quarta-feira, 11 de junho de 2014

CME/SL no V Encontro Estadual da UNCME-RS

Nos dias 04 e 05 de junho deste ano, o CME/SL organizou e participou do V Encontro Estadual da UNCME-RS que ocorreu em Lagoa Vermelha/RS.
 
O Encontro reuniu mais de trezentas (300) pessoas e teve como tema “Conselheiros e Professores: conversando sobre a qualidade da educação” e foi o momento anual dos CMEs do Estado debater suas realidades e juntos pensarmos em novas estratégias de fortalecimento e reconhecimento das nossas ações em cada cidade. O CME/SL esteve representado por sua Presidenta, professora Fabiane Bitello, e também pelas Conselheiras Rosalina Pereira (1ª Secretária da Mesa Diretora do CME/SL e representante dos Trabalhadores em Educação Não Docentes da RM) e pela professora Carla Azevedo (representante do CEPROL-Sindicato).
 
No último balanço da UNCME-RS, outubro/2013, temos cerca de trezentos e cinquenta (350) municípios filiados à Entidade, onde duzentos e setenta (270) possuem Sistema Municipal de Ensino instituído. Lutamos e caminhamos para que este número cresça e atinja os quatrocentos e noventa e sete (497) municípios, onde todos estejam filiados e com seus Sistemas instituídos.
 
No V Encontro, no dia 04, tivemos a participação do Professor Me. Robson Potier (UFRN) que abordou com grande propriedade o tema “Qualidade da Educação”, além desta palestra, tivemos também Luiz Mendes (Fórum da Diversidade Étnico-Racial do RS) falando sobre “Inclusão Étnico-Racial” e a Professora Dra. Andriangela Bonetti com a palestra “Inclusão nos diversos olhares dos educadores”. No turno da noite os participantes dividiram-se em Grupos Temáticos, sendo eles: Educação Infantil com a Professora Dra. Maria Luiza Flores, Financiamento da Educação com o 1° Vice-Coordenador da UNCME-RS Marcelo Tavares, Normatização e Sistemas de Ensino com Adriana Paim de Almeida, Plano de Carreira com o Professor Me. Darci Bueno e FICAI on-line com a Promotora Dra. Ana Cristina Cirne.
O dia 05 contou a brilhante participação da Professora Márcia Carvalho (CEED/RS e CME/Caxias do Sul), que tratou do painel “Plano Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação”, onde pode tirar diversas dúvidas dos CMEs presentes, bem como apresentar estratégias para a organização dos Planos Municipais a luz do PNE aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada e que agora segue para sanção da Presidenta Dilma Rousseff. No turno da tarde tivemos o “Momento UNCME-RS” onde foi feita a Prestação de Contas e a Votação da Carta de Lagoa Vermelha que será encaminhada a todos os CMEs e parceiros de caminhada.
Dentre os aspectos positivos destes Encontros, a possibilidade da troca de experiências entre os Colegiados e a discussão das defesas que serão feitas por nós, a fim de traçarmos uma mesma linha de ação, com isso fortalecendo ainda mais a UNCME-RS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário