sexta-feira, 29 de junho de 2018

Oficina sobre Saúde da População LGBT de São Leopoldo



Dia 29 de junho a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma Oficina para tratar sobre a Saúde da População LGBT do nosso município. O Conselheiro Municipal de Educação, Willian Kaizer de Oliveira, membro da Comissão de Educação Inclusiva, representou o nosso Colegiado. 

O Evento foi realizado no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Educação e tratou sobre a dificuldade de acesso que esta população tem às questões relacionadas a saúde e bem-estar. Além disso, foi dialogado sobre o preconceito que sofrem no Sistema de Saúde.

Precisamos tratar dessas questões em todos os espaços, inclusive nas Escolas, pois são situações de Direitos Humanos!

CME/SL comprometido com a Educação!

D I V U L G A Ç Ã O ! Edita nº 02/2018 - Concurso de Fotografia


Edital nº 02/2018 - Concurso de Fotografia com a Temática
“Educação em Direitos Humanos

O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL, órgão representativo da comunidade escolar e da sociedade, de caráter deliberativo, normativo, consultivo, propositivo, mobilizador, fiscalizador, de acompanhamento e controle social, no que se refere ao cumprimento das normas legais do Sistema Municipal de Ensino – SME/SL, localizado na Av. Dom João Becker, nº 271, Sala 4 – Centro, vem pelo presente divulgar que estarão abertas, no período abaixo indicado, inscrições para concurso, visando a escolha de Fotografias para compor a Capa e a edição da Revista Eletrônica Educação &TransFormação do CME/SL.


1. Disposições Gerais

1.1. O concurso de Fotografia “Educação em Direitos Humanos”, promovido pelo CME/SL é aberto aos/às estudantes do SME/SL, a partir da Educação Infantil, com a devida autorização do responsável. Só poderão participar estudantes regularmente matriculados/as no Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo.

1.2. Poderão concorrer fotografias que elucidam o tema proposto.

1.3. Para o julgamento serão consideradas imagens que tenham como temas: Educação Inclusiva, Educação Étnico-racial, Educação Musical e Educação Ambiental.

1.4. A seleção das fotografias levará em consideração critérios técnicos e estéticos da imagem, a mensagem transmitida pelo/a fotógrafo/a, a relação com a temática e a possibilidade de denunciar uma situação por meio da fotografia.

1.5. Cada fotógrafo/a poderá participar com no máximo três (03) fotografias distintas, em preto e branco ou colorida.

1.6. Será escolhida pela comissão avaliadora uma (01) fotografia que comporá a Capa da 2ª Edição da Revista Eletrônica Educação &TransFormação e as demais fotografias selecionadas comporão o interior da Edição.

2. Da Temática

2.1. As fotografias deverão enfocar as seguintes categorias, relacionadas à Temática do concurso:

            a) Educação Inclusiva – pessoas e/ou locais que retratem o tema e a diversidade.
            b) Educação Étnico-racial – pessoas e/ou locais que retratem o tema.
            c) Educação Musical – pessoas e/ou locais que retratem o tema, além de costumes típicos e manifestações populares.



d) Educação Ambiental – pessoas e/ou paisagens, flora, fauna, aspectos do meio ambiente.

3. Das inscrições

3.1. As inscrições serão realizadas online por meio do correio eletrônico cme@saoleopoldo.rs.gov.br no período de 27 de junho até 31 de agosto de 2018.

3.2. A inscrição será efetivada mediante ao aceite dos termos deste Edital com os regulamentos do concurso, o preenchimento completo e envio do formulário que consta no Anexo I deste Edital (Formulário de Inscrição) e ao preenchimento completo e envio do Anexo II deste Edital (Termo de Autorização do Uso de Material Fotográfico).

3.3. Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido neste Edital.

4. Das fotografias

4.1. A fotografia deve estar no formato JPEG com 300dpi de resolução; ou de 4 a 8 megapixels, ou seja, de alta resolução. Cada arquivo poderá conter no máximo 10MB.

4.2. A fotografia deverá ser identificada com um nome artístico estabelecido como nome do próprio arquivo digital JPEG (Ex: “Horta Escolar”). O nome artístico não poderá conter a identificação do autor da fotografia.

4.3. Na produção dos trabalhos fotográficos, os/as participantes poderão utilizar os recursos dos programas de tratamento de imagem para sua edição, luz, contraste, cor, matiz, enquadramento, mas não serão aceitas ilustrações digitais retiradas da internet.

4.4. Não serão aceitas colagens ou fotomontagens e fotografias com marca d’água, com nome do autor ou outra marca que o identifique.

5. Do Julgamento

5.1. As fotografias serão avaliadas por uma comissão avaliadora, composta por Conselheiros Municipais de Educação, representantes da UNISINOS, Faculdades EST e Secretaria Municipal de Educação - SMED São Leopoldo.

5.2. As fotografias inscritas no concurso serão avaliadas com base nos seguintes requisitos:
a) relação com a temática do concurso;
b) criatividade na composição visual;
c) potencial de comunicação/ expressão da temática escolhida;
d) originalidade;
e) qualidade técnica da obra fotográfica (aspectos como: composição, aproveitamento da luz, domínio técnico da câmara utilizada, etc)
5.3. A comissão avaliadora deixará de analisar as fotografias apresentadas que não preencham os requisitos previstos neste regulamento, bem como eliminar as inscrições que tenham deixado de apresentar qualquer dos dados solicitados.

5.4. Os autores das fotografias selecionadas serão comunicados por telefone ou e-mail diretamente pela comissão avaliadora.

5.5. O resultado final será divulgado no mês de novembro , em data a definir posteriormente no blog do CME/SL, através do endereço: http://conselhomunicipaleducacaosl.blogspot.com.br/

5.6. Além da fotografia vencedora que comporá a Capa, as demais produções fotográficas selecionadas serão publicadas nas Edições da Revista Educação & TransFormação.


6. Disposições Finais

6.1. A todos os/as participantes do concurso será assegurado os direitos autorais de suas respectivas fotografias, e estes/as permitirão o uso da imagem fotográfica na publicação da Revista Eletrônica do CME/SL.

6.2. Serão sumariamente excluídos os/as participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada.

6.3. O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste regulamento.

6.4. A comissão avaliadora é soberana e compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos deste Edital, não cabendo recurso.

6.5. Dúvidas e/ou outras informações sobre o concurso podem ser esclarecidas através do e-mail: cme@saoleopoldo.rs.gov.br  ou pelo telefone 989-22-8945.
Anexo I

Formulário de Inscrição[1]

Concurso de Fotografia com a Temática
“Educação em Direitos Humanos


Nome completo do Estudante

Nome da Escola

Turma/Ano

Telefone para Contato

E-mail para Contato

Categoria da Temática



(  ) Educação Inclusiva – pessoas e/ou locais que retratem o tema e a diversidade.
( ) Educação Étnico-racial – pessoas e/ou locais que retratem o tema.
(  ) Educação Musical – pessoas e/ou locais que retratem o tema, além de costumes típicos e manifestações populares.
(  ) Educação Ambiental – pessoas e/ou paisagens, flora, fauna, aspectos do meio ambiente.
Nome do Arquivo Digital em JPEG

Descrição/ histórico da Fotografia





Assinatura do Autor ou Responsável



São Leopoldo, ____, de _________________ de 2018.




[1] Cada Formulário corresponde à inscrição de uma única fotografia.


Anexo II


Autorização de Uso de Material Fotográfico[1]

Eu _________________________________________, portador do RG nº _________________________________, residente em (Av/Rua, nº, Bairro, Cidade) ________________________________________________________________________________________________________________________________________________ autorizo expressamente a utilização da imagem fotográfica inscrita pelo menor (Nome completo do Estudante) ______________________________________________________, no presente Concurso promovido pelo Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL, em caráter definitivo e gratuito e que será utilizada na publicação da Revista Eletrônica Educação e TransFormação – 2ª Edição, sem fins lucrativos.
            Declaro que a imagem fotográfica por ele inscrita neste ato poderá ser utilizada apenas para a 2ª Edição da referida Revista, ficando vedada a sua comercialização.
            Na oportunidade, declaro estar ciente do regulamento do presente Concurso, por meio do Edital de Concurso de Fotografia com a Temática “Educação em Direitos Humanos”, o que implica declarar que sou responsável pelo autor e pela imagem inscrita e que arcarei civilmente com quaisquer responsabilidades à produção e divulgação do material fotográfico, segundo o que estabelece a Lei 9.610/98 e demais legislações concernentes ao tema.


_________________________________________
Assinatura do Responsável


São Leopoldo, ____ de _______________ de 2018.


[1] Cada Autorização corresponde à inscrição de uma única fotografia.

A T E N Ç Ã O ! Dia 27 de junho o CME/SL Lançou o Edital nº 01/2018 da Revista Educação & TransFormação


EDITAL Nº 01/2018
Revista Educação & TransFormação – 2ª Edição:
Tema: Projeto Político-pedagógico: da reflexão à ação

                        O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo– CME/SL torna público que, até o dia 31 de agosto de 2018, receberá produções escritas, sob a forma de artigos científicos ou relatos de experiências que contemplem a Educação Infantil e Ensino Fundamental, em qualquer nível, modalidade e temáticas relacionadas às propostas pedagógicas desenvolvidas nas instituições educativas do Sistema Municipal de Ensino - SME. O CME/SL acolherá as produções escritas dos/as Trabalhadores/as em Educação do SME/SL e dos Estudantes de Graduação em Licenciatura ou Pós-Graduação das Universidades locais.
                        As produções deverão ter caráter inédito e serão encaminhadas para apreciação da Comissão Especial Revista Educação & TransFormação – 2ª Edição.
                        Sugerimos que os/as autores/as interessados em enviar produções participem da formação proposta pelo CME/SL neste ano, intitulada “Projeto Político-pedagógico e a Educação em Direitos Humanos”               
              As colaborações para a Revista Educação & TransFormação do CME/SL – 2ª Edição, deverão ser resultados de investigações, ensaios científicos e experiências, respeitando as seguintes especificações:
  • Textos devem ter introdução, desenvolvimento da temática dividido em no máximo três (03) subtítulos, conclusão e referências utilizadas na produção escrita;
  • Textos devem ser inéditos escritos que expressem de forma clara ao leito a ideia transmitida, em Língua Portuguesa;
  • Formatação: fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas e enviado Word;
  • os textos devem ser escritos com no mínimo cinco (05) e no máximo oito (08) laudas, sem considerar os anexos, em tamanho A4, para cada produção;
  • o/a autor/a e coautor/a, devem fornecer dados relativos à sua formação acadêmica e área de atuação profissional, bem como endereço eletrônico para correspondência com os/as leitores/as, link para acesso ao Currículo Lattes (se houver) e foto de 3x4 digitalizada em boa resolução;
  • as menções e citações de autores/as na produção escrita, notas e referências devem seguir as normas da ABNT;
  • as fotos/imagens devem ter resolução mínima de 300DPI e podem ser enviadas no máximo 5 fotos/imagens para cada produção;
  • o envio de qualquer colaboração implica automaticamente a permissão do uso da produção escrita à Revista Educação & TransFormação – 2ª Edição do CME/SL e sem ressarcimento dos direitos autorais, mediante o preenchimento e envio do Documento: Termo de Responsabilidade Autoral e de Autorização para divulgação em sítio eletrônico de produção escrita (Anexo I), sendo o pré-requisito para  o aceite da produção;

  • o texto e as imagens/fotos são de total responsabilidade do/a autor/a. Para tanto, o Anexo I deve ser preenchido, assinado e entregue juntamente com a produção ;
  • o CME/SL não se obriga a devolver os originais das colaborações entregues.
                        A Comissão Especial Revista Educação & TransFormação – 2ª Edição do CME/SL se reservará ao direito de recusar as produções escritas que não atenderem as normas explicitadas neste Edital e comunicará ao/à autor/a se a produção foi aceita sem restrições, aceita com sugestões de alteração parcial, ou se foi recusada. A Comissão ainda observará se a proposta de escrita não fere as normas e Resoluções do CME/SL.
                        Caso o número de produções enviadas e aprovadas pela Comissão Especial Revista Educação & TransFormação – 2ª Edição ultrapasse a quantidade prevista para a publicação da Edição nº 2 (2018), o CME/SL se reservará ao direito de publicá-las nas próximas edições.
                        A produção escrita deverá ser entregue, via e-mail para o endereço eletrônico: cme@saoleopoldo.rs.gov.br, em que será acusado o recebimento. O Termo (Anexo I) deverá ser devidamente preenchido, assinado e digitalizado. Além disso, deverá ser fotocopiado e digitalizado o documento de RG ou CPF. Estes documentos precisam ser enviados juntamente com a produção escrita.
                        Para sanar dúvidas sobre o envio, indicamos o mesmo endereço eletrônico cme@saoleopoldo.rs.gov.br. e/ou pelo fone (51) 989-22-8945.

Prazos
Último dia para o envio das produções escritas ao CME/SL.
31 de agosto de 2018, até às 23h59min.
Último dia para a Comissão comunicar ao/à autor/a sobre aceite sem restrições, com sugestões de alteração parcial, ou se foi recusada.
28 de setembro de 2018
Último dia para re-entrega da produção escrita pelo/a autor/a com as alterações indicadas pela Comissão (texto final).
16 de outubro de 2018
Publicação da Revista.
Até 21 de novembro de 2018

            Os casos omissos do presente Edital serão analisados e deliberados pela Mesa Diretora do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL.

São Leopoldo, 27 de junho de 2018.
       
Fabiane Bitello Pedro
Presidenta CME/SL
Portaria 98.241/2016


                                                           
 



ANEXO I

Termo de Responsabilidade Autoral e de Autorização para divulgação
em sítio eletrônico de produção escrita

Nome:

RG:

CPF:
Telefone:

Título da produção:


Tipo de Produção:
(   ) Artigo Científico                            (   ) Relatório de Experiências

São Leopoldo, ...... de ............................ de 2018.



AUTORIZO o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL a publicar gratuitamente através do sítio eletrônico www.conselhomunicipaleducacaosl.blogspot.com sem ressarcimento dos direitos autorais, minha produção escrita mencionada no quadro acima, em formato PDF a título de divulgação da produção incentivada pelo CME/SL, sobre o Tema: Projeto Político-pedagógico: da reflexão à ação, que será divulgada gratuitamente pelo CME/SL.

DECLARO para os devidos fins, que me responsabilizo pelo texto, pelas imagens e pelas fotografias apresentadas ao Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL para compor a Revista Educação & TransFormação isentando o CME/SL, mediante o presente termo, de qualquer ônus consequente de ações atentatórias à "Propriedade Intelectual" e uso de imagens sem autorização, assumindo as responsabilidades civis e criminais decorrentes de tal ação.

São Leopoldo/RS, ____de ______________de 2018.


_____________________________________
Assinatura do/a autor/a



OBS: Este Termo ( Anexo I) precisa ser preenchido, assinado e digitalizado e enviado juntamente com o arquivo da sua produção escrita e a cópia do documento de RG ou CPF, para o endereço eletrônico do CME/SL: cme@saoleopoldo.rs.gov.br . Estes documentos são pré-quesito para o aceite da produção.


O Sistema Municipal de Educação de São Leopoldo não terá a Lei "Escola sem Partido"


Dia 21 de junho a Câmara de Vereadores de São Leopoldo aprovou a inconstitucionalidade do PL 178/2018 -"Escola sem Partido" com 9 votos a favor e 3 contra. A comunidade escolar e o CME/SL, enquanto órgão normativo do Sistema, se mobilizou e mostrou sua força contra uma Lei que desqualificaria a Educação capilé.

Para saber mais acesse: Notícias da Câmara

CME/SL Comprometido com a Educação!

quinta-feira, 21 de junho de 2018

M O B I L I Z A Ç Ã O J Á ! Projeto de Lei "Escola sem Partido"



Hoje, quinta-feira, dia 21 de junho, às 18h, entrará em votação na Câmara de Vereadores de São Leopoldo o PL Escola sem Partido, assunto já debatido no Colegiado. 

Precisamos nos mobilizar e marcar presença nesta sessão para defendermos a Educação de Qualidade Social para todos e todas. 

Solicitamos que cada um e cada uma realize o chamamento de seu segmento para esta mobilização. 

Precisamos defender os direitos dos/as estudantes de ter acesso à informação e ao conhecimento e, por consequência, o direito dos/as professores realizarem seu trabalho!

Estamos à disposição e contamos com a presença de todos e todas.


CME/SL comprometido com a Educação!

2º Encontro Presencial do Curso de TransFormação Continuada “PPP e a Educação em Direitos Humanos”


Na tarde do dia 13 de junho ocorreu na Faculdades EST o 2º Encontro Presencial do Curso sobre “PPP e a Educação em Direitos Humanos”. O momento contou com a participação da Conselheira e Pró-reitora de Extensão da Faculdades EST, Profª Dra. Laude Erandi Brandenburg, que proporcionou aos/às cursistas importantes reflexões a respeito do Ensino Religioso e as questões da Base Nacional Comum Curricular para as Escolas do Sistema Municipal de Ensino de São leopoldo – SME/SL. Na segunda parte da tarde, contou-se com a participação da ex-conselheira, Licenciada em Música, Profª Angela Isabel Beroth Dillenburg, que demostrou na prática como os/as professores/as podem desenvolver atividades para Educação Musical nas Escolas, não necessitando de recursos mirabolantes, apenas a voz, o corpo e a criatividade para trabalhar as especificidades locais e contemplar a Base Nacional Comum Curricular. Durante a tarde, Angela teve a colaboração e o apoio de estudantes e estagiários/as do Curso de Licenciatura em Música da Faculdades EST.

Para encerrar a tarde, houve a participação dos/as estudantes do Projeto Ginguinha, que atende crianças de 6 a 12 anos de idade numa proposta de musicalização e aberto à comunidade em geral.


O nome Ginguinha é uma alusão ao Grupo Gingapraquê/Big Band da Faculdades EST, que reúne estudantes e ex-estudantes dos cursos de Música da instituição. Eles tocam desde músicas da MPB até canções de bandas internacionais. O nome Ginguinha, por sua vez, é uma referência ao universo infantil. A proposta está sob coordenação da professora Angela Isabel Beroth Dillenburg e fechou com chave de ouro a agradável tarde, unindo os/as cursitas às crianças do Projeto, num só coro.

CME/SL comprometido com a Educação!