segunda-feira, 20 de maio de 2024

RECONSTRUÇÃO!!

 

A imagem destacada na notícia traz as marcas do que  restou imóvel, após a água ter invadido a sede do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo (CME/SL), atingindo aproximadamente, 3 metros de altura. Sem sofrer danificação, o jogo da velha em três dimensões(3D) e a cesta construída por uma comunidade indígena de Tenente Portela, permaneceram intactos, simbolizando a força da reconstrução, da persistência e das raízes que nos mantém firmes, diante de qualquer adversidade. 

A imagem não é uma fênix, mas representa o seu renascimento, se diferenciando apenas em seu elemento: em vez de fogo, água. No lugar de vestígios de cinzas, há vestígios de lama trazida pela água do Rio dos Sinos, a qual não teve força de mover as peças de um jogo que encanta as crianças, não só pela lógica do jogo da velha, mas pelo olhar ampliado que exigia delas, pois é isso que as caracteriza: a curiosidade de olhar o todo, as minúcias que as cercam, em mais de uma dimensão.  

A água moveu e destruiu a maioria dos objetos na sede do CME/SL, desde os mais leves aos mais pesados, mas deixou uma mensagem expressa nesta imagem, a qual representa as raízes que nos constituem e a força das crianças que nos faz lutar e continuar. Representa a leveza das crianças, a sua grandiosidade e a força que emana delas, que a cada dia reinventam a forma de ver o mundo e estar nele, o que nos faz refletir, lutar, continuar e sorrir.

A documentação que registrava o acervo físico de todas as ações do Conselho foi danificada, a qual, após um levantamento de tudo o que se perdeu, passará a ser registrada em um memorial descritivo. Daremos continuidade ao trabalho por meio de arquivo digital, uma vez que já desenvolvíamos um trabalho voltado à preservação ambiental, imprimindo o mínimo necessário. A história do Conselho, embora destruída em sua materialidade, continuará preservada na memória de cada Conselheiro/a e da Assessoria Técnica que fizeram e fazem parte dos quase 25 anos de trabalho junto ao CME/SL.

Nestes últimos anos o CME/SL enfrentou desafios que fizeram com que o colegiado se reinventasse, como no período da Pandemia da COVID-19 e novamente estamos sendo desafiados. Mas a cada desafio, novas e grandiosas aprendizagens são construídas. Olhamos o passado para construir o futuro, sempre priorizando o que temos de mais valioso em cada um/a de nós: a empatia, a união e a coragem deste colegiado. Vamos nos reconstruir, a partir do que restou e das inúmeras memórias, mas é preciso afirmar que temos esperança de que tudo dará certo, pois o CME/SL ainda tem muito a defender quanto ao direito das crianças e estudantes, sempre priorizando o compromisso com uma Educação de qualidade e com equidade para todos e todas e para cada um!!!


                                                     CME/SL comprometido com a Educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário