segunda-feira, 20 de maio de 2013

Encontro da AMVARS na Cidade de Riozinho no dia 14 de Maio de 2013



Participaram da reunião da AMVARS na cidade de Riozinho a Conselheira e 2ª Secretária Rosalina Maria K. Pereira e a Conselheira e Assessora Técnica Caroline Kempfer Bianchini que foi coordenado por Vilson Francisco Selch, Coordenador da Regional.

Nesta reunião foram discutidos vários assuntos relevantes entre eles a CONAE 2014 e a realização do Fórum Municipal de Educação etapa que antecede a CONAE Estadual e a CONAE Nacional. Além disso, como será o financiamento e a representatividade de cada município, devendo estar claro aos municípios que farão Conferências Intermunicipais que a finalidade dos encontros é compreender os eixos debatidos, relacionando com a realidade local para a Construção dos seus Planos Municipais de Ensino e demais Políticas Públicas. O financiamento que será autorizado pela FAURGS mediante contato com as CREs, só pode ser para um palestrante, locação de espaço físico e material de divulgação, sendo necessário três orçamentos, tudo explicado no manual. Cada sede de conferência deve ter um interlocutor e não será liberado recurso para alimentação. A certificação acontecerá através do sistema de eventos da SEDUC.

Foram comentados também sobre a obrigatoriedade da Educação Infantil à partir de quatro anos, transporte adaptados e qualificados para esses alunos e que alguns municípios estão terceirizando esse transporte sendo que os CMEs devem ajudar nesta fiscalização e encaminhar ao órgão competente caso aconteça alguma irregularidade.

O secretário de Educação do município de Riozinho Sr.Otto Guilherme Petry falou sobre a formação dos profissionais da Educação, qualificação, 1/3 de hora atividade e as dificuldades para que a lei seja cumprida. Quanto as férias na Educação Infantil os critérios são locais (logística própria), cada município constrói politicas públicas através de suas necessidades. Segundo informações serão feitas fiscalizações para ver se as escolas estão implantando a Lei nº 11645-CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA. Como se dá esta prática e de que forma é efetivada na sala de aula.

Quanto ao Encontro Estadual da UNCME-RS, a Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino - SASE propõe unificá-lo com a Formação do Pró-Conselho, os dois eventos com coparticipação. As datas propostas foram: 28, 29 e 30 de Agosto ou 10, 11 e 12 de setembro, datas a serem articuladas com a SASE e com a UFSM, a confirmar.

 Para finalizar, foram divulgadas as datas das Caravanas UNCME-RS:

17/05/2013 - Porto Alegre
25/05/2013 - Santa Maria
20/06/2013 - Venâncio Aires
10/07/2013 - São Leopoldo
15/07/2013 - Erechim

Rosalina M. Käfer Pereira - Conselheira de Educação e 2ª Secretária da Mesa Diretora
Caroline Kempfer Bianchini - Conselheira de Educação e Assessora Técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário