terça-feira, 31 de outubro de 2023

CME/SL marca presença no 1º Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita - FALE, na cidade de Novo Hamburgo.


O Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita - FALE, aconteceu no dia 24 de outubro, ao longo dos três turnos (manhã, tarde e noite), e reuniu toda a rede de ensino de NH. O evento reservou duas vagas para a UNCME/RS, entidade representada no evento pela Assessora Técnica do CME/SL, Ramona Kappi. 

A programação teve as seguintes temáticas e palestrantes: 

- Espaço de diálogo permanente para a garantia do direito à leitura e à escrita- Darlize Teixeira de Mello  - Representante ABAlf;

- Desafios da Alfabetização - Daniela Montuani e Patrícia Camini;

- Infância e linguagens: oralidade(s), leitura(s) e escrita(s) - Maria Carmen Barbosa;

- Práticas sociais e culturais de leitura e escrita na Educação Infantil - Simone Albuquerque;

- Avaliação e estratégias didáticas para o acompanhamento e avanço na Alfabetização - Renata Sperrhake e Luciana Piccoli;

- Criar, recriar e decidir: a alfabetização de adultos e o cotidiano da EJA - Aline Cunha.

O Fórum, de caráter formativo e propositivo, faz parte da programação do Fórum da Rede Municipal de Ensino, e contou com palestrantes referência na alfabetização de crianças e adultos. Abordaram temas importantes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, bem como a instituição dos fóruns, os objetivos e princípios, e a importância desses eventos serem mantidos e reverberados em Fóruns Nacionais.   

As palestrantes trouxeram elementos importantes para pensar o processo anterior à sistematização da escrita, que envolve a compreensão e interpretação de textos. A leitura e escrita na Educação Infantil também foi tema abordado, destacando a imprescindível inserção da criança no mundo da linguagem, da leitura e escrita. Foi defendido no Fórum que quem constrói esse processo na EI são as crianças, e quando os eixos estruturantes das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, interações e brincadeiras, estão presentes nas práticas pedagógicas, essas experiências já são possíveis de serem garantidas às crianças. 

Temas como modalidades de avaliações e pedagogias diferenciadas, foram temas relevantes no Fórum. As avaliações foram abordadas no sentido de criar mecanismos para entender as aprendizagens das crianças, vinculando o processo avaliativo ao processo de ensino. Em relação às pedagogias diferenciadas, foi abordado questões de intervenções e adaptações nas propostas.   


                                                          CME/SL comprometido com a Educação!

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Conselho Municipal de São Leopoldo (CME/SL) participa de encontro formativo para professores de 5ºs e 9ºs anos da rede municipal de São Leopoldo


No dia 03 e 05 de outubro de 2023, o CME/SL, representado pela Conselheira Fabiane Bitello Pedro, participou do encontro formativo organizado pela Secretaria Municipal de São Leopoldo (SMED/SL). O tema do encontro foi sobre o formação de professores de 5ºs e 9ºs anos da rede pública municipal, cujo objetivo é provocar reflexões sobre as habilidades e competências trabalhadas nestes anos. 

Fabiane pontuou sobre a importância de o município discutir com toda a rede, acerca da garantia das aprendizagens dos estudantes, pois são questões que refletem e impactam nas avaliações de larga escala, e consequentemente na redistribuição dos recursos para a educação. Reforça a necessidade de direcionar discussões que contemplem o conceito de equidade, a fim de garantir que todos estudantes aprendam e permaneçam no ambiente escolar.


                                          CME/SL comprometido com a Educação!

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Para efetivar o processo inclusivo!

 

Crédito: Conselheira Luciana Penna.

Este ano a Comissão de Educação Inclusiva (CEINC) iniciou um processo formativo com as estagiárias da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo (RME/SL). Foram além das normativas emitidas pelo Conselho Municipal de Educação (CME/SL), proporcionaram às pessoas o compartilhar de experiências, de anseios e de desejos. Projetamos para o próximo ano outros momentos formativos com escuta atenta e respeitosa. Isso para que a reflexão de teorias e das práticas qualifiquem o fazer nas ações pedagógicas.


CME/SL comprometido com a Educação!



Roda de Conversa: Quebrando Paradigmas - Parte Final

 



Será mesmo o final da Rosa de Conversa? A resposta é não, já estamos planejando o que está por vir, pois nós da Comissão de Educação Inclusiva (CEINC) acreditamos que temos muito a contribuir para que a inclusão de fato seja realidade para todas as crianças e estudantes independentemente da existência de laudo médico. A Comissão considera que cada professor/a é capaz e está preparado/a para construir um parecer técnico, junto à equipe diretiva, mediante as normativas dos Sistema Municipal de Educação (SME/SL, bem como com as orientações da mantenedora. Então aguardem as novidades!

