quarta-feira, 3 de abril de 2019

Nota oficial da Prefeitura de São Leopoldo sobre nova suspeita de meningite na cidade.



Diante de mais um caso de suspeita de meningite que deu entrada na noite desta terça-feira no Hospital Centenário e visto que a criança teve contato recente com a adolescente de 14 anos falecida no Hospital Regina por meningite meningocócica C, a Prefeitura de São Leopoldo toma as seguintes providências:

- Serão aplicadas as medidas profiláticas, com administração de antibiótico, em todas as crianças da escola que tiveram contato com a referida adolescente nos últimos 30 dias, na mesma sala de aula, ação que terá início nesta quarta-feira, 3 de abril.

- A mesma medida químico-profilática foi aplicada a pessoas que também estiveram em contato com a menina de 2 anos, falecida em 12 de março por meningite meningocócia B, no bairro Feitoria.

- Todas as crianças e adolescentes da escola e que de alguma forma tiveram contato com adolescente acometida pela doença estão sendo convocadas a tomar a vacina meningococica C, disponível na rede pública, caso ainda não tenham sido imunizadas. Há orientação para os pais de adolescentes, entre 11 e 14 anos, levarem as carteiras de vacinação para avaliação, quarta e quinta-feira.

- O prefeito Ary Vanazzi e o secretário de Saúde Ricardo Charão terão uma reunião de urgência na Secretaria Estadual de Saúde, nesta quarta-feira, para solicitar o imediato reforço do governo estadual nas medidas preventivas e de combate à doença no município. Nesta terça-feira já houve reunião na Saúde estadual com a Vigilância Sanitária para envio de mais doses de remédios a São Leopoldo.

- A partir deste novo caso, ainda sob suspeita mas já com todos os exames para confirmação ou não encaminhados ao Laboratório Lacen, a Prefeitura de São Leopoldo passa a configurar a situação como emergencial, chamando à responsabilidade, além do governo estadual, também o Ministério da Saúde, responsável pela distribuição de vacinas aos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário