quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Comissão de Ensino Fundamental- CENF - e Secretaria Municipal de Educação - SMED/SL - discutem sobre a Minuta de Resolução



No dia 22/11/2021, nós da Comissão de Ensino Fundamental (CENF) de nosso Conselho Municipal de Educação – CME/SL nos reunimos com representantes da Secretaria Municipal de Educação – SMED/SL para analisarmos e dialogarmos a respeito da Minuta da Resolução que está sendo elaborada por esta Comissão. Esta Minuta dispõe sobre o direito de matrícula de crianças, adolescentes, jovens e adultos imigrantes, migrantes, refugiados, apátridas e solicitantes de refúgio no Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo – SME/SL. Neste momento, a Professora Tatiana Parenti, uma das representantes da SMED, lembrou dos povos nômades e sugeriu que esta resolução poderia ser ampliada de forma a contemplá-los também. Sugestão esta, que foi prontamente acolhida por todos/as. Eu enquanto Assessora Técnica e Conselheira, me comprometi em entrar em contato com estas representações, bem como de outras associações para que a CENF possa fazer adaptações, ajustes que forem necessários, a partir destes diálogos, antes de levar a referida Minuta supramencionada para apreciação da Plenária. 

Seguindo o combinado, após contato telefônico, em 10/02/2022 recebemos a visita da Senhora Rosecler Winter, Cigana que é Presidente do Fórum Municipal de Ciganos de São Leopoldo e da Associação Ciganos Itinerantes do Rio Grande do Sul. Ela possui um vasto currículo de participação em entidades afins: 

a) Comitê de Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa; 

b) Núcleo de Defesa dos Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais do Estado do Paraná; 

c) Rede de Prevenção e de Combate à Discriminação Étnico-Racial do Rio Grande do Sul;

d) Pastoral dos Nômades do Brasil, fundadora da Caravana Esmeralda – Grupo Cultural Cigano;

e) Luz Cigana Coletivo Feminino; 

f) Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais – Paraná; 

g) Colegiado Setorial de Culturas Populares do RS onde é Coordenadora Adjunta, UBM – União Brasileira de Mulheres; 

h) Frente Parlamentar de Povos e Comunidades Tradicionais do Rio Grande do Sul; 

A nossa primeira reunião foi muito especial e enriquecedora em termos de conhecimento. O objetivo do encontro foi analisar e conversar a respeito da Minuta da Resolução que está sendo elaborada pela Comissão de Ensino Fundamental (CENF) de nosso Conselho sobre os imigrantes e migrantes.


Conselheira e Assessora Técnica do CME/SL – Maria Isabel Faustini


                        CME/SL comprometido com a Educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário