terça-feira, 28 de maio de 2013

Abertura da CONAE 2014 Etapa Municipal


A noite de ontem teve um clima descontraído, mas com muita seriedade as discussões sobre Educação nortearam as falas. O Secretário de Educação, Sr. Daniel Daudt Shaefer, inicialmente deu as boas vindas como Secretário e Prefeito em exercício. Falou da importância do município estar discutindo a Educação em relação à qualidade e ao financiamento. Além disso, defendeu que os royalties do petróleo sejam totalmente investidos na educação, assim como o aumento para 10% do PIB ser destinado à Educação.

A mesa de abertura foi composta pelo Secretário de Educação; a Vice-Presidenta do CME/SL, Sra. Angela Dillenburg; o Vice-Presidente da UNDIME-RS, Sr. Alberto Carabajal; o Presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, Vereador Elemar da Silva Garcia e a Representante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Sra. Angelita Lucas.
 


A Vice-Presidenta do CME/SL destacou a importância das entidades privadas de Educação do município fazerem parte da Comissão Organizadora do Fórum Municipal de Educação. Além disso, falou que está exercendo o cargo de Presidenta do Colegiado pelo motivo da Presidenta, Sra. Fabiane Bitello estar de Licença Maternidade, que antes era quem representava o CME/SL na referida Comissão e fez muitas contribuições.

Após a fala da mesa, os palestrantes, Sr. Oneide Bobsin, Reitor da EST e Sra. Rosana Rodrigues Santos, Coordenadora da 2ª CRE fizeram uma breve explanação dos Eixos Temáticos da CONAE 2014 e destacaram que as Conferências definirão, em suas etapas, o rumo da Educação Nacional, com foco principal na criação do Sistema Nacional de Ensino, sem tirar a autonomia dos Sistemas Estaduais e Municipais e seus Conselhos.

Assim, neste clima foi explicado como ocorrerá a Conferência de Educação - etapa municipal, nos dias 21 e 22 de junho próximo. A sexta à noite (21) será para votação do Regimento e será realizada uma palestra inicial. Já no sábado (22) serão realizadas as discussões dos Eixos Temáticos divididos em colóquios.


                                                                            Alessandra Pereira Pedroso
                                                                            Assessora Técnica CME/SL

Nenhum comentário:

Postar um comentário