Na tarde de 28 de outubro de
2014, as conselheiras Caroline, Fabiane, Zaira e Rosalina participaram, fazendo
relatos sobre dados do CME/SL, dos Seminários do Mestrado e Doutorado em Educação
da UNISINOS. O foco foi “Educação Infantil: políticas, problematizações e
desafios frente ao PNE 2014-2014” e iniciou com a fala da Professora Doutora
Flávia Werle explicando sobre a importância de compartilharmos informações e
experiências com órgãos do Sistema Municipal, principalmente sobre a meta 1 do
PNE 2014-2024, que trata da universalização da Educação Infantil, até 2016, dos
4 anos aos 5 anos de idade, logo passou
aos convidados a fala.
O Professor Doutor Euclides
Redin, referência nacional em Educação Infantil, fez um comparativo entre o PNE
2001-2010 e o atual. Fazendo uma avaliação política, relacionou as leis do PNE,
e destacou que percebe hoje maior movimentação social na elaboração do Plano,
diferente do anterior. O primeiro foi um Plano de intenções, pois foram vetadas
as metas relacionadas ao financiamento. Ambos começam com a redação
praticamente igual, sendo que hoje se incluiu o financiamento, datas e
responsabilidades para o cumprimento das metas e estratégias, o que o torna
passível de aplicação e fiscalização.
“Debater a Educação Infantil
universal e buscar maneiras para que ocorra em nosso país é fundamental, pois é
direito de todas as crianças, expresso no Artigo 227, da Constituição Federal”.
Diz, ainda, o Prof. Redin que: “acompanha com o coração a caminhada dos
professores de Educação Infantil em São Leopoldo”.
Política Pública é definir
prioridades. Então, a importância de Estados e Municípios se articularem e
elaborarem seus planos, com prioridades, com condições de execução e que seja
fiscalizado seu cumprimento.
Com a antecipação da entrada da
criança na Escola com 4 anos é fundamental que os profissionais conheçam as
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, Resolução CNE/CEB nº
05/2009 e que esta norma esteja contemplada nos Projetos Políticos Pedagógicos.
Outro convidado a participar do
Seminário temático foi o Sr. Jauri dos Santos Sá, Arquiteto e Doutorado na
Espanha. Ele apresentou dados estatísticos sobre os atendimentos de educação e
número de escolas, conforme o Censo de 2010. Abordou e analisou as plantas das
escolas do programa federal Pró-infância (Resolução nº 006/2007). A análise
arquitetônica dos projetos nos fez refletir que cada localidade necessita de
adaptações, pois os modelos são padronizados.
Também neste encontro
contribuíram com a apresentação dos dados do Observasinos, os alunos do
Mestrado Átila e Taís. Trazem que São Leopoldo possui uma população de 238.000
habitantes, aproximadamente, e que através dos sites do IBGE@cidades e FEE - Fundação de Economia e
Estatística, buscam informações para análise e que são fontes seguras para
serem utilizadas no diagnóstico de elaboração do Plano Municipal de Educação.
A Presidenta do CME/SL, Sra.
Fabiane Bitello, contribuiu apresentando dados do cadastro anual das Escolas de
Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino, que abrange instituições
públicas e privadas. Falou sobre a importância do preenchimento do Censo
Escolar, visto que os dados muitas vezes não são fiéis, pois algumas escolas
ainda não o fazem. Hoje temos 70 Escolas Infantis privadas em funcionamento, 10
Escolas Municipais de Educação Infantil e 19 Escolas Municipais de Ensino
Fundamental, com atendimento de turmas de Educação Infantil, chegando a
aproximadamente 6.000 crianças atendidas.
Assim, foi um encontro muito
produtivo de trocas e aprendizagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário