sexta-feira, 31 de agosto de 2012

III Encontro Estadual da UNCME-RS

Quase 150 municípios estiveram reunidos no III Encontro Estadual da UNCME-RS, nos dias 20 e 21 de agosto, no Dante Barone, na Assembleia Legislativa em Porto Alegre. Os Conselhos Municipais de Educação - CMEs do Estado tiveram a oportunidade de ouvir e dialogar com a Coordenadora Geral do Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Profª Lúcia Helena Couto, que apresentou o Programa do Governo Federal “Alfabetização na Idade Certa”.

Antes da fala das autoridades presentes, fomos agraciados com uma apresentação de dança intitulada “Coisas de Rua”, dos estudantes participantes do projeto Mais Educação da EMEF João Melchior Marques Goulart, da cidade de São Leopoldo, sob coordenação da professora Raquel Prux e monitora Rosane Silva. A apresentação foi ao som da música “Schke like pompom” da compositora Miss Eliot. Na sequência, a Cia Municipal de Dança de São Leopoldo apresentou o espetáculo intitulado “O ar que respiramos juntos”, com a trilha sonora de Bebeto Alves, sob coordenação de Marco Filipin. Esta é a 2º Cia Oficial do RS e representará o Brasil num festival de dança na China. Abaixo fotos destes momentos artísticos.

Na noite de 20 de agosto, a mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: Adriana Paim de Almeida - UCME-RS, Márcia Carvalho - UNDIME-RS, José Tadeu Almeida - SEDUC/RS, Rosana Maria Rodrigues dos Santos - AL/RS, Simara Casagrande - FAMURS, Patrícia Bento Feijó – DPM/RS e Augusto Deon - CEED-RS. Em suas falas expressaram a importância do trabalho dos Conselhos Municipais de Educação e da formação para os Conselheiros em prol de uma educação de qualidade para todos e todas.

A Profª Lúcia Helena Couto, em sua palestra, apresentou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Ações do Pacto. Informou que está havendo um grande debate nacional para o cumprimento da meta de alfabetizar até os 8 anos de idade e que o IDEB de 2011 demonstrou um grande avanço nos anos iniciais, mas ainda há muito por fazer para resolver a questão da distorção ano escolar/idade. O Pacto determina ações de melhorias no ensino a partir da formação dos professores que atendem os três primeiros anos do Ensino Fundamental, ou seja, formação para os professores alfabetizadores. Todo esse processo estará organizado da seguinte forma:

Para saber mais acesse: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Após a palestra a UNCME-RS, UNDIME-RS e CEED-RS, apresentaram através de suas representantes, Adriana Paim, Márcia Carvalho e Jane Bohn, respectivamente, o que suas entidades vem trabalhando e defendendo a partir da Resolução CNE/CEB nº 007/2010, que traz as Diretrizes Curriculares Nacionais. Esta Mesa de Debates, juntamente com a Profª Lúcia abordou a importância destas Diretrizes e que as mesmas não se resumem apenas ao Bloco Pedagógico (os três primeiros anos do Ensino Fundamental), mas sim que ela apresenta toda uma mudança de concepção de Educação e de aprendizagem.

Já no dia 21, o Conselho Pleno reunido fez as alterações estatutárias necessárias e elaborou coletivamente a Carta deste III Encontro Estadual. Este momento foi singular para a UNCME-RS que fez e faz história junto aos CMEs, pois debatido coletivamente instrumentos de fortalecimento dos dos Colegiados e também os caminhos que a UNCME-RS traçará para o próximo ano.





Fabiane Bitello e Alessandra Pedroso
Presidenta do CME/SL e Assessora Técnica do CME/SL

Nenhum comentário:

Postar um comentário