quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Manifesto do CME/SL quanto ao Decreto Federal nº 10.502/2020 que “Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.”

O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo (CME/SL), órgão de Estado, foi criado em 1972 e teve suas atribuições e competências ampliadas com a instituição do Sistema Municipal de Ensino, em março de 2007. Atualmente o Conselho é composto por 15 membros titulares e respectivos suplentes, representando diferentes segmentos da sociedade leopoldense (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior, Entidades Classistas e Poder Público Municipal), eleitos ou indicados por seus pares de forma democrática, seguindo a legislação vigente. Destacamos que todas as Plenárias realizadas pelo CME/SL garantem a participação pública, como deve ocorrer em todos os órgãos colegiados (outros Conselhos unicipais e Conselhos Escolares), como frisa Genuíno Bordignon:
O papel dos representantes não é o da defesa dos interesses da respectiva categoria, mas o de expressar o olhar da categoria sobre o tema em análise. Assim como os representantes do Executivo, especialmente dos cargos natos, não estão no conselho para defender o Governo, mas para traduzir a coerência com as políticas públicas e a viabilidade de implementação da decisão a ser tomada, da mesma forma devem se comportar os demais representantes. (BORDIGNON1, 2009, p. 71 e 72).
Portanto, o papel da representatividade dos segmentos por seus pares está garantido tanto na legislação municipal quanto na concepção apresentada pelo autor supramencionado, que foi referência no processo de reestruturação do CME/SL, nos anos de 2005 e 2006.

Com isso, o CME/SL vem manifestar-se a respeito do Decreto Federal nº 10.502/2020 que “Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.”, de 30 de setembro de 2020, que propõe uma série de retrocessos aos avanços alcançados através das legislações anteriores nas últimas décadas.

As normativas elaboradas e expressadas em lei a partir de 2008 definem o público-alvo atendido pelas Políticas de Educação Inclusiva, especialmente estruturando o atendimento no âmbito escolar, o que possibilitou o ingresso destas crianças e destas/es estudantes na escola regular, com uma estrutura física pensada para o atendimento das/os mesmas/os.
Educação Inclusiva é uma construção permanente, pois nos mobiliza a seguir ampliando conhecimentos, ações, atitudes, saindo do campo conceitual e do discurso e partindo para a ação efetiva, de forma a permitir que as leis sejam cumpridas e incorporadas ao cotidiano da vida em sociedade.

Para tanto, as mantenedoras, devem monitorar todo o processo, de forma que a implementação ocorra de fato, dispondo de formação inicial e continuada, desde os cursos de formações de professoras/es até o uso de suas atribuições como profissional da Educação, compreendendo que tornar a Educação Inclusiva uma realidade é de responsabilidade de todas/os as/os educadoras/es, em todos os níveis e modalidades de ensino.

O Brasil vem enfrentando um momento de grandes discussões nacionais, em que direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 vêm dia a dia sendo duramente retirados das/os cidadãs/ãos. A luta pelo direito de cada indivíduo se manifestar, ter voz, respeito e liberdade de expressão, de ser e estar ocupando todos os espaços da sociedade, se faz necessária para a garantia da Educação de qualidade social, garantindo a equidade e a justiça social, defesas do trabalho do CME/SL desde a sua reorganização, em 2007.
As defesas do Colegiado estão expressas em suas normativas e ações junto às instituições do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo (SME/SL), sendo elas:

a) Resolução CME/CEINC nº 09/2010, que “Dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento das Diretrizes Curriculares Nacionais relativas à Educação das Relações Étnico-raciais e ao Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, no Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo.”;
b) Resolução CME/CEINC nº 011/2011, que “Institui as Diretrizes Municipais para a Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, no Sistema Municipal de São Leopoldo”;
c) Parecer CME/CEINC nº 029/2018, que “Responde consulta da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo sobre a Temporalidade Flexível no Bloco Pedagógico realizado nas Escolas de Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo.”;
d) Indicação CME/CEINC nº 015/2016, que “Orienta as mantenedoras das instituições educacionais pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo sobre a Educação em Direitos Humanos.”;
e) Indicação CME/CENF nº 016/2018, que “Orienta a Mantenedora SMED, administradora do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo, sobre o Ensino Fundamental (regular e modalidades) e a importância de um Projeto Político- pedagógico adequado às características e necessidades dos adolescentes, jovens e adultos.”;
f) Indicação CME/CEINC nº 017/2018, que “Orienta as mantenedoras das instituições educacionais pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo sobre o Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.”;
g) Parecer CME/SL nº 024/2019, que “Orienta a implementação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, do Referencial Curricular Gaúcho - RCG e institui o Documento Orientador do Currículo do Território de São Leopoldo: Princípios e Concepções como obrigatórios ao longo das etapas e respectivas modalidades da Educação Básica do território municipal de São Leopoldo.”.

Desta forma, a Comissão de Educação Inclusiva (CEINC), junto à Mesa Diretora, acompanhada por unanimidade pelo Pleno do CME/SL, deliberou o encaminhamento do presente Manifesto em contrariedade ao referido Decreto, reafirmando as defesas feitas pelo CME/SL, expostas em suas Normativas ora citadas.

O Decreto Federal nº 10.502/2020 na verdade é um projeto de um país sem debate! Uma vez que a verdadeira face da proposta é segregar e excluir membros da comunidade escolar, público alvo da Educação Inclusiva, de poder exercer seu direito a um papel democrático, com possibilidades de ver/aprender sobre o mundo, explorar suas potencialidades, ao permitir a convivência com a diversidade de ideias, formas de ser e estar em todos os espaços de nossa sociedade, começando pela Escola.

Destacamos algumas implicações, a partir da nossa análise, a respeito do impacto do Decreto Federal nº 10.502/2020 dentro do Município de São Leopoldo e nas comunidades Escolares:

- Não dialoga com a sociedade, as instituições de Educação Especial e Universidades enquanto instituições pesquisadoras e formadoras de professoras/es;
- Propõe a segregação e exclusão de pessoas dos espaços de aprendizagem comuns, limitando suas possibilidades de convivência, aprendizado e construção de conhecimentos junto aos respectivos pares, diversos em suas identidades, experiências de vida e pensamentos;
- Retira da família, da criança, da/o estudante e da escola, a possibilidade de discussão das necessidades de atendimento e a possibilidade de escolher, de acordo com as necessidades educacionais especiais, características específicas, dificuldades de aprendizagem de forma a adequar o atendimento de acordo com as necessidades de cada uma e cada um.

Ainda, o CME/SL manifesta que o Decreto fere a Constituição Federal de 1988 (CF/88) e todas as normativas vigentes no território brasileiro, pois estes documentos trazem o direito à Educação para todas/os, seguindo como princípio o “pluralismo de ideias e concepções pedagógicas”.

Acreditamos numa Educação Inclusiva que oportunize meios, recursos, suporte, acompanhamento e que contemplem as particularidades, ampliando assim um amplo leque de possibilidades, para que cada indivíduo construa sua própria caminhada.

A partir do exposto, o CME/SL manifesta-se contrário ao Decreto 10.502/2020, uma vez que tal decreto é inconstitucional e desrespeita os pressupostos da BNCC, no Plano Nacional de Educação, Referencial Curricular Gaúcho, Documento Orientador do Currículo do Território de São Leopoldo e a caminhada da Política de Educação Inclusiva tão amplamente discutida nas redes de ensino envolvidas, em especial pelo CME/SL.

Desta forma, reafirmamos que o CME/SL continuará lutando pela Educação Inclusiva, conforme já expresso em suas normativas e ações.

Sendo o que nos cabe reafirmar e espraiar pelo território municipal, estadual e nacional.

Aprovada, pelo Plenário, em 29 de outubro de 2020.



 

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Carta Aberta aos/às Candidatos/as à Majoritária

     Hoje foi um dia muito especial para nós do conselho Municipal de Educação - CME/SL. Conseguimos encontrar todos os Candidatos a Prefeito de nosso município, conforme agendamento, e, nessa oportunidade, entregamos, para cada um deles, a Carta Aberta aos/às Candidatos/as à Majoritária e Proporcional dos Municípios do RS, da UNCME-RS, que retrata um pouco do trabalho desenvolvido pelo Colegiado, conforme deliberação de nossa última Plenária Ordinária. Começamos o dia entregando, durante a manhã, para o Candidato Professor Nado, logo após, para o Candidato Delegado Heliomar, seguindo então, para o CandidatoProfessor Célio. Fechamos o dia entregando, durante a tarde, para o Candidato Ary Vanazzi.

    O nosso CME/SL esteve representado durante as entregas, pela nossa Presidenta Fabiane Bitello Pedro, Vice-presidenta Andréia Nunes e Conselheiras Elemara Pinto Garcia, Mara Regina Ribeiro dos Santos e, durante a tarde, também, pela Conselheira Luciana Rodrigues Penna. Em todos estes momentos, as nossas representantes estiveram acompanhadas, por professoras da diretoria de nosso CEPROL Sindicato, que foram muito bem recebidas por todos os Candidatos.

    Segue alguns registros das entregas bem como, a Carta para conhecimento de todos e todas que tiverem interesse em conhecer o seu teor.











Outubro, um mês de continuum e retomadas!


O mês de outubro foi marcado por muitas reuniões deliberativas e de trabalho. Assim o Colegiado participou de reuniões junto à Promotoria, à Secretaria Municipal de Educação ao COE-Municipal. Assim com a aproximação do ano letivo do SME/SL, a Comissão Calendário Escolar retomou seus trabalhos e está construindo uma nova normativa que orientará a finalização do ano letivo em curso e a organização dos próximos, 2021 e 2022.

A excepcionalidade que a Pandemia da COVID-19 tem nos impondo, nos faz rever que conseguimos superar vários desafios que há anos estávamos buscando ir além, sempre para qualificar a Educação com justiça social.

E os trabalhos continuam, pois o SME/SL manteve seu trabalho independente da Pandemia.

CME/SL comprometido com a Educação!

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Trabalhos de Setembro!

O mês de setembro foi marcado por várias reuniões e ações conjuntas entre as Comissões do Colegiado - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Inclusiva. Uma das principais ações foi auxiliar as escolas de Educação Infantil para estarem regularizadas para a reabertura dos espaços no início do mês de outubro do corrente ano. Contudo, várias outras ações foram realizadas acerca do cotidiano do Colegiado e do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo/RS - CME/SL.


CME/SL comprometido com a Educação!

Reunião para tratar da temática "Cuidadoras" junto à Promotoria Pública.


Aos 25 de setembro de 2020. a partir das 10h. Realizou-se reunião virtual com a presença da Promotora de Justiça Regional da Educação, Dra. Luciana Cano Casarotto, além da presença da Dra. Vanessa Bagatini da Procuradoria Geral do Município, do Sr. Evandro Paixão do Departamento de Tecnologia da Educação (DTE) e Sra, Renata Arteiras, ambos da Secretaria Municipal de Educação, da Sra. Lilian Frozza da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (SEDETTEC), bem como das Senhoras Maria Isabel Faustini e Cláudia Erenis Alves Garcia Braun do Conselho Municipal de Educação - CME/SL, todos de São Leopoldo. A reunião foi secretariada pelo Gabriel Gonçalves Trindade.

CME/SL comprometido com a Educação!

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Diálogos para ações futuras!

O mês de agosto encerrou com a Plenária Extraordinária do CME/SL. Esta tomou conhecimentos dos Planos de Ação das Escolas Privadas do Sistema Municipal de Ensino - SME/SL. Neste documento constam a reorganização dos calendários escolares de cada mantenedora mediante vários e possíveis cenários que a Pandemia COVID-19 impõe.

No inicio do mês de setembro ocorreu a segunda reunião com as mantenedoras das Escolas Privadas do  SME/SL. Houve o diálogo com a Mesa Diretora do Colegiado e com o Secretário Municipal de Educação, Sr. Ricardo Fernandes Luz, sobre as futuras ações mediante os Decretos do Estado e do Município para o retorno da presencialidade nas Escolas. Várias possibilidades foram debatidas, mas houve o reforço que os órgãos de saúde é que definirão quando isso será possível.

A Assessoria Técnica continua seu teletrabalho e cada destacar que todas as atribuições do Colegiado estão sendo realizadas para que as Escolas tenham seus documentos atualizados e dúvidas possam ser sanadas quanto a legislação vigente e ações pedagógicas.

CME/SL comprometido com a Educação!

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Escuta sensível: Reunião com as Escolas de Educação Infantil Privadas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo


  Na tarde do dia 25 de agosto de 2020 o CME/SL organizou uma reunião com as Escolas de Educação Infantil Privadas do SME/SL, por meio das Conselheiras Elemara Pinto Garcia e Mara Regina Ribeiro dos Santos por serem as representantes do segmento no Colegiado.

O momento foi de escuta para o Colegiado ter ciência de tudo que as Escolas estão O O momento foi de escuta para o Colegiado ter


ciência de tudo que as Escolas estão planejando para os diversos possíveis cenários de retorno das atividades presenciais em função da Pandemia da COVID-19. O que as Escolas estão planejando irá complementar o Plano de Ação de cada mantenedora e suas mantidas.

Uma outra reunião já foi agendada para o mês de setembro afim de que haja uma análise das organizações e ações possíveis 


a partir de Decretos, Estadual e Municipal.



CMER/SL comprometido com a Educação!

Seguimos trabalhando nos Planos de Ação das Escolas de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino - SME/SL!


 

A terceira semana do mês de agosto foi marcado pelo intenso trabalho de análise dos Planos de Ação das Escolas de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino - SME/SL. Ocorreram vários encontros, via plataforma digital, para a Assessoria Técnica organizar os trabalhos. Também ocorreu reunião da Mesa Diretora e da Comissão Especial para tratar da temática. Novos aprendizados a cada novo trabalho que o CME/SL tem para realizar.

CME/SL Comprometido com a Educação!

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Debates sobre a Educação!



A noite gelada do dia 20 de agosto de 2020 foi aquecida com a defesa da Educação de Qualidade Social para todos e todas. A Presidência do CME/SL fez essa defesa na Live "Tudo sobre Educação: Protocolos Sanitários e medidas de prevenção na Educação!"

A conversa está disponível no link: https://www.facebook.com/AmigoDiegospecht/videos/2732873270371056/


CME/SL comprometido com a Educação!

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Continuamos focando nos Planos de Ação das Escolas de Educação Infantil Privadas do SME/SL



Dos dias 10 a 14 de agosto de 2020 as reuniões do CME/SL visaram a análise do Plano de Ação Secretaria Municipal de Educação - SMED para as Escolas Municipais para a reorganização do Calendário Escolar 2020 em função da Pandemia COVID- 19 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO 2021, assim como dos Planos de Ação das Escolas de Educação Infantil Privadas. No dia 10 ocorreu a Plenária Ordinária, na qual ocorreu a aprovação do Plano de Ação da SMED, o Parecer da  LDO 2021 e foi exarado a Indicação CME/CEINC nº019/2020, esta está disponível neste Blog na aba Normativas.

Defendemos a Educação de Qualidade Social para todos e todas e assim o Colegiado vem atuando para emitir normativas que orientam as Escolas do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo - SME/SL.

CME/SL comprometido com a Educação!

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Foco nos Planos de Ação!


Na semana de 03 a 07 de agosto de 2020 os trabalhos do CME/SL ficaram focados no recebimento e análise dos Planos de Ação das mantenedoras das escolas do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo - SME/SL para a reorganização dos Calendários Escolares 2020.

Tivermos diversos encontros das assessoras técnicas do Colegiado, bem como reuniões das Comissões Especiais Plano SMED e EEIPs e da Mesa Diretora com as Supervisoras Pedagógicas das Escolas Municipais de São Leopoldo. Esta para ouvir o que as Supervisoras compreendem e quais as dúvidas e sugestões para qualificar o PA da SMED. Ainda a Comissão da LDO esteve mais uma vez reunida para concluir a análise das Diretrizes e emitir o Parecer apreciativo.

Encerramos a semana organizando os documentos para Plenária Ordinária do dia 10 do corrente mês.


CME/SL comprometido com a Educação!

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Novos trabalhos para o CME/SL...



Na semana do dia 27 a 31 de julho de 2020 ocorreram reuniões da Assessoria Técnica para organização dos trabalhos, estudar a  Conversão da MP 934 e Parecer CNE nº 011/2020. As Comissões Fixas deram continuidade às análises dos Processos de Credenciamento e Autorização de Funcionamento. Foi retomado os trabalhos da Comissão Especial de Análise PPA-LDO-LOA 2018-2021 a partir da apresentação da LDO 2021 realizada pela SMED à Mesa Diretora e à Comissão. Assim, mesmo estando em meio à uma Pandemia o CME/SL não parou os seus trabalhos.

CME/SL comprometido com a Educação!

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Semana de muitos estudos e qualificação das ações do CME/SL


Entre as atribuições do CME/SL estão as reuniões para estudo, análise e construção de documentos. Sendo assim, as Comissões Fixas do Colegiado e as Assessoras Técnicas se reuniram esta semana para dar andamento aos trabalhos.

O grupo de Conselheiras que compõe a Comissão de Educação Infantil - CEI reuniu-se duas vezes esta semana para dar andamento aos Processos de Credenciamento e Autorização de Funcionamento-PCAF e aos que possuem cumprimento de providências. Ainda houve a discussão previa da organização dos trabalhos e a montagem de subcomissões para analisar com mais minúcia os Processos. 

Com o mesmo propósito da CEI a Comissão de Ensino Fundamental - CENF esteve reunida esta semana com um trabalho a mais, finalizar os estudos da Minuta da Indicação sobre a FICAI.

A Comissão de Educação Inclusiva - CEINC esteve reunida para agregar seus trabalhos aos da CENF. Esta Comissão auxiliará nos Processos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental da nossa cidade acerca dos Processos de Integração ao Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo - SME/SL.

CME/SL comprometido com a Educação!




quarta-feira, 22 de julho de 2020

Live sobre o FUNDEB Pra Valer!




A Presidência do CME/SL esteve essa manhã em uma Live organizada pelo Grupo Visão do Vale para dialogarem sobre o FUNDEB. Vale (re)ver para prestigiar as entidades que tanto defendem a Educação.

CME/SL comprometido com a Educação!

Agradecimento a quem nos representa na Câmara dos Deputados


segunda-feira, 20 de julho de 2020

Vídeo do Prefeito Ary Vanazzi defendendo o FUNDEB

Vídeo do Prefeito Ary Vanazzi - São Leopoldo/RS, que apóia #FundebPraValer #FundebComCAQ


Mini-Cordel #AprovarOFundebPraValer


Nota em Defesa do FUNDEB pra valer!



A UNCME Nacional, suas seccionais e na sequência os Conselhos Municipais de Educação estão empenhados em contactar os/as Deputados/as do Brasil para que estes/as votem a favor do FUNDEB a partir da "Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 15/2015 e a integralidade do texto substitutivo apresentado pela Deputada Federal Professora Dorinha Seabra Rezende".

Acesse o link e leia a Nota na íntegra:

CME/SL comprometido com a Educação!


Diretoria Executiva da UNCME-RS engajada na defesa do FUNDEB

A Diretoria Executiva da UNCME-RS solicitando aos/às Deputados/as Federais do RS que votem a favor do FUNDEB pra valer.

Vamos fazer a nossa parte!

#UNCMERSdefendeFundebPraValer
#AceleraUNCMERS #NovasIdeiasNovosDesafios
@afonsohamm
@afonsomottaoficial
@alceu_moreira
@bibonunes1
@bohn_gass
@carlosgomesdep
@danieltrzeciak45
@oficialdanrlei01
@darcisioperondi
@fernandapsol
@deputadogiovanicherini
@giovanifeltes
@heitorschuch
@henriquefontana13
@jeronimogoergen
@lizianebayeroficial
@lucasredecker
@marcelvanhattem
@deputadomarcelobrum
@depmarcelo.moraes
@marciobiolchi
@deputadomarcon
@_mariadorosario
@depmarlonsantos
@mauricioptbrs
@nereucrispim
@pimenta1307
@pedrowestphalen
@pompeodemattospdt
@deputadosantini
@sandersonubiratan

A UNCME-RS defende o FUNDEB pra valer!



A UNCME-RS conta com o voto favorável de vossas senhorias ao FUNDEB Pra Valer de acordo com o relatório da Deputada Federal Professora Dorinha Seabra.

É o futuro da Educação Pública dos 497 Municípios do RS que está em vossas mãos!!

O CME/SL apoia essa ação para garantir o financiamento da Educação Pública de Qualidade Social para todos e todas.

CME/SL comprometido com a Educação!


sexta-feira, 17 de julho de 2020

Novos tempos...Novas formas de trabalho!














A Assessoria Técnica do CME/SL segue se reunindo de forma virtual para organizar seus trabalhos. Na manhã do dia 15 de julho de 2020, ocorreram as combinações para as análises dos Processos de Credenciamento e Recredenciamento e Autorização de Funcionamento de escolas privadas de Educação Infantil, assim como dos Processos de Integração ao Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo - SME/SL das escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo.

Além da organização deste trabalho, a Assessoria atende toda a demanda diária do Colegiado via e-mail, WhatsApp e telefonemas. Estamos separadas fisicamente, mas unidas nas ações. Neste dia dividimos as reuniões, umas organizando os trabalhos e outra reunida com as Comissões Fixas do CME/SL para dar continuidade à Minuta da Indicação que orientará a emissão das FICAIs.

CME/SL comprometido com a Educação!

E os Estudos continuam...




Na manhã do dia 15 de julho do corrente ano, com os termômetros marcando 3º C, a Comissão do Ensino Fundamental  (CENF) deste Conselho, composta pelas Conselheiras Ana Paula de Souza Frey, Guadalupe da Silva Vieira, Maria Isabel Faustini, Tissiana Araújo de Souza e do Conselheiro Grégori de Moraes Soranso reuniu-se com as Conselheiras Josiane Gehling, Luciana Rodrigues Penna, Raona Denise Pohren, Karen Hoeltgebaum, Elemara Pinto Garcia, Mara Regina Ribeiro dos Santos e Rosa Clara Reche através do Google Meet. A pauta da reunião foi o estudo e a análise de legislações, Decretos, Pareceres e diversos outros Documentos para a construção da Minuta da Indicação que orientará as mantenedoras das instituições educacionais pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo - SME/SL sobre a emissão da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI) para o ano letivo de 2020 devido a Pandemia da COVID-19.


CME/SL comprometido com a Educação!