segunda-feira, 20 de maio de 2013

Convite Lançamento CONAE 2014 - Etapa Municipal



A Comissão Organizadora do Fórum Municipal de Educação – São Leopoldo, reuniu-se no SENAI Lindolfo Collor, Rua Theodomiro Porto da Fonseca, nº706, Centro, São Leopoldo, para organizar os últimos preparativos para o Lançamento da Etapa Municipal da II CONAE/2014. A Comissão está composta por 12 entidades e já  realizou até o presente momento 7 encontros.

O Fórum Nacional de Educação, órgão de Estado responsável pela convocação, planejamento e coordenação das conferências nacionais de educação aprovou a realização da II CONAE, em Brasília, em 2014, precedida de conferências municipais, intermunicipais, estaduais e distrital.
O Lançamento do FME de São Leopoldo, ocorrerá no dia 27 de maio de 2013, às 18h30min, no Plenário da Câmara Municipal, Rua Independência, nº66, Centro.
O evento será aberto a toda comunidade e contará com os palestrantes da EST, o Reitor Oneide Bobsin,  a professora da Unisinos  Senhora Susana Kakuta e a Coordenadora Regional de Educação Srª Rosana Rodrigues dos Santos.

O tema central da II Conferência Nacional de Educação - CONAE – 2014, é: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. Tema este estruturado nos seguintes eixos: I. O Plano Nacional e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação. II. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciências, tecnologia, saúde e meio ambiente. IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social. VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. VII. Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

A II CONAE será um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, políticos, econômicos, apontará renovadas perspectivas para a organização da educação nacional e a consolidação do novo PNE, fruto do movimento desencadeado pela I CONAE, ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado de educação básica e superior, assentadas na defesa da construção do Sistema Nacional de Educação e na regulamentação do regime de colaboração entre os entes


É com o espírito de avançar na construção de processos democráticos, participativos, que a Comissão organizadora do Fórum Municipal de Educação de São Leopoldo conta com a sua presença para participar do Lançamento da Etapa Municipal  a fim de discutir e refletir coletivamente e propor caminhos para a educação brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário