sábado, 21 de julho de 2012

Homenagem aos 50 anos do Conselho Estadual de Educação


Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS
Legenda: Deputados prestam homenagem aos 50 anos do Conselho Estadual de Educação.

A emoção marcou o Grande Expediente da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (10). Proposta e realizada pelo deputado estadual Gilmar Sossella, a homenagem aos 50 anos do Conselho Estadual de Educação reuniu no plenário autoridades, dirigentes, lideranças históricas, professores e colaboradores da entidade, que foi efetivamente instalada pelo então governador do Estado Leonel Brizola, através do Decreto nº 13.205, de 21 de fevereiro de 1962.

A lei que criou os Conselhos de Educação nos Estados, no entanto, foi criada pelo presidente João Goulart, registrada com o número 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Atualmente, o Conselho Estadual de Educação é regido pela Lei estadual nº 9.672, de 19 de junho de 1992, e compõe-se de 22 membros, sendo sete de livre escolha do governador do Estado e 15 indicados por entidades representativas da comunidade escolar. Os conselheiros são nomeados por quatro anos pelo governador do Estado, através de listas tríplices elaboradas pelas entidades para cada uma das respectivas vagas.

Dentre os presentes à homenagem estiveram o atual Presidente do CEED-RS, Augusto Deon, o 2º Vice-Presidente, Raul Gomes de Oliveira Filho, a Secretária Estadual de Educação, em Exercício, Maria Eulália Nascimento, que também representou o Governador Tarso Genro, o Ouvidor do Ministério Público Estadual, Luiz Cláudio Varela Coelho, a representante da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Gisela Azem, e a Presidente do Conselho Municipal de Educação da Capital, Regina Scherer, entre outras importantes presenças.

A UNCME-RS foi representada pela 2ª Secretária, professora Fabiane Bitello - Presidenta do CME/SL, que avaliou a atividade como "um merecido reconhecimento a todo o trabalhado que o CEED-Rs vem realizando ao longo destes 50 anos, pois o trabalho de um Colegiado com a abrangência do nosso não é nada fácil. Requer muito empenho e compromisso com a Educação e isto o CEED-RS tem! Parabéns aos atuais Conselheiros/as, mas em especial àqueles que já tiveram seu assento e muito lutaram pelo reconhecimento deste digníssimo Colegiado!".



Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS
Legenda: Presidenta do CME/RS prestigia a  homenagem aos 50 anos do Conselho Estadual de Educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário