domingo, 29 de agosto de 2021

XII Encontro Estadual da UNCME-RS

 



No dia 1º de setembro inicia o XII Encontro Estadual da UNCME-RS. Os próximos encontros acontecerão nos dias 08/09/, 15/09, 22/09, 29/09, das 18h às 20h.

As lives serão transmitidas pelo canal TV UNCME-RS. https://www.youtube.com/channel/UCqRjBpEl5iDE80kuGY7Bc7g.

Não haverá inscrição prévia. Em cada noite será disponibilizada a lista de presença no chat para o cômputo da participação e emissão de certificados.

Os encontros são pensados com carinho e muito respeito pela Educação gaúcha.

Confira a programação:




                                    CME/SL comprometido com a Educação

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Divulgação das inscrições etapa creche 2022




No dia 01 de setembro de 2021 iniciará o período de inscrição para creche, idade que compreende dos 0 a 3 anos e 11 meses.

 As inscrições podem ser feitas on-line pelo site: https://www.saoleopoldo.rs.gov.br/inscricoes_online/

Após a inscrição, a prefeitura disponibiliza um link para fazer uma consulta da inscrição realizada: https://www.saoleopoldo.rs.gov.br

Em casos de dúvidas quanto à realização das inscrições, o responsável pode acessar o seguinte link e seguir os passos indicados:https://4c134716-c5b5-4bae-96f5-6c0fe6126fb7.filesusr.com/ugd/79728b_63e09157aaa847508397249ef8cc325a.pdf.

Haverá também um suporte técnico em algumas EMEIS e na Central de Matrículas, no período de 08/09/2021 a 17/09/2021, das 13h às 16h, que deverá ser feito por agendamento pelo WhatsApp 51 96508145 e 96834079 de 06/09/2021 a 16/09/2021, conforme a imagem a seguir: 


Atenção para os documentos obrigatórios e facultativos:



CME/SL comprometido com a Educação


terça-feira, 24 de agosto de 2021

Trabalho da Comissão de Ensino Fundamental - CENF - 1º semestre

 


Este primeiro semestre foi muito produtivo. Além das reuniões ordinárias, plenárias de nosso colegiado, participamos de reuniões da Rede de atendimento sócio assistencial das regiões oeste, sul, sudeste e centro, reuniões com a PREDUC, SMED, CT, 2ª CRE, SDS e SEMSAD sobre a “busca ativa”, participamos de reuniões com o GT do protocolo Sanitário, com a Vigilância Sanitária.

Muitas leituras e estudos foram realizados ao longo do semestre e, a partir deles, elaboramos a Indicação CME/CENF nº 021/2021 que orienta as Mantenedoras das Escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino (SME/SL) sobre a elaboração e emissão de documentos escolares, bem como para os procedimentos correlatos; estamos elaborando a Minuta da Resolução do Fiel Depositário bem como, a Resolução sobre os imigrantes, apátridas e solicitantes de refúgio.

Foi realizado o recadastro das escolas de Ensino Fundamental pertencentes ao SME/SL e, com as observações dos dados informados, fizemos o levantamento dos atendimentos de 2021 e também, um comparativo de 2018 a 2021. Realizamos uma análise sobre a situação dos PPCIs, das referidas escolas, que geraram várias perguntas para a SMED.

Auxiliamos na análise dos Planos de Ação das Mantenedoras das escolas pertencentes ao SME bem como, na elaboração de seus respectivos pareceres.

A CENF continua analisando os Processos de Credenciamento e Autorização de Funcionamento das Escolas Municipais de Ensino Fundamental.


CME/SL comprometido com a Educação

Trabalho da Comissão de Educação Inclusiva - CEINC - 1º semestre

 

A Comissão de Educação Inclusiva (CEINC) se reuniu quinzenalmente para estudos da alteração da Resolução CME/CEINC nº 011/2011, a qual institui Diretrizes para o Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo. Nos encontros são debatidas questões sobre concepções de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, como também relatos de experiências do contexto escolar como forma de estar garantindo o ingresso e permanência da criança no espaço da escola. 

Como forma, portanto, de qualificar o estudo, há o compartilhamento de textos entre as Conselheiras, os quais são lidos previamente e discutidos no momento da reescrita, a fim de garantir que a Resolução esteja em consonância com as ideias atuais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

Um documento que está sendo construído a muitas mãos e muitas vozes, de pessoas comprometidas com um trabalho qualificado nas escolas que fazem parte do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo, levando em consideração o respeito às diferenças e diversidades, e fundamentando-se na Educação em Direitos Humanos.  


CME/SL comprometido com a Educação


segunda-feira, 23 de agosto de 2021

FAPICC 2021 on-line - EMEF Chico Xavier




No final da tarde do dia 19 de agosto, a Presidenta do CME/SL, Fabiane Bitello Pedro, teve a honra de participar como avaliadora de quatro (4) trabalhos da Feira de Iniciação Científica on-line da EMEF Chico Xavier. 

