quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Escuta sensível para qualificar a Educação!

Com o intuito de potencializar as ações do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo (CME/SL) e dar continuidade aos estudos do Plano de Ação para o ano letivo em curso, estabelecido na Resolução CME/CE nº 020/2020 que “Estabelece Orientações e as Diretrizes Curriculares Municipais para o Sistema Municipal de Ensino”, o colegiado organizou quatro (04) momentos de diálogo e escuta com supervisores/as, a fim de ouvir a respeito das vivências na etapa da Educação Infantil e etapa do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de São Leopoldo. O convite para cada encontro foi acompanhado de um texto reflexivo que serviu de ponto de partida para os diálogos.

               

Na intenção de acolher em suas especificidades, e direcionar os diálogos que se propôs fazer, os encontros foram organizados por etapas e níveis de ensino. No primeiro encontro foram convidados/as os/as supervisores da Educação Infantil das EMEIS e EMEFS que trouxeram relatos das experiências de manutenção de vínculos com famílias e crianças. Nesses relatos foram trazidas as dificuldades e incertezas diante de um cenário de distanciamento, principalmente no início da pandemia, mas também relatos de experiências de interações entre escola e família, deixando evidente a busca de diferentes alternativas para dar continuidade ao vínculo com as crianças e o desenvolvimento do trabalho pedagógico.


O segundo encontro foi reservado para ouvir os/as supervisores sobre as vivências nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Sabe-se dos desafios já encontrados no cenário presencial de aula para sistematizar de forma significativa todos os conhecimentos neste nível de ensino. No cenário não presencial esses desafios se potencializaram, pois, além do distanciamento, professores/as e crianças tiveram que enfrentar outras situações novas. Os relatos evidenciam o empenho de todos/as frente à situação nova que se instalou de forma tão repentina.


                

O Bloco Pedagógico que compreende até o 3º ano, momento em que se espera que a alfabetização esteja consolidada, foi o terceiro encontro entre supervisores/as e CME/SL. Os relatos mostraram uma grande preocupação em alfabetizar crianças num formato on-line, mas que aos poucos as escolas foram se reinventando para atender as crianças, da melhor maneira possível, nesta fase tão delicada e complexa do ensino.


O último encontro foi destinado a ouvir os/as supervisores/as dos anos finais que compreende as turmas dos 6º aos 9º anos. Os/as supervisores/as trouxeram relatos de experiências desafiadoras, como nos demais níveis de ensino, e que ao longo do tempo as propostas e a participação dos/as estudantes foram se ampliando, e assim aumentando as possibilidades de atingir os objetivos propostos neste nível de ensino.   

Este importante momento de escuta, diálogos e também de trocas, resultaram numa carta à Educação Infantil e uma ao Ensino Fundamental, onde constam reflexões acerca das falas trazidas em cada encontro. O documento foi entregue à Mantenedora juntamente com o Parecer que aprovou o Plano de Ação da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

 

CME/SL comprometido com a Educação!


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