Sobre a noite do dia 30 de agosto de 2023, temos muito o celebrar, principalmente, sobre a fala das estagiárias. Estas colocaram que já fizeram algumas adequações em suas ações pedagógicas a partir do que o grande grupo discutiu desde o primeiro dia da Roda de Conversa. Esses relatos encheram nossos corações de esperança, do verbo esperançar. “Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”. Paulo Freire – Pedagogia da Esperança).

Durante a noite tivemos a exposição dos trabalhos realizados pelas crianças da turma na qual a Professora Karen  Hoeltgebaum leciona e a fala de duas mães que relataram como seus filhos foram acolhidos nas escolas onde frequentam. Um dos meninos é portador do TEA e o outro de TDAH. Ambas colocaram suas angustias, medos, mas também suas lutas por seus filhos e a forma com as escolas os acolheram. Os relatos apresentaram tanto experiências positivas como as que não foram inclusivas.

Após mostramos o Blog do CME/SL e as normativas. Nos aprofundamos na temática da inclusão, ou seja, a Resolução CME/CEINC nº 027/2022 e o Parecer CEM/CEINC nº 048/2022. Conversamos sobre algumas dúvidas. Para finalizar, a Conselheira Luciana Penna apresentou o vídeo que está sendo elaborado como uma linha do tempo dos quatro encontros que tivemos. Está ficando muito lindo. Logo mais postaremos. Acompanhem os novos informes neste blog.

CME/SL comprometido com a Educação!









































Para aguçar a vontade de assistir todo o vídeo!




sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Roda de Conversa: Quebrando Paradigmas - Parte 3

 

Provocações aceitas! Essa foi nossa deliberação, aceitar novo desafio para ampliar os encontros da “Roda de Conversa: Quebrando Paradigmas”. Então foi realizado na noite do dia 22 de agosto de 2023, das 18h30 às 20h30, o terceiro momento durante a Semana Municipal da PESSOA COM DEFICIÊNCIA, COM MOBILIDADE REDUZIDA E SA PESSOA COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO. A Conselheira MARISTEL BRASIL PEREIRA provocou a CEINC para ampliar a formação que está sendo realizada com os/as estagiários/as de apoio à inclusão e os/as que atuam como auxiliar de turma na Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo/RS.


Nesta noite as participantes debateram potentes estudos de caso, tanto para pensar em ações pedagógicas como para encontrar possíve
is caminhos junto a outros órgãos e entidades, conforme a competência de cada um. Os casos abrangeram situações com crianças e/ou estudantes com Síndrome de Down, paralisia, TEA, TDAH, surdez, anomalia cromossômica não específica, TOD e altas habilidades/superdotação. Após os debates em grupo, as participantes expuseram suas percepções de como as crianças e estudantes podem ser acolhidas, assim como suas famílias, para melhor desenvolver o papel pedagógico da escola.

Foi uma noite potente de debates para que cada pessoa repensasse suas falas, ações e projetos num tom de qualificar o processo de ensino e de aprendizagem. Uma de nossas competências é compreender que cada criança e estudante tem seu tempo no processo de aprendizagem, assim como cada professor/a, formado/a ou em formação, tem seu percurso no processo de ensino. O que nos cabe enquanto Conselho é fazer vale as normativas e provocar a classe docente que continue estudando e ressignificando o seu fazer pedagógico.

O último encontro será dia 30 do corrente mês. Para este momento já estamos preparando ações para contemplar as demandas que surgiram no terceiro encontro.

CME/SL comprometido com a Educação!


terça-feira, 8 de agosto de 2023

Roda de Conversa: Quebrando Paradigmas - Parte 2



Na noite do dia 02 de agosto de 2023, na Escola de Gestão da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, ocorreu o segundo encontro da Roda de Conversa: Quebrando Paradigmas. Este movimento foi organizado pela Comissão de Educação Inclusiva (CEINC) do CME/SL. O intuito foi, é e será sempre gerar inspiração e (trans)evolução da educação por meio dos/as professores/as que estão atuando na docência e os/as que virão: os/as estagiários/as. Neste caso, estamos gerando inspirações e provocações em estagiários/as que realização o apoio à inclusão. Essa é uma ação necessária para nossas crianças e estudantes. 

