A
construção do Plano Municipal de Educação de São Leopoldo –
PME/SL está sendo organizado pelo Fórum Municipal de Educação e
ações paralelas estão ocorrendo organizadas pelos segmentos. O
Conselho Municipal de Educação está estudando o Plano Nacional de
Educação – PNE para poder fazer as devidas proposições. A
UNISINOS juntamente com a Secretaria Municipal de Educação realizou
nos dias 08 e 09 de outubro o XII Fórum Permanente: Indicadores de
Qualidade e Gestão Democrática – Plano Nacional de Educação
(2014-2024), pesquisa e implicações na Gestão da Educação.
Durante
os dois dias os painéis e discussões tiveram a participação de
representante do MEC, Observatório do PNE, do Programa Todos Pela
Educação, UNISINOS, UNIOESTE, URI, UNESP, UPF, Secretário
Municipal de Educação de São Leopoldo-RS e representantes das
Secretarias Municipais de Educação de Passo Fundo-RS e Marília-SP.
Os
painelistas expuseram um breve histórico da Educação para embasar
as atuais discussões. Alguns pontos de temas da atualidade foram
destacados:
-
Educação é um serviço e o professor é um profissional;
-
Gestores devem fomentar o Projeto Político-pedagógico;
-
Formação continuada é para todo o quadro funcional da Educação;
-
IDEB deve ser analisado como um indicador;
-
Qualidade não depende apenas de um sujeito, pois é o resultado de
um conjunto de fatores;
-
O professor deve se aliar as tecnologias trazidas pelos estudantes e
não competir com elas;
-
O professor precisa preparar as aulas para que os estudantes possam
pensar, agir e reagir;
-
O PNE 2014-2024 tem metas que deveriam ter sido realizadas no século
passado. As metas ainda estão tentando resgatar o que não foi
contemplado;
-
Para construir o PME, primeiramente é necessário ter o diagnóstico
do município, elencar as prioridades prevendo verbas e responsáveis
e questionar para que e para quem é a Educação.
A
atividade desenvolvida nestes dias possibilita a reflexão sobre
nosso dia a dia e contribui para a construção de um PME exequível
que garanta a qualidade que sempre buscamos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário