quinta-feira, 21 de abril de 2022

2º Encontro Mensal dos Conselhos Municipais de Educação das Regiões AMVARS/AMPARA


No dia 20 de abril, na cidade de Riozinho/RS, aconteceu o segundo encontro mensal dos Conselhos Municipais de Educação. Estiveram presentes, além dos Presidentes dos CMEs da Regional, as Coordenadoras da Regional e Conselheiras Cícera Cássia Wingert, Letícia Streit e Ana Paula Fiúza, o Secretário Municipal de Educação Gilnei dos Santos, acompanhado do Coordenador Pedagógico Leonardo e da Secretária do Conselho Municipal de Educação de Riozinho, professora Délvia.  

Os assuntos em pauta tratados ao longo da manhã foram sobre questões da reunião da UNCME Estadual em 12.04.2022; AJUDA MEMÓRIA nº: 002/2022; Filiação/Recadastro e Anuidade 2022 da UNCME-RS; Pesquisa UNCME-RS nº 01/2022 sobre Gestão Democrática e Atos Normativos; Regulamentação dos Cursos da UNCME-RS 2022; Apresentação da Orientação UNCME-RS No 04/2021 - Lei Federal No 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Contextualização sobre a Rede Estadual da Primeira Infância do RS (REPI-RS) e o desafio dos Planos Municipais da Primeira Infância (PMPIs).

Na parte da tarde, a Assessora Técnica da UNCME-RS, Alessandra Pedroso apresentou a Nota nº 02/2022 que trata sobre CONCEITOS AOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RS(cuidadora, contraturno ou turno inverso, extraclasse, colônia de férias, recreação, tempo integral, educação integral). Ao longo da apresentação, a Assessora fez diferentes comentários em relação aos conceitos presentes na Nota, e com isso esclareceu muitas das dúvidas que foram sendo trazidas pelos representantes dos respectivos municípios.


                                        CME/SL comprometido com a educação!

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Mateando com a UNCME - RS sobre a Busca Ativa Escolar

 



O dia 05 de abril foi o 1º dia do Mateando com a UNCME - RS, um espaço que reúne autoridades da área da Educação e defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes.    

A estreia do primeiro encontro foi com a Conselheira e Coordenadora da UNCME - RS, Fabiane Bitello Pedro, com a CAO da Infância e Juventude, Dra. Luciana Cano Casarotto, e o Conselheiro Charles Santos, responsável pela transmissão da Live, onde foi debatido sobre a Busca Ativa escolar.  

Fabiane Bitello Pedro destaca a importância do Ministério Público, das Promotorias Regionais de Educação junto às ações dos Conselhos Municipais de Educação, pois é nesta parceria que se afirma o movimento de fortalecimento das instituições.  

Dra. Luciana Cano Casarotto defende que a Busca Ativa é uma ação que precisa de muitas mãos, uma parceria entre as diferenças instâncias a fim de alcançar o  objetivo principal, que é a garantia de todas as crianças e adolescentes presentes no espaço escolar, garantindo também a recuperação das aprendizagens com qualidade. Ressalta o papel do Ministério Público para além da ação de articular, mas de ouvir as entidades regionais e locais quanto às iniciativas que cada uma tem para a Busca Ativa Escolar. 

No Mateando com a UNCME, o Termo de cooperação para a Busca Ativa Escolar assumido entre as entidades foi um dos temas que permeou o debate, no sentido de mostrar a importância desse movimento realizado no Rio Grande do Sul. 


Outro ponto defendido no encontro foi que, Educação, saúde e assistência social são áreas que caminham de mãos dadas na Busca Ativa Escolar, pois o contato entre os profissionais da saúde e assistência social ocorre diretamente com as famílias, o que torna oportuno o diálogo sobre a situação da criança ou adolescente no espaço da escola. 


O próximo encontro será na primeira terça do mês de maio, dia 03/05/2022, com início às 19h. 


O vídeo do primeiro encontro está disponível no canal do Youtube TV UNCME - RS. 


                                        

                                    CME/SL comprometido com a educação!