Ela relata que ficou encantada com os trabalhos apresentados, com a relevância dos temas, e ainda por saber que as pesquisas desenvolvidas partem de problematizações do cotidiano, o que contribui para a autonomia e curiosidade dos/as estudantes. 

A sessão para a apresentação dos trabalhos ocorreu pelo Meet e a avaliação se deu através de um formulário on-line. Os trabalhos selecionados representarão a EMEF Chico Xavier na XIX Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (MOTIC) que acontece anualmente no Município de São Leopoldo. 


CME/SL comprometido com a Educação

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Escuta sensível para qualificar a Educação!

Com o intuito de potencializar as ações do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo (CME/SL) e dar continuidade aos estudos do Plano de Ação para o ano letivo em curso, estabelecido na Resolução CME/CE nº 020/2020 que “Estabelece Orientações e as Diretrizes Curriculares Municipais para o Sistema Municipal de Ensino”, o colegiado organizou quatro (04) momentos de diálogo e escuta com supervisores/as, a fim de ouvir a respeito das vivências na etapa da Educação Infantil e etapa do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de São Leopoldo. O convite para cada encontro foi acompanhado de um texto reflexivo que serviu de ponto de partida para os diálogos.

               

Na intenção de acolher em suas especificidades, e direcionar os diálogos que se propôs fazer, os encontros foram organizados por etapas e níveis de ensino. No primeiro encontro foram convidados/as os/as supervisores da Educação Infantil das EMEIS e EMEFS que trouxeram relatos das experiências de manutenção de vínculos com famílias e crianças. Nesses relatos foram trazidas as dificuldades e incertezas diante de um cenário de distanciamento, principalmente no início da pandemia, mas também relatos de experiências de interações entre escola e família, deixando evidente a busca de diferentes alternativas para dar continuidade ao vínculo com as crianças e o desenvolvimento do trabalho pedagógico.


O segundo encontro foi reservado para ouvir os/as supervisores sobre as vivências nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Sabe-se dos desafios já encontrados no cenário presencial de aula para sistematizar de forma significativa todos os conhecimentos neste nível de ensino. No cenário não presencial esses desafios se potencializaram, pois, além do distanciamento, professores/as e crianças tiveram que enfrentar outras situações novas. Os relatos evidenciam o empenho de todos/as frente à situação nova que se instalou de forma tão repentina.


                

O Bloco Pedagógico que compreende até o 3º ano, momento em que se espera que a alfabetização esteja consolidada, foi o terceiro encontro entre supervisores/as e CME/SL. Os relatos mostraram uma grande preocupação em alfabetizar crianças num formato on-line, mas que aos poucos as escolas foram se reinventando para atender as crianças, da melhor maneira possível, nesta fase tão delicada e complexa do ensino.


O último encontro foi destinado a ouvir os/as supervisores/as dos anos finais que compreende as turmas dos 6º aos 9º anos. Os/as supervisores/as trouxeram relatos de experiências desafiadoras, como nos demais níveis de ensino, e que ao longo do tempo as propostas e a participação dos/as estudantes foram se ampliando, e assim aumentando as possibilidades de atingir os objetivos propostos neste nível de ensino.   

Este importante momento de escuta, diálogos e também de trocas, resultaram numa carta à Educação Infantil e uma ao Ensino Fundamental, onde constam reflexões acerca das falas trazidas em cada encontro. O documento foi entregue à Mantenedora juntamente com o Parecer que aprovou o Plano de Ação da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

 

CME/SL comprometido com a Educação!


quarta-feira, 11 de agosto de 2021

II FICCO Virtual - EMEF Paul Harris



Na manhã do dia 09 de agosto de 2021, a Presidenta do CME/SL participou da encantadora oportunidade de ser avaliadora de três (03) trabalhos de pesquisa na II FICCO Virtual, na EMEF Paul Harris.

Ela destacou que as estudantes Alice Fernandes Guimarães (pesquisa "Os planetas"), Gabriela Bisinela Castanho Vargas (em parceria com Kauany Machado Guterres, pesquisa "Como sobrevivem os animais no deserto?") e Sofia Emanuelke Rodrigues Barbosa (pesquisa "Vida de astronauta"), orientadas pela Professora Jaqueline Vasconcellos, apresentaram 3 trabalhos bem embasados, demonstrando tempo de estudo e vasta pesquisa em diferentes bases de dados.

Ainda ressalta que foi uma maravilha acompanhar essa pequena, mas tão potente, fração do processo ensino-aprendizagem, com base na pesquisa e na troca entre estudantes e professora, apoiadas pelas famílias, que estavam ali torcendo e dando o apoio que elas precisavam!

Este momento foi o real significado do "esperançar" de Paulo Freire!!! (Fala da Presidenta Fabiane Bitello Pedro)


CME/SL comprometido com a Educação!

Novo contato telefônico do CME/SL

 




A sede do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo (CME/SL) está com novo contato telefônico. Assim a partir de agora temos dois (02) números para dialogar com vocês:


Fixo: (51) 2200-0849

Celular: (51) 989-22-8945


Estamos sempre à disposição!