quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Escolas Qualificadas


Ao falar em Educação logo pensamos em responsabilidade: com o outro, com o futuro, com a sociedade. Mas, falar e refletir sobre a Educação Infantil me parece ainda mais sério, uma vez que nesta primeira etapa da Educação Básica são os pequenos que estão sob a responsabilidade de instituições e dos seus profissionais. Um trabalho responsável e comprometido remete a escolas pensadas para eles viverem plenamente esta fase, ouvindo e contando histórias, produzindo e conhecendo arte, assistindo e produzindo dramatizações, ouvindo e fazendo música, falando suas opiniões e sendo ouvidos, brincando, sendo acolhidos, aprendendo e recebendo cuidados.

A responsabilidade com estas crianças é enorme, e já não é mais só das famílias. Uma vez que elas começam a frequentar a Educação Infantil o compromisso é de todos que estão envolvidos com a instituição, professores, diretoras, pedagogas, nutricionistas, auxiliares, merendeiras, enfim, e também do Conselho Municipal de Educação - CME.

Assim, escolher a escola ideal para matricular um filho não é tarefa simples, pois é necessário observar o ambiente, higiene, conforto, materiais pedagógicos, brinquedos, segurança, profissionais, entre outros aspectos que para as famílias sejam importantes. Ter Proposta Pedagógica clara, coerente com a realidade, é fundamental para o andamento do trabalho. Além disso, perceber se os alunos estão felizes no ambiente também é importante, pois se realizam atividades prazerosas e significativas, refletem isso em suas atitudes.

Educar e cuidar são aspectos inseparáveis na Educação Infantil, as aprendizagens são muitas, desde a escovação dos dentes, alimentação, artes plásticas, visuais e musical, e brincar, é claro, pois assim aprendem muito. Unido a tudo isso, uma escola qualificada precisa estar regularizada, autorizada e credenciada.

Possuir autorização para o funcionamento é requisito básico para a escolha da escola, visto ser uma garantia de que a instituição possui o pedagógico estruturado. E, ser credenciada representa possuir espaços adequados para que as crianças sejam atendidas. Mas quem credencia e autoriza as Escolas Infantis em São Leopoldo? O Conselho Municipal de Educação!

Desde 2007, quando se instituiu o Sistema Municipal de Ensino, esta autonomia foi possível, pois antes as instituições de ensino dependiam de autorização do Conselho Estadual e o processo era lento, atualmente, ao entrar no CME/SL leva no máximo 2 anos.

Para a escola chegar a receber seu credenciamento e autorização de funcionamento deve estar de acordo com uma série de exigências: ter Alvarás de Localização, Vigilância Sanitária e dos Bombeiros; estar estabelecida em prédio de alvenaria; ter mobiliário e recursos pedagógicos adequadas para a Educação Infantil; possuir Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar; oferecer acessibilidade; e possuir quadro de recursos humanos, com profissionais habilitados em todas as turmas.

Refletir sobre Educação Infantil e sobre a escolha de uma escola para seu filho é uma tarefa de responsabilidade. Então, com este texto não pretendo interferir nas escolhas das famílias, porque cada uma tem as suas concepções, mas como mãe, professora e conselheira de educação me sinto responsável em expressar o que considero importante para que as instituições de ensino sejam de qualidade, com atendimento responsável e respeitoso para com as crianças.
Este artigo foi publicado no Jornal Vale dos Sinos, Coluna Opnião, no dia 27.09.2012.


Caroline Kempfer Bianchini
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental,
Conselheira Municipal de Educação,
Assessora Técnica do CME/SL.

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