sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Professora Juliana Fogaça Garbin relata o Projeto Seguindo em Frente da E.M.E.F. João B. M. Goulart na Unisinos




Eu Juliana Fogaça Garbin, professora do “Projeto Seguindo em Frente” da escola João Goulart e supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID de matemática fui convidado pela Coordenadora de Matemática Rosane Wolff do PIBID, para participar no dia 10 de novembro da Formação PIBID aos Bolsistas de todas as Licenciaturas e seus Coordenadores de área. Além dos bolsistas, estavam presentes representantes da Smed e da Coordenadoria Regional de Educação.

Como Supervisora do PIBID da matemática em nossa escola, expliquei como o projeto foi idealizado, ou seja, da preocupação da Equipe Diretiva em corrigir o fluxo escolar (alunos com distorção idade/série), alunos que reprovavam ano após ano na mesma série, com mais de 15 anos, pelos seguintes motivos: evasão, indisciplina, dificuldades na aprendizagem, desinteresse, desmotivados, desacreditados, com a auto-estima baixíssima... enfim alunos, que se tornaram fracassados em sua vida escolar!

Expliquei aos colegas como nosso trabalho é realizado em sala de aula e do quanto nosso vínculo afetivo é grande junto às turmas, principalmente eu como professora de matemática e da Professora Renata Garcia Marques professora de Português, pois temos com eles a maior carga horária de trabalho. Sem falar na grande parceria de trabalho que temos juntas, da paixão pelos alunos e pelo trabalho desenvolvido!

Levei dois representantes das turmas do “Projeto Seguindo em Frente”, para que pudessem falar das suas vivências escolares anteriores ao Projeto e de como eles estão agora, o que mudou em suas aprendizagens... E o que mais posso destacar em suas falas é que: “no Projeto Seguindo em Frente nossas aprendizagens são significativas, contextualizadas, que as professoras valorizam o aluno, dão atenção a eles, pode-se perguntar quantas vezes for necessário que elas não se negam a explicar... acreditam em nós!!! Agora sabemos que somos capazes... esse projeto mudou nossas vidas!!!!”

É muito gratificante ver os resultados do nosso trabalho, e sentir os alunos realizados, porque aprenderam de fato! Agora valorizam a escola de verdade!

Após a explanação dos alunos, dos bolsistas que acompanham este trabalho e da minha, no Auditório Central da Unisinos os alunos foram aplaudidos e parabenizados! Sentiram-se ainda mais capacitados, totalmente confiantes e voltaram à escola mais motivados e levando outros nessa mesma energia vibratória de EU CONSIGO, EU POSSO, EU VOU CONSEGUIR...

Juliana Fogaça Garbin
Professora de Matemátia
E.M.E.F João B. M. Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário