O dia 05 de abril foi o 1º dia do Mateando com a UNCME - RS, um espaço que reúne autoridades da área da Educação e defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
A estreia do primeiro encontro foi com a Conselheira e Coordenadora da UNCME - RS, Fabiane Bitello Pedro, com a CAO da Infância e Juventude, Dra. Luciana Cano Casarotto, e o Conselheiro Charles Santos, responsável pela transmissão da Live, onde foi debatido sobre a Busca Ativa escolar.
Fabiane Bitello Pedro destaca a importância do Ministério Público, das Promotorias Regionais de Educação junto às ações dos Conselhos Municipais de Educação, pois é nesta parceria que se afirma o movimento de fortalecimento das instituições.
Dra. Luciana Cano Casarotto defende que a Busca Ativa é uma ação que precisa de muitas mãos, uma parceria entre as diferenças instâncias a fim de alcançar o objetivo principal, que é a garantia de todas as crianças e adolescentes presentes no espaço escolar, garantindo também a recuperação das aprendizagens com qualidade. Ressalta o papel do Ministério Público para além da ação de articular, mas de ouvir as entidades regionais e locais quanto às iniciativas que cada uma tem para a Busca Ativa Escolar.
No Mateando com a UNCME, o Termo de cooperação para a Busca Ativa Escolar assumido entre as entidades foi um dos temas que permeou o debate, no sentido de mostrar a importância desse movimento realizado no Rio Grande do Sul.
Outro ponto defendido no encontro foi que, Educação, saúde e assistência social são áreas que caminham de mãos dadas na Busca Ativa Escolar, pois o contato entre os profissionais da saúde e assistência social ocorre diretamente com as famílias, o que torna oportuno o diálogo sobre a situação da criança ou adolescente no espaço da escola.
O próximo encontro será na primeira terça do mês de maio, dia 03/05/2022, com início às 19h.
O vídeo do primeiro encontro está disponível no canal do Youtube TV UNCME - RS.
CME/SL comprometido com a educação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário