quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

BNCC em Pauta

      A Articuladora dos Conselhos – ProBNCC da UNCME-RS e Assessora Técnica do CME/SL, Profa. Alessandra Pereira Pedroso, esteve em Brasília/DF, nos dias 09 e 10 de outubro e entre os dias 12 e 14 de dezembro para participar da II e III Formação sobre a BNCC, respectivamente.
        A programação da formação de outubro foi em relação ao Referencial Curricular Gaúcho – RCG. Nesta houve a obtenção de informações de outros estados sobre a (re)elaboração do documento, consultas públicas e entrega do documento aos Conselhos Estaduais de Educação, por meio de trocas de experiências. No decorrer das atividades ocorreu a predefinição do cronograma de trabalho da Coordenação da Comissão Estadual do RS, do CEED/RS e da UNCME-RS para aprovar o RCG dentro do prazo definido pelo MEC, até 15 de dezembro de 2018.


       Já na formação de dezembro a temática foi a formação dos professores sobre a BNCC, RCG (cada estado discutindo sobre o seu referencial) e a reelaboração do Projeto Político-pedagógico das escolas. Dessa forma houve a definição das ações acerca da formação prevista para 2019 (BNCC, Referencial Curricular Gaúcho e Projeto Político-pedagógico), a organização do calendário das ações para 2019, o alinhamento dos trabalhos dos Coordenadores Estaduais, Articuladores do Regime de Colaboração, Analistas de Gestão, Coordenadores de Etapa, Articuladores de Conselho e Redatores e a pré-organização de como ocorrerão as formações. Esta formação foi exclusivamente de planejamento e alinhamento dos trabalhos com a trocas de experiências entre os estados.


  Em fevereiro de 2019 a Comissão Estadual da BNCC e RCG emitirão orientações/informações sobre as formações que ocorrerão no RS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário