terça-feira, 28 de maio de 2013

Abertura da CONAE 2014 Etapa Municipal


A noite de ontem teve um clima descontraído, mas com muita seriedade as discussões sobre Educação nortearam as falas. O Secretário de Educação, Sr. Daniel Daudt Shaefer, inicialmente deu as boas vindas como Secretário e Prefeito em exercício. Falou da importância do município estar discutindo a Educação em relação à qualidade e ao financiamento. Além disso, defendeu que os royalties do petróleo sejam totalmente investidos na educação, assim como o aumento para 10% do PIB ser destinado à Educação.

A mesa de abertura foi composta pelo Secretário de Educação; a Vice-Presidenta do CME/SL, Sra. Angela Dillenburg; o Vice-Presidente da UNDIME-RS, Sr. Alberto Carabajal; o Presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, Vereador Elemar da Silva Garcia e a Representante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Sra. Angelita Lucas.
 


A Vice-Presidenta do CME/SL destacou a importância das entidades privadas de Educação do município fazerem parte da Comissão Organizadora do Fórum Municipal de Educação. Além disso, falou que está exercendo o cargo de Presidenta do Colegiado pelo motivo da Presidenta, Sra. Fabiane Bitello estar de Licença Maternidade, que antes era quem representava o CME/SL na referida Comissão e fez muitas contribuições.

Após a fala da mesa, os palestrantes, Sr. Oneide Bobsin, Reitor da EST e Sra. Rosana Rodrigues Santos, Coordenadora da 2ª CRE fizeram uma breve explanação dos Eixos Temáticos da CONAE 2014 e destacaram que as Conferências definirão, em suas etapas, o rumo da Educação Nacional, com foco principal na criação do Sistema Nacional de Ensino, sem tirar a autonomia dos Sistemas Estaduais e Municipais e seus Conselhos.

Assim, neste clima foi explicado como ocorrerá a Conferência de Educação - etapa municipal, nos dias 21 e 22 de junho próximo. A sexta à noite (21) será para votação do Regimento e será realizada uma palestra inicial. Já no sábado (22) serão realizadas as discussões dos Eixos Temáticos divididos em colóquios.


                                                                            Alessandra Pereira Pedroso
                                                                            Assessora Técnica CME/SL

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Convite Lançamento CONAE 2014 - Etapa Municipal



A Comissão Organizadora do Fórum Municipal de Educação – São Leopoldo, reuniu-se no SENAI Lindolfo Collor, Rua Theodomiro Porto da Fonseca, nº706, Centro, São Leopoldo, para organizar os últimos preparativos para o Lançamento da Etapa Municipal da II CONAE/2014. A Comissão está composta por 12 entidades e já  realizou até o presente momento 7 encontros.

O Fórum Nacional de Educação, órgão de Estado responsável pela convocação, planejamento e coordenação das conferências nacionais de educação aprovou a realização da II CONAE, em Brasília, em 2014, precedida de conferências municipais, intermunicipais, estaduais e distrital.
O Lançamento do FME de São Leopoldo, ocorrerá no dia 27 de maio de 2013, às 18h30min, no Plenário da Câmara Municipal, Rua Independência, nº66, Centro.
O evento será aberto a toda comunidade e contará com os palestrantes da EST, o Reitor Oneide Bobsin,  a professora da Unisinos  Senhora Susana Kakuta e a Coordenadora Regional de Educação Srª Rosana Rodrigues dos Santos.

O tema central da II Conferência Nacional de Educação - CONAE – 2014, é: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. Tema este estruturado nos seguintes eixos: I. O Plano Nacional e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação. II. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciências, tecnologia, saúde e meio ambiente. IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social. VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. VII. Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

A II CONAE será um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, políticos, econômicos, apontará renovadas perspectivas para a organização da educação nacional e a consolidação do novo PNE, fruto do movimento desencadeado pela I CONAE, ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado de educação básica e superior, assentadas na defesa da construção do Sistema Nacional de Educação e na regulamentação do regime de colaboração entre os entes


É com o espírito de avançar na construção de processos democráticos, participativos, que a Comissão organizadora do Fórum Municipal de Educação de São Leopoldo conta com a sua presença para participar do Lançamento da Etapa Municipal  a fim de discutir e refletir coletivamente e propor caminhos para a educação brasileira.


Encontro da AMVARS na Cidade de Riozinho no dia 14 de Maio de 2013



Participaram da reunião da AMVARS na cidade de Riozinho a Conselheira e 2ª Secretária Rosalina Maria K. Pereira e a Conselheira e Assessora Técnica Caroline Kempfer Bianchini que foi coordenado por Vilson Francisco Selch, Coordenador da Regional.

Nesta reunião foram discutidos vários assuntos relevantes entre eles a CONAE 2014 e a realização do Fórum Municipal de Educação etapa que antecede a CONAE Estadual e a CONAE Nacional. Além disso, como será o financiamento e a representatividade de cada município, devendo estar claro aos municípios que farão Conferências Intermunicipais que a finalidade dos encontros é compreender os eixos debatidos, relacionando com a realidade local para a Construção dos seus Planos Municipais de Ensino e demais Políticas Públicas. O financiamento que será autorizado pela FAURGS mediante contato com as CREs, só pode ser para um palestrante, locação de espaço físico e material de divulgação, sendo necessário três orçamentos, tudo explicado no manual. Cada sede de conferência deve ter um interlocutor e não será liberado recurso para alimentação. A certificação acontecerá através do sistema de eventos da SEDUC.

Foram comentados também sobre a obrigatoriedade da Educação Infantil à partir de quatro anos, transporte adaptados e qualificados para esses alunos e que alguns municípios estão terceirizando esse transporte sendo que os CMEs devem ajudar nesta fiscalização e encaminhar ao órgão competente caso aconteça alguma irregularidade.

O secretário de Educação do município de Riozinho Sr.Otto Guilherme Petry falou sobre a formação dos profissionais da Educação, qualificação, 1/3 de hora atividade e as dificuldades para que a lei seja cumprida. Quanto as férias na Educação Infantil os critérios são locais (logística própria), cada município constrói politicas públicas através de suas necessidades. Segundo informações serão feitas fiscalizações para ver se as escolas estão implantando a Lei nº 11645-CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA. Como se dá esta prática e de que forma é efetivada na sala de aula.

Quanto ao Encontro Estadual da UNCME-RS, a Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino - SASE propõe unificá-lo com a Formação do Pró-Conselho, os dois eventos com coparticipação. As datas propostas foram: 28, 29 e 30 de Agosto ou 10, 11 e 12 de setembro, datas a serem articuladas com a SASE e com a UFSM, a confirmar.

 Para finalizar, foram divulgadas as datas das Caravanas UNCME-RS:

17/05/2013 - Porto Alegre
25/05/2013 - Santa Maria
20/06/2013 - Venâncio Aires
10/07/2013 - São Leopoldo
15/07/2013 - Erechim

Rosalina M. Käfer Pereira - Conselheira de Educação e 2ª Secretária da Mesa Diretora
Caroline Kempfer Bianchini - Conselheira de Educação e Assessora Técnica

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Nasceu o Joaquim!

É com grande alegria que o CME/SL informa o nascimento do Joaquim, filho da Conselheira e Presidenta Fabiane Bitello, no dia 11 de maio de 2013 pela manhã. O menino pesou 2900g e mediu 48cm, mãe e filho passam bem.
Desejamos a Fabiane felicidades, saúde, amor e sucesso nessa nova etapa de sua vida.

Muitas felicidades à família Bitello e Mariano!