sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Encontro Mensal dos Conselhos Municipais de Educação das Regiões AMVARS/AMPARA


A reunião mensal dos Conselhos Municipais das Regiões AMVARS/AMPARA aconteceu no dia 13 de dezembro de 2022, no município de Parobé. A temática do encontro foi sobre o fechamento do ano letivo 2022 e os impactos na gestão para 2023. 

Antes de iniciar com as discussões da temática, os CMEs de 12 municípios presentes assistiram à peça de teatro "o verdadeiro significado do natal" apresentada pelos estudantes do município, e também prestigiaram a apresentação do coral do Instituto Quero Quero e a uma apresentação de dança Hip Hop das crianças do município. 

A palestrante, Márcia Carvalho, abordou o tema do encontro provocando muitas reflexões acerca da dimensão pedagógica, dimensão administrativa e dimensão financeira. Destacou que, quando há um planejamento e quando se sabe onde chegar com a educação, a dimensão administrativa e financeira faz todo o sentido, ou seja, essas duas ultimas estão à serviço da dimensão pedagógica. 

O pedagógico nas escolas foi um grande desafio em 2022, mais que nos anos anteriores, pois as crianças retornaram ao contexto escolar após uma realidade em que não foi possível garantir o direito de todos e de cada um aprender. Garantir esse direito a partir de 2022 é uma tarefa de todos, mas para isso é preciso considerar as condições atuais das crianças, e investir para que ela avance consolidando as aprendizagens, preenchendo as lacunas que ficaram. Recompor as aprendizagens no sentido de restabelecer a conexão com as crianças e comunidade, diferente de recuperar o que não foi possível ensinar. 

Sobre a avaliação, a palestrante abordou a partir da perspectiva de instrumento de leitura daquilo que a criança mostrou no resultado avaliativo. A partir disso discutir quais estratégias utilizar para que a criança aprenda, considerando ainda que as estratégias não podem ser iguais para todos. 

A regra da LDB 9.394 de 1996 é a aprendizagem. A reprovação acontece quando há falta, quando não há aprendizagem. Por isso, é essencial que o/a professor/a tenha em seu planejamento, o ensinar e o aprender como dinâmicas articuladas.  

                                        CME/SL comprometido com a educação!

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