terça-feira, 8 de agosto de 2023

Roda de Conversa: Quebrando Paradigmas - Parte 2



Na noite do dia 02 de agosto de 2023, na Escola de Gestão da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, ocorreu o segundo encontro da Roda de Conversa: Quebrando Paradigmas. Este movimento foi organizado pela Comissão de Educação Inclusiva (CEINC) do CME/SL. O intuito foi, é e será sempre gerar inspiração e (trans)evolução da educação por meio dos/as professores/as que estão atuando na docência e os/as que virão: os/as estagiários/as. Neste caso, estamos gerando inspirações e provocações em estagiários/as que realização o apoio à inclusão. Essa é uma ação necessária para nossas crianças e estudantes. 

A inclusão é uma ação urgente em todas as esferas da sociedade, contudo não nova. João Amós Comênio, no século XVI, já trazia em suas defesas essa ação. Hoje está para além da educação, é um direito inegável. a sua garantia e efetivação é que gera a humanização da humanidade. A inclusão é diferente da socialização, pois é a atitude de reconhecer o outro e a si mesmo como pessoas diferentes, que possuem especificidades a serem atendidas mediante os mesmos direitos e deveres.

Neste segundo encontro tivemos a participação somente de estagiárias. Elas foram convidadas a colocar uma venda nos olhos e experimentar ações que as pessoas com deficiência visual vivenciam no seu cotidiano. Após cada pessoa falar o que sentiu, o grupo foi dividido em dois para estudo de caso. No momento final, cada grupo expôs como lidaria com a situação apresentada para que o grande grupo encontrasse junto movimentos inclusivos. O próximo e último encontro desta Roda será na noite do dia 30 de agosto, no mesmo local.

O CME/SL comprometido com a Educação!





Nenhum comentário:

Postar um comentário