A reunião mensal da Regional AMVAG/AMPARA aconteceu no dia 27 de novembro no município de Ivoti/RS. São Leopoldo esteve representado pela Conselheira Raona Pohren e a Assessora Técnica Tais Gonçalves. Os temas que são tratados na reunião da Regional são assuntos discutidos e encaminhados na Reunião mensal da UNCME-RS, tendo em vista o papel das Coordenações Estaduais em estarem dialogando com os CMEs dos respectivos municípios e Secretários/as municipais de Educação.
A reunião contou com a participação de importantes lideranças da educação municipal, que destacaram a importância da colaboração entre conselhos municipais de educação, UNCME e UNDIME, e da atuação integrada com as secretarias municipais de educação.
Entre os destaques das falas iniciais, enfatizou-se: Marcelo Fröhlich, prefeito de Ivoti, reforçou a necessidade de parcerias para o fortalecimento da educação do território; Cristiane Spohr, Secretária de Educação de Ivoti e a coordenadora da UNDIME Regional AMVAG, abordaram sobre o papel essencial do diálogo constante entre conselheiros e gestores; Dirce Hoch Schöninger, presidente do CME de Ivoti, ressaltou a importância de estudos e reflexões coletivas sobre legislações e normativas educacionais; Carla Moreira do Amaral, coordenadora da UNDIME Regional AMPARA, apontou que os conselhos devem se manter fortalecidos, mesmo em momentos de transições governamentais e a Maristela Guasselli, presidente da UNDIME-RS, reafirmou a relevância da união em prol da educação de qualidade. As lideranças contribuíram com as pautas sobre a Educação, fortalecendo o regime de colaboração entre as entidades que defendem uma educação pública como direito de todos, com equidade e qualidade.
Em nome do Coordenador Estadual da UNCME-RS, o Diretor Administrativo Financeiro Conselheiro Alvoni A. P. dos Passos, representou a instituição na cidade de Ivoti, e na ocasião o mesmo destacou a importância dos CMEs e a Gestão estarem constantemente envolvidos na condução dos SMEs, de modo a terem o devido respeito republicano nos diferentes espaços. Também presente na fala estava a importância de se constituir unidade entre as instituições representantes da Gestão, no caso a UNDIME e a da parte dos conselhos a UNCME, sem que se crie clima de disputa ou atrito entre cada instância. Em sua fala elogiou a iniciativa das regionais em estarem juntas, tanto da parte dos conselhos quanto das secretarias, postura que só contribui para o verdadeiro rumo que é o da Educação, tendo como foco o direito de crianças e estudantes, respeitando a Constituição e demais normativas. Ao final de sua fala colocou-se à disposição em nome da UNCME-RS para a garantia do exercício das atividades dentro dos sistemas, bem como a ação junto das gestões em apoio técnico normativo.
As Diretrizes Operacionais da Educação Infantil foi um dos documentos que ganharam destaque na reunião, visto que se trata de um documento aprovado em 2024 pelo Conselho Nacional, e se configura como caráter mandatório que norteia e orienta os Sistemas de Ensino quanto à organização e funcionamento das instituições de educação infantil. Durante as exposições foram destacados os pontos referentes ao planejamento para o atendimento por vagas, conforme proporção recomendada e turmas multietárias.
A discussão também enfatizou a importância da qualidade e da equidade na educação infantil como pilares para o desenvolvimento das crianças e o papel do CME no monitoramento das práticas educacionais.
A próxima pauta foi sobre o Programa "Orgulho de ser educador" e destacou-se a relevância da Pós-graduação em BNCC Computação voltada à capacitação de educadores para os desafios da educação contemporânea. A proposta visa fortalecer a formação continuada dos profissionais e integrar a computação como elemento estruturante do currículo.
O evento foi finalizado às 11h, reafirmando o compromisso de todos os presentes com uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, que dialogue com as necessidades da sociedade e esteja preparada para os desafios futuros.
CME/SL comprometido com a Educação!