quinta-feira, 18 de abril de 2024

Diretoria Estadual de Formação realizou o curso, Educação Integral em Tempo Integral: competências dos CMEs

 


A Vice-presidenta do CME/SL, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, é a Diretora de Formação da UNCME-RS.

"No dia 25 de março de 2024, a UNCME-RS por meio da Diretora Estadual de Formação da UNCME-RS, Fabiane Bitello Pedro e da Diretora Estadual de Programas e Financiamento da Educação, Leonara Piran, realizou a 1º edição do curso Educação Integral e em Tempo Integral: competências dos CMEs. A temática foi abordada na perspectiva de instrumentalizar os/as participantes a respeito dos princípios, dos conceitos e das concepções sobre a Educação Integral e em Tempo Integral, conforme a legislação em vigor.

Trouxe os principais marcos de constituição da organização deste atendimento, e os grandes nomes brasileiros da Educação em Tempo Integral, bem como os princípios da Educação Integral. Além dos esclarecimentos em relação ao tema, a Diretoria de Formação fez várias orientação quanto ao cumprimentos dos dispositivos legais que versam sobre a Educação Integral, problematizando as atribuições dos Conselhos Municipais de Educação – CME. Ainda, elucidou sobre a elaboração dos atos normativos, em relação à aprovação da Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral, que deve ser exarada pelo CME no ano de 2024.

Houve um momento de compartilhamento de experiências trazidos por representantes dos CMEs de Bento Gonçalves, Canela e Caxias do Sul, que possuem normativas sobre a Regulamentação, Diretrizes de Implementação e oferta de Educação em Tempo Integral.

O curso teve como público alvo desta 1º edição, Conselheiros/as de Educação, Técnicos/as das Secretarias de Educação, Gestores/as Municipais e demais e demais interessados/as, num total de 78 municípios presentes virtualmente. O momento formativo contou com a presença de 135 participantes, os quais tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos a respeito dos processos e procedimentos que envolve a Educação Integral e a Educação em Integral, junto aos respectivos Sistemas Municipais de Ensino/Educação." (Texto: UNCME-RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário