quinta-feira, 1 de novembro de 2012

XXII Encontro Nacional da União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME

Do dia 17 a 19 de outubro ocorreu em Gramado/RS o XXII Encontro Nacional da União dos Conselhos Municipais de Educação. Evento destinado a formação dos conselheiros municipais pautado no “Direito à Educação: Sistema Nacional e Planos de Educação”.


No dia 17 a Banda Marcial da Escola Municipal Senador Salgado Filho de Gramado deu as boas vindas aos presentes com sua apresentação musical, assim como as danças tradicionalistas apresentadas pelo CTG Querência de Canela/RS abrilhantaram o início do evento. Após tivemos a palestra sobre “Direito à Educação: Sistema Nacional e Planos de Educação” com o Professor Alípio Casali da PUC de São Paulo.

 



Dia 18, o evento iniciou com a apresentação artística da Orquestra de Violões de Gramado – Compartilhar emoções é nosso maior talento! Após houve a palestra “Do PNE aos Planos Municipais: articulação dos Sistema Nacional de Educação” com Francisco da Chagas Fernandes - Secretário Executivo Adjunto do MEC, Flávia Nogueira – Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino – SASE/MEC e Daniel Cara – Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Na sequência, a palestra foi sobre os “Desafios da Educação Infantil” com a Rita Coelho – Coordenadora da Educação Infantil – SEB/MEC e Simone dos Santos Albuquerque – Representante do MIEIB.

Na parte da tarde a formação ficou a cargo da Sra. Maria Ieda Nogueira – Presidenta da UNCME Nacional que falou como um Conselho Municipal de Educação precisa se organizar e articular para atingir o objetivo maior: garantir a educação para todos e com qualidade.



       
No último dia do evento, dia 19, os trabalhos foram a realização de quatro palestras, que ocorram concomitantemente. Os temas e palestrantes foram os seguintes:

“O Papel do CME no sistema de ensino e formação dos conselheiros” com Genuíno Bordignon – Ex-professor da Univeridade de Brasília e Clélia Santos – Coordenadora Geral de Redes Públicas – SEB/MEC;

“Educação de Jovens e Adultos: políticas públicas necessárias”, com Analise da Silva – Fórum EJA;

“Direito à Diversidade: princípio constitucional”, com Nilma Gomes – Conselho Nacional de Educação - CNE.

“Colaboração entre os órgãos normativos: caminhos da prática”, com José Fernandes de Lima – Presidente do CNE, Marisa Timm Sari – Consultora em Educação e Francisca Silva – Presidente do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação.

À tarde houve o relato a todos os presentes das palestras acima elencadas e discussão e aprovação da Carta de Compromissos UNCME. Para finalizar foi referendado que o próximo encontro será em Salvador/BA.

 Para saber mais acesse: Facebook do Encontro
                                         Blog do Encontro
                                         XXII Encontro da UNCME






Nenhum comentário:

Postar um comentário