Na noite do dia 19 de fevereiro de 2020 ocorreu em nosso município a “Abertura do Ano Letivo” com o Professor Doutor António Nóvoa que é Reitor honorário da Universidade de Lisboa. Sua palestra intitulada “Preparar os professores para o futuro presente” desafio os/as professores/as a serem a diferença na vida dos/as estudantes a partir de uma evolução das ações pedagógicas.
Antes da palestra realizada no turno da noite para todos/as os/as professores/as da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo e para as professoras das Escolas Privadas com compra de vagas pelo Município, a Presidenta, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, e a Vice, Conselheira Andreia Nunes, juntamente com a Assessoria Técnica do CME/SL participaram de uma “Roda de Conversa” na Sala de Reuniões do Prefeito, Sr. José Ary Vanazzi. Na grande oportunidade a Presidenta do CME/SL pontuou e questionou:
“Numa cidade como São Leopoldo, com uma rede municipal com mais de 32 mil estudantes, mais de 2 mil professores/as, provocar a construção de um processo formativo junto às comunidades escolares tem nos desafiado enquanto Conselho Municipal de Educação.
Entendemos que a construção de uma nova perspectiva formativa passa por uma mudança na própria concepção dos processos de aprendizagens, para tanto desde 2016 propomos muitos espaços de formação continuada destinado aos profissionais das nossas escolas, tanto aos docentes quanto para os não docentes, com o entendimento de que precisávamos trazer para a roda de conversa o importante papel de cada um e de cada uma, provocando a reflexão do quanto a mudança da sociedade na qual estamos todos/as inseridos/as deve provocar a mudança na escola. Diante disso, temos duas perguntas:
- A primeira, enquanto Conselho Municipal de Educação, que no ano de 2019 acompanhou e auxiliou a reconstrução dos PPPs e dos Regimentos Escolares mais próximos da vivência de suas respectivas comunidades, como poderemos potencializar ou mesmo provocar ainda mais a imersão da nossa rede neste contexto de ressignificação das aprendizagens, para que de fato possamos auxiliar no desenvolvimento integral dos/as estudantes, numa sociedade mais justa, igualitária e que promova a equidade?
- A segunda, diante da apatia nacional frente ao papel da Escola, mesmo após o processo de organização de uma BNCC, de um RCG e do Documento de Território Municipal aqui de São Leopoldo, sendo que compreendemos as limitações destes documentos em razão de sua abrangência e formas de elaboração, como que as supervisoras e supervisores das escolas municipais podem provocar os/as professores/as dentro das formações continuadas feitas nas unidades escolares, para transformar o seu fazer pedagógico, em prol das aprendizagens significativas para os/as estudantes?
Diante do que a Presidenta apresentou e questionou e outras colocações realizadas pelos/as presentes, o Professor Nóvoa colocou que o ambiente é educativo, por isso os espaços são reformulados para ir ao encontro do ideário educativo trazido pela Nova Escola e Paulo Freire. No entanto, isso significa ir além das mudanças na estrutura da Escola, pois denota desenvolver o currículo a partir dessa organização ou reformular o seu “dar aula”.
Destacou ainda que o ambiente de aprendizagem é diferente de espaços somente para recreação ou diversão, pois são focados para a aprendizagem significativa para os/as estudantes.
Ainda, esclareceu que a teoria deve estar ligada a prática e vice-versa, que para transformar o fazer pedagógico os/as professores partem das trocas de experiências entre pares e que pequenas ações trazem grandes resultados e isso transforma a Educação. Para finalizar destacou que a Educação deve estar ligada a Ciência e que é preciso um cuidado com a relatividade que a Educação e Ciência tem hoje.
"Profissão do Professor...renovar sempre!"
António Nóvoa
CME/SL comprometido com a Educação!
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