A inclusão é uma ação urgente em todas as esferas da sociedade, contudo não nova. João Amós Comênio, no século XVI, já trazia em suas defesas essa ação. Hoje está para além da educação, é um direito inegável. a sua garantia e efetivação é que gera a humanização da humanidade. A inclusão é diferente da socialização, pois é a atitude de reconhecer o outro e a si mesmo como pessoas diferentes, que possuem especificidades a serem atendidas mediante os mesmos direitos e deveres.

Neste segundo encontro tivemos a participação somente de estagiárias. Elas foram convidadas a colocar uma venda nos olhos e experimentar ações que as pessoas com deficiência visual vivenciam no seu cotidiano. Após cada pessoa falar o que sentiu, o grupo foi dividido em dois para estudo de caso. No momento final, cada grupo expôs como lidaria com a situação apresentada para que o grande grupo encontrasse junto movimentos inclusivos. O próximo e último encontro desta Roda será na noite do dia 30 de agosto, no mesmo local.

O CME/SL comprometido com a Educação!





quinta-feira, 22 de junho de 2023

Roda de Conversa: Quebrando Paradigmas - Parte 1


Na noite do dia 21 de junho de 2023, a Comissão de Educação Inclusiva (CEINC) do CME/SL realizou um bate papo com futuras professoras e professores, que no momento são estagiárias/os de apoio à inclusão nas Escolas Municipais de São Leopoldo. A Roda de Conversa, realizada na Escola de Gestão da Prefeitura Municipal, foi organizada para três noites, as próximas serão em agosto.

O movimento da CEINC vem há anos envolvido com estudos de teorias e legislação, isso para emitir atos normativos a fim de que a inclusão ocorra de fato nos espaços escolares. A imagem acima expressa como a Comissão compreende a inclusão e os outros processo que se colocam como inclusivo, mas que na verdade são excludentes (exclusão, segregação e integração). O intuito da inclusão é tronar as crianças e estudantes o mais independentes possível na sua vida pessoal, estudantil, social e profissional. Isso a partir das especificidades de cada um e cada uma, mas sempre com o foco de que as crianças e estudantes são capazes de aprender. Deste modo nasceu atividade Roda de Conversa. Para tanto, convidamos as/os 403 estagiárias/os enviando e-mail a cada uma/um e também para as Escolas (EMEIs e EMEFs) para que repassassem ao público alvo da atividade. Para efetivar a participar foi necessária uma inscrição prévia, o que resultou em 88 inscrições. Esse processo foi necessário para que pudéssemos organizar o espaço para as três noites e acolher a todas/os com tranquilidade.

A Conselheira Karen produziu com as crianças da Escola de Educação Infantil, a qual é proprietária, a capa das pastas entregues a cada pessoa presente na Roda de ontem. Essa ação visou que cada uma/um percebesse o carinho e envolvimento da Comissão para com o momento. Outra ato foi a recepção das/os inscritas/os com um delicioso chá, pães, cuca e homus (pasta e grão de bico). Tudo organizado com muita dedicação. 

Neste primeiro dia as/os estagiárias/os se apresentaram, bem como relataram um pouco das suas vivências, angustias, habilidades e perspectivas futuras. A Conselheira Karen Hoeltgebaum, juntamente com as estagiárias com quem atua ou já atuou, relataram como é o cotidiano no espaço escolar nas turmas em que atuam, como conseguem desenvolver as atividades pedagógicas e principalmente, como acolhem cada criança, como ou sem laudo médico/técnico. 

A fala da Conselheira e das estagiarias levou um empoderamento para todas/os que estavam ali, pois reforçaram que "tudo é possível" e que é preciso "se permitir ir além". Claro, colocaram que é preciso muito estudo, trocas de experiências de ações que deram certo e as que precisam ser adequadas, pois não existe "receita" da atuação ou do trabalho pedagógico. Contudo, expuseram que é preciso um olhar e uma escuta atenta, respeitosa, bem como ir testando e modificando as ações de acordo com as necessidades e possibilidades de cada criança e estudante. 

Assim, a partir das suas experiências, manifestaram que o caminho é construído no dia a dia, nas demandas que vão surgindo e que o primordial é o trabalho em equipe com a ciência de que a criança e a/o estudante são da Escola. Dessa forma, todos as/os profissionais do espaço escolar são responsáveis pela inclusão.

Na despedida as/os estagiárias/os demonstram que gostaram do momento e que aguardam o próximo dia com entusiasmo. Essa empolgação dá a CEINC e ao CME/SL a certeza que é preciso dialogar mais com a próxima geração de docentes. 



CME/SL comprometido com a Educação!