terça-feira, 20 de maio de 2014

CME/São Leopoldo em São Gabriel


Nos dias 15 e 16 de maio do corrente ano, o CME/São Leopoldo esteve na cidade São Gabriel, atendendo a um convite do CME, dividindo um pouco dos saberes acumulados ao longo destes 07 anos de Sistema Municipal de Ensino capilé. O CME/São Leopoldo estava representado pela Presidenta e Professora Fabiane Bitello e também pela Conselheira e Professora da UNISINOS (Atividade Acadêmica- Estágios Anos Iniciais) Regina Urmersbach.


A agenda estava repleta de atividades. Estavam assim distribuídas, no dia 15 de maio ocorreu o Seminário "Sistema Municipal de Ensino: reflexões e desafios", na Câmara de Vereadores gabrielense, onde as representantes do CME/São Leopoldo abordaram temas como "O papel do CME no Sistema Municipal de Ensino" e "A realidade do CME/São Leopoldo". Para a Presidenta Fabiane o fundamental na instituição do Sistema próprio é "o alicerce, pois um Sistema Municipal pensado coletivamente terá raízes sólidas e será de toda uma cidade e não de um determinado setor. Por isso é fundamental a discussão em todos os cantos e que se pense em um Sistema que realmente virá de encontro com as particularidades de São Gabriel!"

A Professora Regina ao tratar da realidade capilé apontou a necessidade de compromisso dos Conselheiros e que o principal papel do Conselho é ser "o elo, a ponte entre o Poder Público e a sociedade civil. Não podemos esquecer o cerne dos Conselhos de Educação e que ele não é feito apenas de professores e sim de todas as pessoas que pensam e vivem a Educação.".

Tanto no dia 15 quanto no dia 16, a Presidenta Fabiane esteve em diversas rádios acompanhando o Presidente do CME/São Gabriel, Professor Jorge Vanderlei Carvalho Silva e a sua Vice-Presidenta, Professora Patrícia Biscaglia Pozzatti. Nas rádios visitadas, Rádio RBC, Comunicação da Prefeitura Municipal de São Gabriel, Rádio Batovi e Rádio São Gabriel, o teor das entrevistas foi sobre a instituição do Sistema Municipal de Ensino e as reflexões reais que ocorrerão com esta ação, onde a Educação gabrielense tomará as rédeas e poderá assim normatizar a partir da sua realidade, sempre observando os preceitos legais federais.

No dia 16 nossas representantes se dividiram entre as agendas já estabelecidas pelo Colegiado de São Gabriel, sendo que a Conselheira Regina foi conhecer a EMEF Maria Manoela, escola rural onde a Assessora do CME/São Gabriel, Professora Larissa Graff leciona. Regina veio encantada com a organização deste espaço educativo, como também destaca o compromisso da direção e corpo docente em bem atender seus alunos, visto que muitas crianças e professoras saem de casa a partir das 6 horas da manhã, fazem duas (02) horas de viagem de transporte escolar para permanecerem o dia inteiro na escola.

Já a Presidenta Fabiane, no turno da manhã, visitou com a Vice-Presidenta do CME/São Gabriel, Professora Patrícia, o Projeto Minuano e a 2ª Mostra Pedagógica Reciclável da Rede Municipal de São Gabriel, onde foi constatado a riqueza de ideias e conhecimento que giram em torno deste mundo sustentável que tanto buscamos. À tarde, esteve junto das dirigentes da Associação dos Professores Municipais de São Gabriel (APROMUSG), sendo que a Associação foi o local onde nossas representantes foram recepcionadas e pernoitaram.

O CME/São Leopoldo só tem a agradecer ao convite do CME/São Gabriel e se dispor a sempre que necessário estar junto para auxiliar nesta caminhada de discussão para a instituição do Sistema Municipal de Ensino. Colegiado forte é aquele que se preocupa com o outro, que sabe auxiliar no que tiver entendimento e também sabe recorrer quando à dúvida!

Fabiane Bitello e Regina Urmersbach

CME/São Leopoldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário