quarta-feira, 20 de abril de 2016

Fórum Gaúcho de Educação Infantil - FGEI

Porto Alegre, 13/04/16




III Jornada de Estudos do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda
II Encontro do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (Faced/UFRGS)
Plenária Ampliada do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI)
Evento cuja pauta central foram as Políticas de Educação Infantil em nosso estado, tema indispensável na atualidade. 
Representado pela Presidente Angela Dillenburg e pela Assessora Técnica Caroline Kempfer Bianchini, o CME/SL esteve presente na atividade promovida pelo FGEI e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Sendo que pela manhã foi abordado sobre a Educação Infantil e mudanças de paradigmas, refletindo sobre a aproximação com a natureza. Em que entre as palestrantes estava Léa Tiriba e os presentes também participaram de momento cultural com o "Coral dos Índios Guaranis de Águas Claras".
A tarde contou com duas explanações, sendo:
"Formação da rede em Educação Infantil: avaliação de contexto"
Projeto da Universidade do Paraná - UFPR, em parceria com o Ministério da Educação - MEC, Universidades Italianas - Universitá Degli Studi di Pavia e Universitá Degli Studi de Palermo, sob a coordenação geral da Professora Gisele de Souza.
A pesquisa aborda a avaliação, como ato de qualidade, reflexão sobre o trabalho, participação e profissionalismo. Envolveu escolas infantis públicas do Paraná, de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos, com base teórica nos Indicadores de Qualidade (MEC/2009) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Parecer CNE/CEB n° 20/2009 e Resolução CNE/CEB n° 5/2009).
A professora Gisele colocou que a proposta é uma avaliação pedagógica de o que se oferta para as crianças, como são realizadas as intervenções e vivências. Não é avaliar a criança, mas sim o Projeto Político-pedagógico pensado para a Educação Infantil nas Escolas, em especial aquelas que agora estão acolhendo esta etapa da Educação Básica.
No evento ocorreu ainda o lançamento do livro, com o mesmo título da palestra, com toda a trajetória e resultados obtidos, um material de fácil compreensão e que poderá ser utilizado nas escolas. Este está disponível no site do MEC.

"Monitoramento das metas do PNE: universalização do direito à Pré Escola em municípios gaúchos."
Coordenação geral: Professora Maria Luiza Rodrigues Flores (UFRGS)
A pesquisa iniciou em 2011 e será concluída em 2017 e trata-se de estudo sobre a implementação da Emenda Constitucional 59, bem como o acompanhamento da meta 1 do PNE 2014-2024.
Os municípios pesquisados são: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí, Alvorada, Viamão, Porto Alegre e Canoas. Sendo que o critério de escolha dos municípios foi haver mais de 6.000 vagas necessárias na Educação Infantil, para a faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses de idade.
Inicialmente estão utilizando dados públicos das radiografias do Ministério Público, Tribunal de Contas, Censo Demográfico, Censo Escolar, INEP, Sites das Câmaras de Vereadores das cidades, bem como de suas Secretarias de Educação e Conselhos de Educação. Com estas informações foram criados gráficos das demandas e dos atendimentos já realizados tanto nas redes públicas quantos privadas.
No geral o evento foi muito produtivo, com relevantes aprendizados e informações que consideramos fundamental dividir com todas as pessoas que trabalham e possuem interesse na temática educacional.

Caroline Kempfer Bianchini
Assessora Técnica CME/SL

Nenhum comentário:

Postar um comentário