sexta-feira, 21 de junho de 2024

Vice-presidenta do CME/SL na reunião da UNCME-RS com Municípios em calamidade pública



"No dia 17 de junho, a UNCME-RS se reuniu virtualmente com representantes dos municípios em calamidade pública, a fim de ouvir sobre a situação de cada território municipal. O Coordenador da UNCME-RS, Charles Henrique Rosa dos Santos, abriu o espaço como um momento de acolhimento e possibilidades de reconstrução. Relembrou o ato normativo emitido pela UNCME-RS, quanto às orientações para o momento de calamidade, assim como proceder diante da perda de toda a documentação. Considerou importante entender as ações (dos CMEs e Gestão Municipal) em cada município e a situação educacional no momento.

Os/as representantes dos CMEs relataram sobre todas as ocorrências nos municípios desde o início da enchente, até o momento atual. Os relatos foram diversos, pois cada município foi afetado de alguma forma, uns mais diretamente outros de forma indireta, em razão do bloquei no acesso pelas vias públicas. Foi trazido relatos de municípios que possuem algumas peculiaridades, como é o caso de nenhuma escola ter sido atingida, mas a sua comunidade infelizmente sim. Neste caso, foi possível um retorno às aulas de forma breve. Por outro lado, tem municípios que escolas e comunidade foram afetadas, sendo que o retorno está acontecendo de forma gradual. As realidades são diversas, mas todos os municípios estão muito empenhados nas ações para assegurar um retorno seguro às crianças, estudantes e professores.

Os/as participantes foram informados que receberiam um formulário criado pela Diretoria da UNCME-RS, para que pudessem registrar a situação de cada município. Relembrou o espaço do site da UNCME-RS, onde consta todos os documentos de orientação." (Texto UNCME-RS)

A nossa Vice-presidenta, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, participou por ser da Diretoria da UNCME-RS, e se prontificou a verificar com o MEC como o Ministério poderá auxiliar as escolas atingidas.

CME/SL comprometido com a Educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário