O Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão - NAPPI de São Leopoldo, órgão pertencente à SMED, está realizando em 2019 novos projetos voltados às questões das Altas Habilidades/Super Dotação - AH/SD e a Detecção dos Indicadores de Risco no Desenvolvimento Infantil - I.R.D.I.
Compartilharam com o Colegiado do CME/SL, em dois momentos, estes trabalhos demonstrando que a formação dos trabalhadores em educação, o acompanhamento e a orientação numa perspectiva inclusiva estão sendo fortalecidos.
O Projeto sobre AH/SD, sob a coordenação das professoras Sônia de Paula Konzen e Gerusa Cristina Souza, conta com palestras em parceria com a entidade "Clube da Aprendizagem" que desenvolve em nossa cidade um trabalho com crianças e jovens potencializando suas habilidades e ainda com apoio da Associação Gaúcha de AH/SD. Após esta capacitação os/as professores/as regentes, os professores da Sala de Recursos Multifuncionais e as supervisoras farão nas escolas, juntamente com o NAPPI, a busca por estes estudantes, pois tem direitos educacionais que os beneficiam, mas muitas vezes não usufruem por ainda não termos conhecimento de que possuem alta habilidade ou super dotação.
O Projeto I.R.D.I. é coordenado pelas professoras Cristiani Salvadori, Giovana Affonso e Patrícia Silva, e está embasado e 31 indicadores de detecção precoce quanto a problemas na questão emocional de bebês entre 0 à 18 meses de idade. Tem por objetivo detectar sinais de risco, acompanhar e orientar a relação entre professor e bebê, famílias e bebê, de forma a contribuir para a construção psíquica destes e a prevenção de saúde.
O I.R.D.I. não é diagnóstico, e sim aponta indicadores de ordem psíquica para a prevenção de possíveis abalos emocionais, é baseado em lei na área da saúde e na Rede Bebê Nacional, que envolve saúde, assistência, educação e universidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário