sexta-feira, 26 de junho de 2020

Ações que fazem a diferença!



Nos dias 22 e 23 de junho do corrente ano ocorreu o II Fórum Nacional de Presidentes de Conselhos Municipais de Educação, no qual o RS teve o maior número de Conselheiros participantes. Esta atividade foi organizada pela UNCME Nacional (União Nacional dos Conselhos Municiapis de Educação) e realizou a transmissão pelo YouTube através do Canal UNCME Nacional oficial.  No primeiro dia do Fórum houve o lançamento de “Um guia paraConselheiros Municipais de Educação: Educação em tempos de pandemia - direitos,normatização e controle social”.

Nas páginas 43 e 44, desse guia, consta um breve relato sobre o trabalho desenvolvido pelo CME/SL que culminou na criação da Comissão Especial Mista Calendário Escolar. A atribuição desta Comissão é elaborar as orientações para a reorganização do calendário escolar 2020 e da realização das atividades pedagógicas não presenciais pós pandemia. Esta Comissão é composta de Conselheiras e conta com a participação de representantes da SMED com o foco de estudar e elaborar diretrizes que serão executadas pelo Sistema Municipal de Ensino - SME/SL. Consta na Minuta do Ato Normativo em elaboração  opções para as mantenedoras quanto a recuperação das aulas, a manutenção de vínculos entre outras ações de forma a garantir o direito à educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos do nosso Sistema.

O breve relato do trabalho aqui desenvolvido foi classificado pela Comissão organizadora do Fórum (UNCME Nacional com apoio da UNICEF) como “educação para além da pedagogia” o que muito nos alegrou e emocionou, tendo em vista o trabalho sério e comprometido do nosso Colegiado.

A Conselheira Fabiane Bitello Pedro que é a Presidenta do CME/SL, Coordenadora Estadual da UNCME-RS e também Diretora Nacional de Comunicação e Articulação da UNCME Nacional  falou no segundo dia, com muito conhecimento sobre a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, motivo de muito orgulho para todos nós pela forma brilhante que leva nosso município e estado pelo Brasil a fora.

“Nosso trabalho consta na página 43!! CME/SL sendo, mais uma vez, referência nacional!! (Escrita da nossa Presidenta nas Redes Sociais – Fabiane Bitello Pedro)

CME/SL comprometido com a Educação!

segunda-feira, 8 de junho de 2020

COVID-19: O CME/SL contribui para a construção do Protocolo Sanitário para as Escolas da Sistema Municipal de Ensino - SME/SL




















O CME/SL compõe a Comissão que está construindo o Protocolo Sanitário para as Escolas do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo - SME/SL desde o mês de maio, já foram várias reuniões para estudo e construção da Minuta. Essa representação ocorre por meio da Presidenta, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, e a Conselheira e Assessora Técnica, Professora Maria Isabel Faustini.

Na manhã de hoje a Mesa Diretora e a Assessoria Técnica do Colegiado debateram sugestões para ampliar e qualificar a Minuta do Protocolo Sanitário. Assim o trabalho está sendo desenvolvido em parceria com várias entidades do nosso município para atender as especificidades de todas as comunidades escolares.

CME/SL comprometido com a Educação!

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Comissão Especial Calendário Escolar 2020: trabalho comprometido com todos e todas!




O Colegiado do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SL instituiu no final de março do corrente ano a Comissão Especial Calendário Escolar 2020. Esta recebeu a atribuição de construir o Ato Normativo para a necessária reorganização do calendário escolar em vigor das escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino – SME/SL. Essa necessidade origina-se pela existência da Pandemia COVID-19 que trouxe muitos desafios para o campo da educação.

A Comissão está desde o início abril de 2020 reunindo-se para estudar e debater a legalidade de ações para que o ano letivo em curso seja concluído com qualidade para todos os/as envolvidos. O SME/SL possui mais de 120 escolas, entre públicas e privadas, e cada uma com especificidades múltiplas, mesmo sendo da mesma Rede ou pertencente a mesma Mantenedora. Sabedora da diversidade das escolas e das comunidades, a Comissão atentou-se a vários detalhes para contemplar as necessidades dos/as estudantes e as possibilidades para o cumprimento do ano letivo sem sobrecarregar nenhum membro da comunidade escolar.

Em mais uma ação compartilhada, CME/SL e Secretaria Municipal de Educação – SMED estão trabalhando em conjunto para construir o Ato Normativo que norteará as mantenedoras e as escolas na reorganização do calendário escolar de 2020. Cabe reforçar que as ações previstas na Minuta do Ato Normativo foram pensadas a partir da legislação educacional para garantir um atendimento de qualidade para os/as estudantes da Educação Básica de São Leopoldo, sendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental com as modalidades de ambas as etapas.

Na tarde do dia 29 de maio a Minuta foi encaminhada para a Mesa Diretora que realizará os devidos encaminhamentos para amplo debate pelo Colegiado. O Ato Normativo será disponibilizado assim que for aprovado pelo Colegiado. Contudo aguardamos a homologação do Parecer do Conselho Nacional de Educação que trata do tema em tela a nível nacional e da exaração do Protocolo Sanitário de São Leopoldo. As ações e normativas precisam seguir a mesma linha para que a segurança sanitária e as ações pedagógicas primam pela saúde, vida e desenvolvimento de todos e todas.

CME/SL comprometido com a Educação!