segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Uma Jornada de Encontro: A Pedagogia da Escuta e o Inédito Viável na EJAI de São Leopoldo

Nossa recente jornada pelas escolas de São Leopoldo foi muito mais do que uma série de visitas; foi um mergulho profundo na realidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), um encontro transformador pautado pela pedagogia da escuta. No Conselho Municipal de Educação (CME), entendemos que a educação não se constrói com verdades prontas, mas sim com a leitura atenta do mundo e das vidas que pulsam em nossas escolas.

Percorremos os corredores da EMEFs Santa Marta, Dilza Flores Albrecht, Prof. Álvaro Luís Nunes, Paulo Beck, José Grinberg, Castro Alves, Olímpio Vianna Albrecht, João Goulart e Paul Harris, não para fiscalizar, mas para aprender. Nosso objetivo era reconhecer a realidade concreta dos sujeitos, compreendendo que a verdadeira educação nasce do diálogo com suas experiências e desafios.

As "Situações-Limite" que Educam


 


Nessas andanças, nossos olhos se abriram para as "situações-limite" que nossos educandos da EJA enfrentam diariamente. Vimos a chuva e a enchente na Paulo Beck e na Castro Alves não apenas como fenômenos climáticos, mas como barreiras cruéis que impedem o acesso à educação. Sentimos o medo na travessia perigosa da rodovia, relatada pelos estudantes da Dilza Flores e da José Grinberg, que arriscam a vida pelo direito de aprender.

Ouvimos o clamor silencioso dos que veem na escola um "porto seguro" contra a violência e a exclusão. Na Santa Marta e na Dilza, a sala de aula se revelou um espaço de salvação, resgate da dignidade e esperança. São realidades que nos instigam a pensar a educação para além dos muros da escola, conectada à vida e às suas adversidades.



Seguimos crescendo e mobilizando o bom diálogo em nosso território!


📲 Acompanhe mais ações e publicações pelo blog oficial:

www.conselhomunicipaleducacaosl.blogspot.com

📝 Texto: Comunicação assessoria técnica do CME/SL

📷 Fotos: Arquivo CME/SL 


✍️ Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL


Nenhum comentário:

Postar um comentário