terça-feira, 14 de novembro de 2023

CME/SL no Ciclo de Seminários Escola em Tempo Integral

O ciclo de seminários aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro de 2023, com a temática Escola em Tempo Integral: princípios para a política de educação integral em tempo integral.

Na solenidade de abertura este presente autoridades representando o Ministério da Educação, Secretaria municipal de Porto Alegre, Promotoria de Justiça, e demais autoridades que representaram instituições que apoiam o programa Escola em Tempo Integral. 

Além dessas autoridades, o encontro contou com convidados que compartilharam experiências, bem como discutiram sobre a importância de pensar a temática para além da ampliação do tempo na escola, mas um tempo qualificado.   

No primeiro dia as mesas com as painelistas foram compostas por diferentes temas como, "A arte, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral, mediada por Raquel Teixeira, Secretária de Educação do RS e representante do Consed"; "Educação Integral em Tempo Integral: desafios para as políticas públicas, as escolas e as cidades"; e "Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação Infantil, orientações para o tempo integral em creches e pré-escolas".  

No segundo dia, 25 de outubro, o público prestigiou uma apresentação cultural de uma estudante da rede pública de Porto Alegre. Posteriormente deu-se início à composição da mesa de abertura, na qual Fabiane Bitello Pedro fala da UNCME, enquanto entidade representativa dos municípios e um dos seus papeis é emitir orientação aos municípios. Neste momento apresenta a orientação nº 02/2023, e lembra da construção em regime de colaboração. Destaca que a preocupação da UNCME em relação à escola em tempo integral, é discutir conceitos, propostas pedagógicas, reorganização do currículo, alimentação, transporte, e muitos outros assuntos que são imprescindíveis na organização da escola em tempo integral. 

A primeira mesa, com o tema "Princípios da Educação  Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental: orientação para o tempo integral nos anos iniciais e finais, as painelistas trouxeram experiências do seu estado na Educação Integral, mostrando as propostas diferenciadas e inclusivas, especialmente no que se refere à garantia da educação para a comunidade surda, tema trazido pela painelista Carina Rebello, "Educação bilíngue de surdos". A próxima mesa, a painelista Sherol dos Santos abordou sobre a temática "A Educação Integral como ferramenta de inclusão social e equidade". Destaca que, o modelo de escola que temos hoje é resultado de lutas e resistência, pois era um modelo criado num regime dominador.

A mesa, "Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio: subsídios para a nova política do EM, os/as painelistas discorreram sobre o que já deu certo nas escolas em outros momentos da história, mas que hoje não funcionam mais, devido às transformações na sociedade. A escola precisa ser atrativa, para que haja permanência dos estudantes. A permanência reduz os dados da violência. Trouxeram pressupostos que a estrutura física precisa ser compatível com a proposta da educação em tempo integral. 

                                                        CME/SL comprometido com a Educação!

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