a necessidade de propiciar mais este momento de formação e de esclarecimentos de dúvidas. 

      Para o evento a SMED chamou os/as diretores/as e secretários/as de todas as escolas da rede Municipal e as de Educação Infantil Credenciadas, divididos em dois grupos, devido ao espaço, um pela manhã e outro à tarde. 

       Na entrada, para sensibilizar os participantes, havia cartazes fixos nas cadeiras vazias que esboçavam algumas situações reais de estudantes de nosso município, em relação aos motivos que podem levar à evasão, mas com nomes fictícios. Então, após as saudações de boas vindas, assistimos ao vídeo “O que você faria se visse essa menina na rua?” e em seguida, os representantes da SMED, apresentaram a formação esclarecendo em que situações preencher a FICAI on line e como fazê-lo. Retomaram também, o Termo de Cooperação em vigor desde 2011. Ao término da apresentação da SMED, a Professora Maria Isabel Faustini, Conselheira e Assessora Técnica deste CME/SL, atendendo o convite desta Secretaria, falou da responsabilidade da escola, dos professores/as e da Equipe Gestora bem como do comprometimento que deve haver com a frequência dos/as nossos/as estudantes, além do preenchimento da “Planilha de Acompanhamento da Infrequência e da Evasão Escolar - FICAI” que as escolas devem enviar ao CME/SL todos 31 de março e 31 de agosto. 

       Participou também da atividade a Diretora do CRAS Oeste, Assistente Social Josiane Gehling que também auxiliou com uma bela intervenção no turno da manhã. Foi louvável mais esta iniciativa de nossa Secretaria, pois muitas dúvidas foram apresentadas durante o encontro e esclarecidas, além de oportunizar aos Diretores/as e secretários/as de escola presentes mais um momento de trocas, de relatos das vivências, de experiências. 

       No final assistimos ao vídeo “Fora da Escola não pode” e nos despedimos com a música “Semente do amanhã” do Gonzaguinha.


Professora Maria Isabel Faustini
Conselheira e Assessora Técnica do CME/SL

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Jornada Pedagógica da Educação Infantil

As professoras da Educação Infantil das EMEIS e das turmas das EMEFs participaram de uma noite de formação especial com a professora Carolina Cardoso, da EMEI Carlos de Moraes, em atividade promovida pela SMED.
O título "Brincar de Música" foi a temática da oficina deste evento, em que inicialmente foram abordados os conceitos de BRINCAR e de MÚSICA, com fundamento nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2016), além de abordar a base legal através da LDBEN nº 9.394/1996, art. 26, § 6º, e da Resolução CME/CENF nº 013/2012.
A professora deu foco na BNCC, através do campo de experiência "Traços, sons, cores e formas" e provocou os/as participantes a pensar sobre "Quem é o professor de arte na Educação Infantil? e dos anos iniciais?" Somos nós!!!
Então, de forma muito dinâmica e divertida ocorreram vivências musicais provando que "brincar faz parte do cotidiano, música está no cotidiano de uma maneira muito forte". E assim, reafirmou que "Criança brinca com música, unindo as duas linguagens para se expressar."
O CME/SL esteve presente na atividade e parabeniza a iniciativa das colegas da Educação Infantil.

Plenária Ordinária do CME/SL na Faculdades EST


A Plenária Ordinária do CME/SL referente ao mês de abril ocorreu no Auditório da Faculdades EST, na última quarta-feira do mês, em conjunto com a reunião das regionais AMVRS/AMPARA da UNCME-RS. 
Estiveram presentes os/as conselheiros/as de São Leopoldo e de mais 15 municípios dos Vales do Sinos e do Paranhana para tratar sobre normas atuais da Educação, organização do Encontro Estadual da UNCME-RS, que acontecerá nos dias 03 e 04 de outubro de 2019, divulgação do Curso EAD sobre LDO e LOA, oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado. 
Além disso, a Presidenta do CME/SL e Coordenadora da UNCME-RS Fabiane Bitello falou sobre Currículo e suas alterações frente a BNCC e os municípios trouxeram relatos dos Dias “D” para estudos da Base, nos municípios.
Foi uma manhã agradável e profícua de debates e momentos culturais com boa música dos estudantes da Licenciatura de Música da Faculdades EST.



Diálogos sobre a BNCC em São Leopoldo

O mês de abril foi marcado pela presença da Professora e Assessora Técnica do CME/SL Alessandra Pereira Pedroso, Articuladora Estadual da BNCC, na Universidade e nas Escolas Municipais de São Leopoldo.
Nos dias 2, 3 e 10 as Diretoras e as Supervisoras Pedagógicas das EMEIs e EMEFs tiveram a oportunidade de participar da formação sobre a Base, sendo estimuladas a refletir suas ações futuras nas revisões dos Projetos Políticos-pedagógicos das Escolas em que fazem a gestão, bem como a pensar nas ações necessárias para participar da construção do Documento de Território de São Leopoldo.
Nos turnos da tarde e noite, do dia 11, a Professora Alessandra dialogou com a comunidade escolar das Escolas Pe. Oreste, Álvaro Nunes, Antônio Leite e Germano Sperb.  Momentos qualificados de trocas para o crescimento da Educação.
Encerrando o mês, em relação as atividades da BNCC, no dia 18, palestrou para os/as estudantes de Pedagogia da UNISINOS (Pibid), debatendo os novos rumos da Educação frente a Base Nacional Comum Curricular.