quinta-feira, 11 de setembro de 2014

12ª Semana de Ação Mundial - Direito à educação inclusiva: por uma escola e um mundo para todos




 

A Semana de Ação Mundial - SAM é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação - CGE, realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003. O objetivo é de envolver a sociedade civil em ações de incidência política, de modo a exercer seus direitos e deveres, afim de que os acordos internacionais da área sejam cumpridos, entre eles o Programa Educação para Todos (UNESCO, 2000). No Brasil, a SAM é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.

Desde 2008 o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SL tem a Comissão de Educação Inclusiva que já propôs e instituiu normas para o Sistema Municipal de Ensino do município sobre as seguintes temáticas: Relações Étnico-raciais e História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena; Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Educação Ambiental. Além disso, mantém continuamente estudos e discussões sobre a Educação Inclusiva. Com toda nossa caminhada, o Colegiado sentiu-se convidado a participar da ação e dessa forma organizou sua Plenária Ordinária do mês de setembro do corrente ano para dia 24 às 13h, no período da SAM. Neste dia a Plenária ocorrerá na Faculdade EST, no Auditório Ernesto Schlipper, Prédio S, Faculdades EST – Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo/RS. A Plenária terá participação das entidades: Associação de Pais e amigos dos Autistas do Vale dos Sinos - AMA/VS, Associação Pandorga, EMEF Maria Emília de Paula e Secretaria Municipal de Educação - SMED. Assim estas terão mais um momento para apresentar o trabalho que desenvolvem em relação à Inclusão no município.

Toda comunidade capilé está convidada a participar desse momento para ampliar os conhecimentos e discutir a construção das políticas públicas para o município, uma vez o Plano Municipal de Educação está em elaboração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário