quarta-feira, 13 de setembro de 2017

CME/SL presente na V Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências - Motic São Léo 2017

O CME/SL esteve presente na V Motic São Léo, momento em que foi representado pela Presidenta, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, e pela 1ª Secretária, Conselheira Regina Urmersbach. Neste ano a mostra ocorreu na UNISINOS no dias 11 e 12 de setembro, a partir das 13h.

No primeiro dia houve a apresentação dos trabalhos dos/as estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Já no segundo dia foi a vez da Educação Infantil expor suas experiências. Concomitante as apresentações houveram outras atividades relacionadas a Motic, como: Jogos Motic, Gamificação e Robótica.

O Espaço de Robótica mostrou o trabalho que a SMED está desenvolvendo em parceria com Criatecno, Colégio São José, Fundação Liberato, Colégio São Lucas, EMEF Paul Harris e Prof. João Carlos von Hohendorff e Inst.Est. Isabel de Espanha.  

Cada projeto de pesquisa apresentado teve o seu trabalho valorizado, pois envolveram as curiosidades, as necessidades, o tempo e a dedicação dos/as estudantes e dos/as professores/as da Rede Municipal de Ensino. Todo esse empenho foi observado pelas representantes do CME/SL que compuseram a Comissão Julgadora, contudo um trabalho se destacou por ter como integrante um aluno de inclusão que efetivamente participou de todo o processo.

O estudante relatou que a pesquisa iniciou com o questionamento da professora Débora Zeni sobre qual seria o tema do projeto. Foi então que ele apresentou a necessidade de investigar se o lanche "Xis Salada" poderia ser saudável, pois é um dos seus alimentos prediletos. Dessa forma a Débora, juntamento com a professora Indiara Tainan Passos dos Santos, da Sala de Atendimento Educacional Especializado, realizaram a Adaptação Curricular Individualizada para que ele também participasse do estudo. 


A realização desse projeto de pesquisa com a participação do estudante Josué oportunizou à turma vivenciar a inclusão de fato e de forma construtiva. Anteriormente a turma não acreditava que alguma pessoa com deficiência poderia realizar pesquisa científica, contudo, as professoras conseguiram desmistificar o tabu. Esta atividade demonstrou que é preciso trabalhar a partir das habilidades e capacidades de cada individuo.

Parabéns a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Orestes João Stragliotto, por acreditar no estudante Josué Chaves Rodrigues!










A premiação para os trabalhos que se destacaram ocorreu na noite do dia 12, momento em que foram divulgados os que irão para a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia - Mostratec organizada pela Fundação Liberato em Novo Hamburgo.








Desejamos sucesso a todas as escolas que participaram e 
que na próxima edição mais escolas estejam presentes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário