O Terceiro (3º) episódio do Mateando com a UNCME ocorreu no dia 07 de junho, das 18h às 19h, e contou com a participação da Conselheira e Coordenadora de Mobilização e Articulação da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), Fabiane Bitello Pedro, Charles Santos, responsável pelas mídias dentro da RNPI, e o convidado Paulo Fochi, Professor Doutor da Universidade do Vale do Sinos - UNISINOS, que discute sobre a Criança e a Educação Infantil.
Na abertura do encontro, Charles trouxe o Poema de Paulo Freire, que fala sobre a vida na escola, de tudo que torna a vida de cada estudante mais feliz, a exemplo dos laços de amizade que são construídos ao longo dos dias, meses e anos.
O poema, que valoriza também as relações e vivências no espaço físico da escola, provoca as primeiras falas do Professor Paulo Fochi, pois essas experiências sociais estão sendo comprometidas na proposta do Ensino Domiciliar, tema que segundo Professor, é pauta de urgência, em razão das tantas problemáticas que incide sobre as famílias e estudantes. "Isso representa em muitos aspectos um grande retrocesso na Educação brasileira e perda de direitos por parte das crianças, pois a escola também se configura como um espaço de experiências corporais". Infelizmente, muitas famílias não dispõe de condições adequadas para o ensino domiciliar, e isso prejudica, além das questões que envolvem as aprendizagens, também o desenvolvimento infantil.
Uma ação importante é ampliar essas discussões para além dos setores que discutem a Educação, e convidar a sociedade para participar, a fim de termos diferentes olhares sobre as propostas educacionais.
Fabiane relaciona as discussões trazidas pelo Professor para a construção do Plano Municipal para a Primeira Infância, no sentido de pensar os espaço da cidade, não somente para os adultos, mas especialmente para as crianças. Ampliar o olhar a fim de repensar inclusive os estabelecimentos dos bairros e centros, que ofereçam maiores qualidades e respeito ao bem estar de cada criança.
CME/SL comprometido com a educação!
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