O município de São Leopoldo foi sede para o 3º encontro dos Conselheiros Municipais das Regiões AMVARS/AMPARA, que ocorreu no dia 25 de maio, ao longo da manhã.
O encontro contou com a presença de dezessete (17) dos dezoito (18) municípios esperados, os quais foram inicialmente acolhidos com a apresentação musical do Prof. Carlos Pereira, que encantou os presentes com a temática das músicas, por se tratarem de questões étnico-raciais e paz entre as pessoas.
Na sequência, o Secretário Municipal de Educação de São Leopoldo, Sr. Ricardo Fernandes da Luz, fez uma fala de acolhimento, destacando os CMEs como órgãos importantes para a Educação, e que são por meio de trocas de ideias que avançamos rumo à qualificação da Educação.
A Conselheira e coordenadora da Regional AMVARS/AMPARA, Cicera Wingert, iniciou a apresentação da pauta trazendo pontos sobre Ajuda Memória da UNCME/RS, e passou a fala para a Conselheira e Assessora Técnica do CME/SL, Maria Isabel Faustini, para apresentar a Resolução CME/CENF nº 023/2022 que dispõe sobre o direito de matrícula de crianças, adolescentes, jovens e adultos imigrantes, povos nômades, migrantes, refugiados, apátridas e solicitantes de refúgio no Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo. Maria Isabel trouxe todo o histórico da construção da Resolução, bem como os relatos de experiência que impulsionaram a construção do referido ato normativo. Na sequencia, o município de Dois Irmão também apresentou seu ato normativo que trata do mesmo tema, em que garante a matrícula e o acesso de estudantes imigrantes. O documento foi apresentado pelo Vice-coordenador da referida Regional, Vilson, e destacou a importância de os municípios se apropriarem desses atos que orientam sobre os direitos dos/as estudantes.
Por fim, a Conselheira Cicera fez uma contextualização da CONAE-Etapa Estadual no RS, que será realizada no final do mês de junho, informando que a UNCME-RS está envolvida na organização da Conferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário